“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, tampouco, terão eles, recompensa, mas sua memória fica entregue ao esquecimento. Também seu amor, ódio e inveja já pereceram; já não têm parte para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” Ecl 9;5 e 6
Quando Salomão circunscreve suas observações ao que se passa “debaixo do sol”, evidencia que não pretende ter conhecimento do além; apenas do que lhe foi possível ver desde seu “mirante”.
“Apliquei meu coração a esquadrinhar, informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras... tudo era vaidade e aflição de espírito.” Ecl 1;13 e 14
Afirmou que os mortos não terão recompensa, pelas suas obras, no final, disse: “Porque Deus há de trazer a juízo toda obra; até tudo o que está encoberto, seja bom, ou mau.” Cap 12;14 Por que Deus julgaria a todas as obras, senão, para recompensá-las?
O “não terão recompensa” atina ao que ele pode ver, apenas. Agur também viu a distorção onde os ímpios pareceram mais venturosos que os santos;
“Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; têm mais que o coração poderia desejar. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Põem suas bocas contra os céus, suas línguas andam pela terra. Por isso o povo deles volta aqui e águas de copo cheio se lhes espremem. Eles dizem: Como sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.” Vs 5 a 12
O que lhe parecera extremo injusto, entendeu quando olhou um pouco além; “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. Certamente Tu os puseste em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.” V 17 a 19
Sendo o lado de cá, apenas lugar onde está o guichê para ingresso, não, a vida propriamente, Paulo advertiu: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15;19
Aos atenienses ensinou que a “vida” terrena é apenas um limite de tempo e espaço, para encontrarmos a Deus; “De um só sangue (Deus) fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17;26 e 27
Os que derivam doutrinas eternas, de um tratado como o Eclesiastes, que fez uma análise efêmera das coisas, incorrem na mesma miséria retratada pelo apóstolo.
Segundo os mestres hermeneutas, a Bíblia interpreta-se; assim, um texto dela que soe ambíguo, obscuro, poderá ser entendido tranquilamente, com o auxílio de outro que verse sobre o mesmo assunto. Defender a inconsciência dos mortos, como fazem os adventistas, é uma imperícia hermenêutica.
Expressões, como “sono da morte” ou “dormem no Senhor” são metáforas que apreciam o estado do corpo, não necessariamente, das almas, dos “mortos”.
O Salvador mencionou um rico “morto” fazendo rogos do outro lado, invés de “dormindo.” No Apocalipse também temos alguns “sonâmbulos”; “Havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. Clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó Verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Apoc 6;9 e 10
Se ainda clamam a Deus, mesmo tendo deixado o fôlego de vida, óbvio que suas almas preservam a consciência, depois do sono do corpo.
Além de dizer que os mortos não sabem nada (debaixo do sol) o que elimina as falácias “psicografadas” dos que “voltam” pra aconselhar aos vivos, Salomão disse: “... sua memória fica entregue ao esquecimento.”
Perante Deus é diferente: “... um memorial foi escrito diante Dele, para os que temeram o Senhor, os que se lembraram do Seu Nome. Eles serão Meus, diz O Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para Mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa seu filho, que o serve.” Ml 3;16 e 17
Deus escreve reto por linhas retas. A incompreensão humana costuma entortá-las. “São justas todas as palavras da Minha Boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida. Todas elas são retas para aquele que as entende bem...” Prov 8;8 e 9
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