segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

O Reino de Deus


“... O tempo está cumprido, o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” Mc 1:15

“... o tempo está cumprido...”
Embora Deus seja eterno, opera em relação a nós, segundo um vínculo com o tempo que Ele mesmo estabeleceu.

Sobre, “Esse Evangelho de Reino será pregado em todo mundo, para testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”, muito ouvi gente ensinando que essa era a condição para a volta de Jesus; quando isso fosse alcançado, o fim se daria. “apressemos a vinda do Senhor”; exortavam, para que missionários fossem enviados. Me permito discordar.

O fim não está atrelado a isso, embora, a pregação seja Vontade de Deus e deva ser executada. O Salvador previu o que aconteceria, ordenou que se fizesse; mas, não colocou isso como condicionante, como um “relógio”.

Assim como, a primeira vinda tinha um tempo estabelecido: “... desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas;” Dn 9:25 sessenta e nove semanas de anos, ou seja: 483 anos desde aquele ponto assinalado. Paulo interpretou: “... vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho...” Gál 4:4 Ou seja: Deus “obedeceu” ao tempo que Ele mesmo determinara.

Também a segunda vinda tem seu tempo, segundo o propósito Soberano do Eterno. Quando os discípulos curiosos tentaram saber O Senhor respondeu: “... Não vos pertence saber os tempos ou estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder.” Atos 1:7

“... o Reino de Deus está próximo...”
Sempre que um reino se estabelecia, havia guerras, conquistas sobre nações que se faziam tributárias da que impusera seu domínio. Foram assim, os babilônios, gregos, romanos... a simples ideia que um rei nascera, causou pavor em Herodes; mandou matar todos os possíveis candidatos, uma vez que ignorava a identidade dele. Então o estabelecimento de um novo reino, em geral, não era algo pacífico.

Diferente dos reinos humanos, o de Deus não veio destronar exércitos adversários, destruir, se impor. Os adversários a serem derrotados estavam dentro de cada um; “... O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque o Reino de Deus está entre vós.” Luc 17:20 e 21

“... Arrependei-vos...”
Chegamos, enfim, ao objetivo da conquista de Deus. O governo entregue ao homem por Satanás, “Vós sereis como Deus...” precisa ser renunciado; o homem deve abdicar da pretensão autônoma, em submissa obediência a Deus, caso queira fazer parte do Reino. “... Se alguém quer vir após Mim, negue a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me.” Luc 9:23 O ego impostor sai do trono, para que Jesus Cristo, O Rei dos Reis, se assente.

Os “soldados do reino” que vigiam minha obediência, não são visíveis; antes, atuam na consciência valorando escolhas.

Malgrado toda encenação, minhas respostas aí, é que definem se pertenço ao Reino, ou, não. “Não sabeis que, a quem vos apresentardes por servos para obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Rom 6:16

A “farda” dos que pertencem a Reino de Deus, prioriza as “cores” da justiça; “... buscai primeiro o Reino de Deus, e sua justiça...” Mat 6:33

“... crede no Evangelho.”
Como o primeiro homem creu na “notícia” do canhoto, que a desobediência não teria consequências, antes, traria um upgrade espiritual; desfeito o engodo, somos desafiados a crer em notícias melhores.

Agora que vimos pela cruz, o que a rebelião causou, e a que nível O Criador leva a obediência, se permanecermos na incredulidade, tendemos a piorar nossa situação.

Ofereceremos “matéria-prima” ao traidor mor, ele tolherá nosso entendimento, para que evitemos entrar na vida, como um vivo evitaria à morte. “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4:4

Embora, Evangelho signifique “boa notícia”, nas letras miúdas do contrato traz uma série de más, de consequências que a oposição trará contra os que creem. Aflições, calúnias, perseguições...

A boa notícia é que Cristo fez por nós o que não podíamos, nem merecíamos. Todavia, a Graça não é tão graciosa assim, que faça o que devemos, e fomos capacitados a fazer. “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” I Cor 16:13 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor, na força do Seu poder.” Ef 6:10

O Reino permanece “invisível”; “Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida; mas, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Rom 14:17 Breve, o Rei voltará e situará devidamente a cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário