quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Os profanos



“Porque nunca falei aos vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e Eu serei o vosso Deus...” Jr 7:22,23

A libertação da escravidão egípcia não dependeu de nenhum sacrifício; O Senhor ordenou a Páscoa, como memorial, não como uma necessidade Dele, para poder libertá-los.

O proveito dos sacrifícios, além do referido memorial, a comida, era em benefício do povo; O Eterno não participava nem usufruía daquilo.

“Se Eu tivesse fome, não te diria, pois Meu é o mundo e sua plenitude. Comerei carne de touros? ou beberei sangue de bodes?” 50:12,13

No prisma das coisas, não há nada que possamos oferecer ao Criador. No entanto, um coração submisso e agradecido já lhe basta. “Oferece a Deus sacrifício de louvor, paga ao Altíssimo teus votos.” V 14

Mais de uma vez O Eterno falou corrigindo a percepção errônea que Ele desejaria sacrifícios. “... Tem porventura O Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto, em que se obedeça à Palavra do Senhor? Obedecer é melhor que sacrificar; atender melhor é que a gordura de carneiros.” I Sam 15:22

“Porque eu quero misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais que holocaustos.” Os 6:6

O Salvador acusou seus ouvintes de não terem entendido o sentido dessa sentença: “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” Mat 12:7

Por fim, acabaram os sacrifícios que eram meros tipos, símbolos, vindo O Único, que nos poderia salvar; “... Sacrifício, oferta, holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.” Heb 10:8,9

Quando, sacrifício de animais era uma triste necessidade por causa da miséria do povo, o Senhor não tinha prazer neles, antes, na obediência e no conhecimento de Sua Pessoa, o que dizer agora, depois da Majestosa Vitória de Cristo?

Somos desafiados a nos identificarmos cabalmente, Nele, pela obediência irrestrita que agrada ao Eterno. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos também em novidade de vida.” Rom 6:3,4

Nos dias de Jeremias, faziam suas próprias vontades, inclusive sacrificavam aos deuses alternativos de suas escolhas; por fim, vinham ao Templo do Senhor, fazer pose de obedientes.

“Porventura furtareis, matareis, adulterareis, jurareis falsamente, queimareis incenso a Baal e andareis após outros deuses que não conhecestes, então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo Meu Nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?” Jr 7:9,10

A aversão Divina era tal, por aquele comportamento, que O Senhor vetou a Jeremias de que orasse em favor deles; “Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque Eu não te ouvirei. Porventura não vês o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? Vs 16,17

O que fazemos pode reforçar, ou, vetar nossas orações. Na hora da adoração faziam o que bem entendiam segundo suas escolhas; na hora das angústias vinham orar no templo; como disse Salomão, “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável.” Prov 28:9

Atualmente, abstraídas as peculiaridades distintas entre a Antiga e a Nova Aliança, muitos fazem a mesma coisa. Cada um escolhe em quê, acreditar, como agir segundo suas predileções desorientadas; todavia, tomam O Santo Nome do Senhor, como fiador. Nem é pelo direito de pecar que pelejam; antes, pelo veto a que os servos do Senhor chamem o pecado pelo devido nome.

Afinal, “Deus É Amor, não faz acepção de pessoas”. O Eterno continua, como naqueles dias, desejando que se dê ouvidos à Sua Voz. Como fariam isso, aqueles que intentam impedir que a Voz do Santo seja ressoada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário