terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A dieta cristã


“... se não comerdes a Carne do Filho do homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna...” Jo 6:53 e 54

Finalmente entendi porque, “fora da Igreja Católica não existe salvação.” Escutei hoje, baseado nos versos acima, que apenas a referida igreja serve o corpo e o sangue de Cristo aos fiéis, na Eucaristia.

Só eles teriam poder de “transformar” os elementos da ceia, de modo a se tornarem corpo e sangue de Cristo; como diz acima, sem comer um, e beber outro, não se tem vida. Assim, só pode acontecer lá.

Esse discurso “canibal”, assim entendido pelos que ouviram, e acharam duro demais, agora foi resolvido por um toque “mágico”; uma oração do sacerdote católico muda a essência das coisas; o “Corpo de Cristo e o Sangue”, ficariam mais deglutíveis. Só que não.

Todo estudioso mediano de hermenêutica, no capítulo dos “Métodos Literários Especiais”, aprenderá o que é literatura histórica, sapiencial, poética, escatológica... o que é parábola, símile, alegoria, metáfora...

De posse do necessário discernimento, não colocará os pés pelas patas, na hora de interpretar um texto, escrito nos referidos métodos.

No contexto imediato, O Salvador explicou aos assustados discípulos, como deveriam entender aquelas palavras; “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos digo são espírito e vida.” V 63

Não levem ao pé da letra; antes, entendam espiritualmente, como também prescreveu Paulo: “As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” I Cor 2:13

Os elementos distribuídos na Santa Ceia, “Eucaristia” para os católicos, não se transformam em nada. São apenas um memorial, apontando para o que Jesus fez em nosso favor. “Fazei isso em memória de Mim.” Ordenou.

“Comer Sua carne e beber Seu Sangue” é uma metáfora para nos identificarmos com Ele, em obediência ao Pai, até à morte, se necessário; ideia que Paulo desenvolveu: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos em novidade de vida.” Rom 6:3 e 4

Se a vida dependesse de se comer a “Carne” beber o “Sangue” de Cristo, os católicos estariam perdidos; pois, o “Sangue” apenas o padre bebe.

Noutra parte, invés de carne e sangue figurou Sua Doutrina como Água Viva, tendo a mesma eficácia: Vida eterna. “Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte, que salte para a vida eterna.” Jo 4:14

Se, a vida é impossível sem a “Carne e o Sangue”, como então seria facultada através da água?

Ora, todos os minimamente entendidos sobre a relação de Deus com o homem sabem que Jesus Cristo É A Palavra de Deus encarnada; “O Verbo se fez carne e habitou entre nós...” Assim, “Comer Sua Carne” é uma eloquente metáfora, para se alimentar do Verbo, ou seja: Da Palavra.

O sangue foi vetado que se comesse, nesses termos: “Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei Minha face, e a extirparei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue...” Lev 17:10 e 11

Tendo Sua Carne como metáfora para a Palavra, e Seu Sangue como a Vida, fica fácil entendermos o que Ele quis ensinar, quando prescreveu a “comida e bebida” necessárias.

Se a vida adviesse meramente por participarmos de um ritual, qualquer patife poderia ter; não!! A salvação requer que tomemos a cruz; essa significa renunciarmos a todas as práticas que a Doutrina do Senhor desaprova, e vivermos como Ele viveria, estando em nosso lugar. “... quem de Mim se alimenta, viverá por Mim.”

Os que não mostram apetite pela Palavra, atrofiam, não crescem; qualquer dogmazinho de fundo de quintal, os envolve; “... vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das palavras de Deus; vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento.” Heb 5:11 e 12

Todas as denominações têm seus problemas; mas, a Católica está descendo a ladeira de modo tal, que o comunismo e a ecologia parecem mais importantes que a salvação. O problema de ficar por muito tempo se “comer de Cristo” é que se perde o paladar e a noção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário