sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Insana contenda

“Seja qual for, seu nome já foi nomeado; sabe-se que é homem, que não pode contender com o que é mais forte que ele.” Ecl 6:10 A limitação humana e sua incapacidade de contender contra Deus.

O fato de que ninguém pode, dada a disparidade de forças, não significa que ninguém queira, nem, faça. Apenas ninguém pode, de modo a obter êxito.

Estobeu, disse: “Termina com má fama, quem tenta duelar contra o mais forte.”

O Próprio Senhor questiona; “... Quem poria sarças e espinheiros diante de Mim na guerra? Eu iria contra eles e juntamente os queimaria. Ou que se apodere da Minha força, faça paz comigo; sim, que faça paz comigo.” Is 27:4 e 5
Dada a nossa impossibilidade, O Eterno aconselha esperteza: “... faça paz comigo.”

Contender com Ele, não significa, necessariamente, uma medição de forças visando derrotá-lo. Em geral, Deus Obra para persuadir o homem acerca do que lhe é melhor; esse contende, resistindo tal persuasão, endurecendo o coração. Jó pergunta: “... quem se endureceu contra Ele e teve paz?” Jó 9:4

Sempre que O Eterno fala com o pecador, o faz tentando levá-lo ao arrependimento para reconciliação consigo, mediante Cristo; “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor 5:19

O sinal mais evidente que alguém está perdendo o “combate” ao escolher a impiedade, é a ausência de paz, na vida do derrotado voluntário, em apreço; “Os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar; suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.” Is 57:20 e 21

Muitas doenças psicossomáticas, (que começam na alma e se refletem no corpo) são sintomas da adversidade reiterada contra Deus e seus preceitos; pecados. O mundo ímpio que quer tolher a Mão de Deus, ressignifica, redefine às coisas, dando um rótulo de doenças a distúrbios comportamentais, para vetar a ação dos agentes Divinos.

Todos lembram da grande celeuma dos gayzistas, acusando aos pastores de proporem a “cura gay.” Ora, o homossexualismo nunca foi doença; sempre foi um erro moral, uma “contenda” humana, contra Deus. Um pecado como qualquer outro, cujo arrependimento recebe perdão, e a mudança de vida, aprovação Divina; finalmente, paz com Deus.

Qualquer vício comportamental, deixa de ser um, e recebe um nome bonitinho, de “transtorno”; a gula, por exemplo, sempre foi pecado, denunciado pela Palavra de Deus; agora, o mundo ímpio redefiniu como “transtorno alimentar.” Pronto, deixou de ser um assunto pastoral, para se tornar uma questão médica.

Igualmente fazem com as crianças rebeldes, invés da desobediência, para a qual a receita bíblica é a devida correção, mudaram a coisa para um transtorno; novamente, Deus é deixado de lado.

Os pedófilos, zoófilos, ladrões, todos sofrem de algum transtorno comportamental, ou, alguma mania; (cleptomania, no caso dos ladrões) O que são essas distorções, senão, traços do combate do mundo ímpio, que jaz no maligno e insiste em contender contra O Criador?

Para doenças cujo causa é o pecado, a única “medicina” eficaz é O Sangue de Cristo; antídoto capaz de levar ao arrependimento, para o perdão, e consequente salvação do “doente.”

A coisa progredirá até que, a própria paciência Divina cansará; chegará um tempo em que O Senhor nem convidará a uma mudança, mais; antes, desafiará cada um a fazer firmes imutáveis suas escolhas; “Quem é injusto, seja injusto ainda; quem é sujo, seja sujo ainda; quem é justo, seja justificado ainda; quem é santo, seja santificado ainda. Eis que cedo venho, e Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo sua obra.” Apoc 22:11 e 12

Quando a iniquidade chega a uma “pujança” irremediável, O Eterno desiste da luta, por absoluta falta de perspectiva, como fez no dilúvio: “Então disse o Senhor: Não contenderá Meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém, seus dias serão cento e vinte anos.” Gn 6:3

Então, se Deus ainda contende contigo, ainda luta para levar-te ao arrependimento, considere-se um venturoso, alguém que a Graça Divina ainda busca, para o qual, nem tudo está perdido.

Como disse alguém: “Se um homem consegue ser plenamente feliz, vivendo no pecado, isso é um sinal inequívoco que Deus desistiu dele.” 

Ele desiste, principalmente, dos que brincam com as coisas santas; “... é impossível que os que já uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se fizeram participantes do Espírito Santo, provaram a boa Palavra de Deus, as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento...” Heb 6:4 a 6

Não brinquemos, pois, com nossas vidas. Poderá ser tarde para repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário