segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Acima da Lei


“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima...” Col 3:1,2

Havia um assédio dos judaístas que pretendiam submeter os convertidos a Cristo, aos rituais que lhes eram caros, embora, desnecessários.

Quando alguém não entende as mudanças que ocorrem na conversão, tenta trazer coisas do seu passado religioso, e as querer incorporar, como se, a vida espiritual fosse pilotar um carrinho entre as gôndolas de um supermercado, e a conversão, uma nova aquisição.

Essa confusão coloca em dúvida a própria conversão. “... se ressuscitastes com Cristo...” Pois, aquilo que deve ocorrer em linhas gerais, não significa que ocorra necessariamente, malgrado, a vontade ou o entendimento de alguém. A salvação é categórica nas mudanças que obra, sem margem para um “se;” “Sepultados com Ele no batismo, Nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos.” Col 2:12

Assim, se alguém “nasceu de novo”, mas ainda está preso a costumes da Antiga Aliança, precisa rever seu entendimento, ou, repensar sua conversão. 

Paulo foi preciso: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, beber, por causa dos dias de festa, da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Col 2:16,17

Embora o sentido espiritual da Lei esteja em vigor, esse foi resumido em dois mandamentos, sem a antiga variedade ritual, tampouco, a necessidade de sacrifícios. “Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, toda tua alma, e todo teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas.” Mat 22:37-40

Cumprido isso, estaremos cumprindo a “Lei de Cristo” como definiu Paulo. “Para os que estão sem lei, (me fiz) como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo)...” I Cor 9:21

Portanto os que nos julgam e desprezam até, porque não guardamos o sábado, deveriam ler com mais atenção a doutrina dos apóstolos, para melhorar seus entendimentos.

Pois, tendo sido libertos de um jugo impossível, (a restrição do sábado limitava até quantos metros se poderia caminhar, e eram poucos) voltar a isso equivale, nas palavras de Pedro, a tentar a Deus; “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?” Atos 15:10

Para Paulo, era mui sério: “Separados estais de Cristo, vós que vos justificais pela Lei; da graça tendes caído.” Gál 5:4

As “coisas que são de cima” que devem buscar os que ressuscitaram com Cristo, pois, atinam à novidade de vida no espírito, o que atinge todas as áreas das nossas vidas;

a circuncisão era o rito de passagem dos que se convertiam ao judaísmo; depois, careciam guardar a Lei. E alguns queriam colocar isso como necessário ao cristianismo, cujo rito é outro: O Batismo. “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim, ser uma nova criatura.” Gál 6:15

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, e tudo se fez novo.” II Cor 5:17

Quem escreveu essas admoestações aos cristãos colossenses, foi um ex fariseu, zeloso da Lei de Deus, quando o entendimento ainda era pequeno. Depois de iluminado pode dizer dos seus compatriotas: “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.” Rom 10:2

A falta de entendimento aprisiona dentro dos limites da compreensão dos zelosos; Paulo os queria fora disso; “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gál 5:1

Não significa que, porque fomos libertos Nele, esteja tudo liberado, que possamos pecar ao bel prazer, pois, a Graça cobre nossas desgraças; não.

As demandas da graça são mais profundas que as da Lei. Era vetado adulterar, Cristo ampliou para cobiçar, como já sendo adultério no coração; fora vetado matar; O salvador ensinou que apenas odiar, já nos faz réus de juízo.

Transgressão contra a Graça é mais severa que contra a Lei: “Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais, será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, tiver por profano o Sangue da Aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Heb 10:28,29

Não estamos desprezando à Lei; antes, fomos chamados a um patamar mais alto, cujas demandas também são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário