sábado, 6 de janeiro de 2024

Qualidade de vida

“O caminho do insensato é reto aos próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Prov 12:15

A Palavra desencoraja a tal temeridade. “Confia no Senhor de todo teu coração, não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3:5 a 7

Lembro a crítica de um amigo que faleceu mui jovem, infelizmente; “Para vocês tudo é Deus, - dizia - como se o homem não tivesse vontade própria, não pudesse fazer escolhas.” Quem dera tivéssemos essa estatura! Muitas vezes fazemos escolhas e tomamos decisões de moto próprio, pra tristeza e vergonha nossa. Se consultássemos ao Senhor, quão menos erros cometeríamos! Mas, insistimos aprendendo com nossas falhas, o valor da obediência.

Ora, alinhar o modo de viver ao Senhor da vida, confiando na segurança que Ele oferece é uma escolha, facultada aos homens; a única, pela qual podem ser salvos.

O convite à obediência foi feito com palavras bastante dramáticas, dado o que está em jogo; “Céus e terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e morte, a bênção e maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e tua descendência.” Deut 30:19 Não se trata de mera predileção; antes, de vida ou morte.

É preciso estupidez ou cegueira, para, podendo escolher a vida preferir antes, a morte. Esse é o trabalho do “libertador” da humanidade; “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4:4

Embora, a escolha por Cristo pareça masoquismo, negação da vida, a rigor, é o contrário. A discrepância se dá porque, os autônomos imaginam que a vida seja apenas o que acontece na terra. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15:19

Aos que confiam no Senhor, é ensinado que aqui é apenas o “guichê” onde, os ingressos para a eternidade são distribuídos; embora sejam de graça, Cristo pagou o custo, têm um “preço” que podemos e devemos pagar; renúncias, obediência a Ele. “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos também em novidade de vida.” Rom 6:4

Tendo “Vendido tudo” pela “Pérola de Grande Valor”, seria um contrassenso se ainda vivêssemos uma vida miserável. Não me refiro a posses, pois, O Salvador ensinou: “... Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Luc 12:15

A vida eterna não é relativa apenas à duração; algo a fruirmos quando morrermos; antes, é novo modo de viver, do qual nos apossamos aqui, agora; peregrinando na terra, mas segundo valores e princípios dos Céus; “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna...” I Tim 6;12

As pessoas deveriam se perguntar, por que, os que são de Cristo, à ameaça de morte pra que neguem sua fé, preferem o martírio, a fazer o que os ameaçadores desejam. Deixaram de vegetar segundo as premissas terrenas, tomaram posse da vida eterna; sabem pra onde vão; isso basta como antídoto ao medo da morte.

Caso alguém ignore, a salvação em Cristo, salva disso também; “visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda vida sujeitos à servidão.” Heb 2:14,15

Renunciando nossas ímpias escolhas naturais, somos guindados ao sobrenatural, podendo “ver” coisas que escapam ao vulgo; “A fé é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que se não vê.” Heb 11:1

Ser “sábio” aos próprios olhos foi um conselho da oposição. “Vós sereis como Deus, sabereis o bem e o mal”, disse. Invés de chamar a si e conduzir mediante ensinos, doutrina como Faz O Senhor, ao canhoto basta cortar as cordas, e deixar cada um à deriva; pois, estando sua vítima alienada de Deus, serve a ele, para que sua “obra” esteja sendo feita. “O Ladrão não vem, senão, matar, roubar e destruir...” Jo 10;10

O Eterno ama e zela pelos que ama; mas, facultou escolhas e espera que façamos a melhor. “Porque o erro dos simples os matará, o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que Me der ouvidos habitará seguro, estará livre do temor do mal.” Prov 1:32,33

Nenhum comentário:

Postar um comentário