sábado, 13 de janeiro de 2024

Atenda ao chamado Divino


“... chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque teu servo ouve.” I Sam 3:10

Três vezes O Senhor chamara ao jovem Samuel, naquela noite; ele correra ao sacerdote Eli, pensando ser aquele que o chamava. Eli, tardiamente entendera que era Deus a buscar pelo jovem; instruiu-o, para que respondesse daquele modo: “Fala, porque o teu servo ouve.”

Não poderia O Eterno simplesmente sair falando, enchendo os ouvidos do jovem, com as coisas que Ele desejava comunicar? “Olá, Eu Sou O Senhor; acontece o seguinte...” Poderia. Mas, não é o modo do Pai lidar com Seus filhos.

Embora Onisciente, sabedor de todas as coisas, inclusive, de como reagiremos, O Criador respeita o arbítrio que Ele mesmo deu. Como numa ligação telefônica, mesmo tendo entendido que a outra parte já nos ouve, esperamos um “alô” ou similar, antes de falarmos, assim, O Eterno.

Passeava pelo Jardim do Éden, sabendo de tudo, no entanto, desejava uma contrapartida do homem; “Adão, onde estás?”

A Ezequiel falou: “... Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ez 2:1

Acaso Jesus Cristo, também não agiu assim? Ante um cego que lhe clamara por socorro, não tomou o óbvio como referência e agiu em cima, curando a cegueira; antes, perguntou: “O que queres que Eu te faça?” Maravilhosa nuance de sutileza e elegância, da Integridade Divina!

Quem apresenta O Eterno como ditador, um tirano caprichoso que, ou lhe obedecemos ou veremos o que é bom para a tosse, nunca teve olhos para a Beleza Dele. “Tributai ao Senhor a glória do Seu Nome; trazei presentes; vinde perante Ele; adorai ao Senhor na beleza da Sua Santidade.” I Cr 16:29

Outro dia respondi alguém que nos tachava como a religião do medo. Ou, obedecemos a tudo o que Deus ordena, ou, Ele nos mandará para o inferno. Demonstrei mediante argumentos bíblicos, que, sem Deus, todos já estão na antessala do inferno, esperando suas senhas ser “atendidas”; Deus nos chama a si, para nos tirar da rota de colisão com a perdição, porque nos ama e quer salvar.

O Todo Poderoso é educado; depois que chama espera uma resposta, tipo a de Samuel, para estabelecer conosco o diálogo que nos vai ensinar a vereda da salvação.

A mensagem entregue a Samuel era dura; tratava do julgamento para destruição de Eli e seus filhos, que tinham sido profanos e atrevidos contra O Senhor, enquanto o pai, fora conivente, fazendo vistas grossas.

Era a segunda vez que avisava; “Porque já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre...” Cap 3:13 Poderia, quem sabe, o infeliz sacerdote se arrepender, mudar; Deus, que É Grandioso em perdoar, o perdoaria.

Entretanto, deu de ombros. Forçou o jovem sob ameaças, a dizer tudo o que ouvira do Senhor; “Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, nada lhe encobriu. Disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos Seus olhos.” Cap 3:18

Essas palavras podem parecer ter um verniz piedoso, mas, no fundo, foi um sonoro: “Não estou nem aí”. O juízo veio; ele e seus filhos foram mortos no mesmo dia; a Arca da Aliança foi parar nas mãos dos inimigos.

Esse incidente ilustra o que acontece aos milhares, infelizmente. O Eterno fala, chama a si usando diversos meios. Os alvos do Seu chamado dão de ombros, como Eli. O resultado acaba sendo semelhante; perdição.

A iniciação de Samuel ainda jovem ao ministério profético, era já a alternativa Divina, à apostasia de Eli. Quando um chamado e abençoado vira as costas ao Santo, só resta a Ele um novo começo, um plano B, falar com quem escuta ainda.

Esse “esconderijo” irresponsável, que ignora todos as exortações ao arrependimento, todas os convites a ser santo, com “Palavras certas” tipo, “O futuro a Deus pertence”, é a mesmo dar de ombros de Eli, com nova roupagem. “Ele É Deus; faça o que quiser”.

Contra os que o desprezam dessa forma, Ele fará o que não quer; será forçado a fazer justiça, mesmo tendo enviado Sua Palavra desejando fazer misericórdia; “... Vivo Eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis...” Ez 33:11

O juízo a Deus pertence; o futuro Ele convida a mudarmos, mudando nosso presente. “Deixe o ímpio o seu caminho, o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso É em perdoar.” Is 55:7

Pois, “O que me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário