quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Os profetas


“Chega tu, ouve tudo o que disser O Senhor nosso Deus; nos dirás tudo o que te disser O Senhor nosso Deus; ouviremos e cumpriremos.” Deut 5:27

O resumo do que é o ministério dum profeta; um “chegado de Deus”, que ouve e comunica fielmente o que Ele disser. A reação do povo, não diz respeito às necessidades dele.

Todo o idôneo poderá dizer como Paulo: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei...” I Cor 11:23

Em geral, eles não se voluntariavam para isso; antes, temiam. Moisés disse que não sabia falar; Jeremias se achou criança; Isaías receou por ter “lábios impuros”; Jonas fugiu; Amós teve que deixar sua prosperidade no agro para padecer perseguições...

O único, agora me ocorre, que desejou algo foi Eliseu, mesmo tendo sido chamado; não fora voluntário, uma vez aceita a chamada, pediu porção dobrada do Espírito de Elias; o profeta advertiu: “Coisa difícil pediste.” II Rs 2;10

Nunca foi um convite para festa, antes, uma convocação a sofrer por amor ao Senhor.

Por que há tantos em nossos dias? A desobediência grassa. O ensino bíblico é: “... todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar...” Tg 1:19

Hoje tanto há comichão nos ouvidos, quanto, na língua; como Lucas descreveu aos atenienses; “Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade.” Atos 17:21

Esses “produtores de novidades” carecem ouvir, embora, intentem falar. Outrora, Deus precisou usar um Profeta, para falar aos “profetas”; “Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração...” Ez 13:2 Os pretensos médicos atuais, também estão carecendo de cuidados na saúde.

Nem sempre é de novidade que o povo precisa. Muitas vezes, carece ser advertido para retornar às veredas antigas, das quais a marcha da humanidade apóstata tende a se afastar.

Já foi assim antes, e muito mais o é, hoje; “Ponde-vos nos caminhos e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; achareis descanso para vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos.” Jr 6:16

Há o dom profético espiritual pelo qual, Deus usa quem Ele desejar, para uma instrução, advertência, correção pontual; mas, indispensável é o profeta ministerial; aquele que interpreta retamente A Palavra de Deus, a que está escrita; hoje, mais do que nunca.

Pois, não apenas um “Chegado de Deus” que ouve à Sua Voz; um profeta também é alguém que sabe “ler” o que a Mão de Deus escreveu, como fez Daniel em Babilônia. “... foram introduzidos à minha presença os sábios e astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras. Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas.” Dn 5:15,16

O Rei Belsazar, apresentando seu problema a Daniel, e prometendo grandes dádivas a ele, se lesse e interpretasse a misteriosa escrita. “... tuas dádivas fiquem contigo, e dá teus prêmios a outro; contudo, lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.” V 17

Será que um dos “profetas” da atualidade perderia uma chance assim, de “angariar fundos pra seu ministério”; aliás, Eliseu também recusou prata e demais presentes, quando da cura de Naamã. Além da idoneidade ministerial, que não os permitia falsearem no que diziam, também eram idôneos morais; incapazes de cobrar por algo que O Senhor fizera; eles foram meros instrumentos.

Se, voltando à Babilônia, todos os sábios da época não puderam ler e interpretar a escrita Divina, hoje, qualquer meteco espiritual, estrangeiro na cidade da salvação se atreve a dizer quais textos são válidos, e quais precisam ser “editados” “atualizados”. Ou, todo mundo virou profeta, o mundo mesmo, não os servos do Senhor, ou, se perdeu totalmente a noção; o temor devido ante O Rei dos Reis.

Essa horda de desocupados espirituais, do “O Senhor me mostra alguém” que grassa nas redes sociais, tem feito parecer irrelevantes aos que ensinam a vereda santa com probidade.

Uma geração incauta que ouve “profecias” como quem consulta horóscopo, até que um dia esteja “bom”, trai a si mesma e é traída pelos “profetas” que escolhe. “... tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências; desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Tim 4:3,4

A vera profecia não pavimenta as avenidas dos maus, antes corrige; “Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, mas eles profetizaram. Se estivessem no Meu conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações.” Jr 23:21,22

Nenhum comentário:

Postar um comentário