segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Acessórios da Luz


“Quando a sabedoria entrar no teu coração, o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará;” Prov 2:10 e 11

“Quando a sabedoria entrar no teu coração...”
Postar verdades profundas que copiamos de acolá e colamos aqui, não requer que nos aprofundemos. Para uma abordagem superficial assim, não carecemos que verdades entrem no nosso cérebro, nem no coração.

Basta que as coisas nos pareçam interessantes, para que as “entreguemos” a outrem, como quem passa o bastão numa corrida de revezamento.

Mera repetição descompromissada de sentenças, filosóficas, espirituais, era o “Control V” da época. Cristo acusou os religiosos dos Seus dias, de falazes superficiais, sem compromisso com a verdade; “Este povo se aproxima de Mim com sua boca; Me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de mim.” Mat 15:8

A porta de acesso à sabedoria, requer como primeiro passo, algo que despreza a superficialidade artificial, tendo em mente que sua fonte é O Eterno; “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam sabedoria e instrução.” Prov 1:7

O temor do Senhor nos leva a prezarmos as coisas que Ele ensina mediante Sua Palavra; por isso, seu nexo com a sabedoria. “Escondi Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Sal 119:11

“... o conhecimento for agradável à tua alma...”
tendemos a nos agradar daquilo que nos traz aprovação, elogios; no entanto, o conhecimento de, como somos, à luz de Deus, não costuma ser agradável, em face do que nos mostra. Muitas coisas “inocentes” das quais gostamos, são definidas como réprobas aos Olhos Divinos. Ver-se alguém, no espelho pode ser agradável, estando esse, “bem na foto”; todavia, estando em maus lençóis, nossa feiura aparecerá. Ante O Santo, todos estamos mal; “não há um justo sequer.” Rom 3;10

Vistas as próprias falhas, duas alternativas se apresentarão. Quem ama a verdade se entristecerá, por estar mui aquém do que deveria; arrependido, pensará em mudar; o amante de si mesmo se ressentirá contra o ensino, até mesmo, contra quem ensina, como aconteceu nos dias do Mestre.

“A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3:19 e 20

Felizes os que conseguem ver as dádivas Divinas como elas são; com amor pela verdade, acima do amor próprio! “A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.” Sal 19:7 a 9

“... o bom siso te guardará...”
um sinônimo para bom senso, agir com sensatez, equilíbrio, antevisão das consequências. Aos cristãos de Éfeso foi recomendado: “Por isso não sejais insensatos, mas entendei a vontade do Senhor.” Ef 5:17

Tendo entendido pela Luz da Doutrina de Cristo, que não somos do mundo, embora estejamos nele, que devemos negar a nós mesmos em favor da submissão ao Senhor, não seria sensato seguirmos andando conforme o mundo, com suas devassidões, incredulidades, valores invertidos.

O preceito traz: “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12:2

Como uma antiga couraça, apenas vestindo-a o guerreiro estava protegido contra dardos e outras armas, assim A Palavra de Deus; apenas praticando-a estaremos por ela guardados da perdição.

“... a inteligência te conservará.” A inteligência em si é uma faculdade neutra; serve ao ateu, ao incrédulo, ao cristão. Porém a serviço do espírito, meditando nas coisas eternas, guinda-nos a um upgrade impensável, por trazer profundezas insondáveis para a mente comum, ao domínio daquele que medita no Senhor; “Tenho mais entendimento que todos os meus mestres, porque os Teus testemunhos são minha meditação.” Sal 119:99

Se a inteligência apenas, não logra alcançar às profundezas de Deus, carece de revelação, submissa ao Espírito Santo, será capacitada a fazer as melhores aplicações, das dádivas que receber.

A revelação ensina que ficarão de fora do Reino, os mentirosos; a sabedoria convence-nos a não mentir; a inteligência possibilita vermos a diferença entre uma e outra.

Oportunamente, faculta as melhores escolhas; “A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver.” Bertrand Russell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário