sábado, 20 de janeiro de 2024

A anulação do indivíduo


“Chegando-vos para ele, (Cristo) pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.” I Ped 2:4

A diferença entre aprovação humana e Divina. Não raro, aquilo que Deus rejeita, o homem aprova, e vice-versa. O Salvador observou; “Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Luc 16:15

Nossas atitudes são, inicialmente, diante dos homens; mas, boas ou más, também estão diante de Deus. “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar.” Heb 4:13

O Senhor lutou contra hipócritas. O que são esses, senão, os que se preocupam em estar “bem na foto” perante os semelhantes, mesmo estando alienados do Senhor? O Salvador lembrou o vaticínio sobre eles; “Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de Mim com sua boca e Me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de Mim.” Mat 15:7 e 8

Perante os homens é mui fácil encenar virtudes, por uma razão simples: A visão humana pode pouco; “... Não atentes para sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém O Senhor olha para o coração.” I Sam 16:7

Aos olhos humanos, basta que algo faça volume, ostente, tome as ruas, avenidas em grandes passeatas, para que, de alguma forma pareça um pleito justo, uma causa respeitável. O somatório de muitas vontades “valida” um pleito, a despeito do motivo de sua existência.

O Senhor não trabalha com multidões; antes desafia aos indivíduos, a responderem Seu chamado.

Por ocasião do “julgamento” de Cristo, Pilatos usou os muitos que era contra Ele, como argumento; “... tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim.” Jo 18:35 Adiante, O Salvador trouxe a responsabilidade para cada um em particular; “... Todo aquele que é da verdade ouve Minha Voz.” V 37

Paulo relembrou a responsabilidade individual do homem, diante do Eterno; “... Como Eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a Mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Rom 14:11 e 12

Está na moda nessa amálgama amorfa e amoral que se tornou a humanidade, a anulação do indivíduo, a massificação. Um líder qualquer faz uma declaração infeliz, presto alguém cria uma manchete espetaculosa dizendo ser aquela a opinião de todos seus congregados.

Uma denominação protestante aceita ao ecumenismo, e presto se conclui que todos os liderados por aquele aceitaram também.

Primeiro, nas questões espirituais, ninguém é proprietário de ninguém. Um líder humano na Igreja deve representar a Cristo, obedecê-lo e imitá-lo, para ter autoridade mediante seu exemplo, para exortar a outrem; como disse Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” I Cor 11:1

Certo que temos pastores humanos aos quais devemos obediência, à medida que eles também obedeçam a Cristo. Mas, em última análise, “O Senhor É O meu Pastor...”

Ninguém está autorizado a decidir nada em meu lugar. Deus em Seu plano salvador, enviou Seu Filho e Sua Palavra, para salvar aos que lhe dessem ouvidos; advertindo que, malgrado, muitos fossem chamados, poucos seriam escolhidos; Deus escolhe só os obedientes, os fiéis.

Os homens ímpios depois de apostatarem da fé, de rejeitarem a Cristo como Salvador e Senhor, decidiram que o negócio é se unirem num balaio de gatos global; fazerem as coisas como bem lhes parece. Aglutinar todos os ensinos e credos sob a mesma bandeira, o ecumenismo. A “paz inter-religiosa” se tornou, aos olhos humanos, mais importante que a salvação.

O Criador que vê as coisas como são, não, como parecem, pode chamar isso pelo nome; trata-se de uma união sim, mas para se rebelar contra Cristo; “Os reis da terra se levantam, os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o Seu Ungido, dizendo: Rompamos Suas ataduras, e sacudamos de nós Suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.” Sal 2:2 a 4

A coisa progredirá de tal forma que logo seremos forçados a decidir se preferimos obedecer aos homens, ou, a Deus. Não será com essas palavras. Dourarão a pílula para que o mal pareça bem, e o bem, mal; como os renascidos também foram capacitados a “ver” além das aparências, lhes será fácil escolher; “... Julgai se é justo, diante de Deus, ouvir antes a vós, que a Deus. Atos 4:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário