quinta-feira, 23 de maio de 2024

Os que voltam atrás



“Mas o justo viverá pela fé; se ele recuar, Minha Alma não tem prazer nele.” Heb 10;38

Quando ensinou Sua Doutrina, O Salvador disse algo semelhante: “... Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o Reino de Deus.” Lu 9;62

Primeiro, mover-se numa direção, voltar atrás, recuar. O segundo, apenas mover-se sentimentalmente; mostrar-se saudoso, desejar um retorno, ainda que, por covardia ou conveniência, não se mova para onde deseja, apenas o olhar denuncia o coração; “... olha para trás...”

Deus só se deixa encontrar, quando O buscamos capitaneados pelos nossos corações, “Buscar-me-eis, e me achareis, quando Me buscardes com todo vosso coração.” Jr 29;13 

Também nossas afirmações, profissão de fé, escala de valores, devem vir de um mover íntimo, mais que, um deslocamento corpóreo. “Porque, onde estiver vosso tesouro, ali estará também vosso coração.” Luc 12;34

Devemos, pois, ser ciosos quanto à origem de todas as nossas ações; “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Prov 4;23

O coração pode ganhar grandes distâncias, sem que demos um passo. “Podes ir até a esquina; comprar cigarros e voltar; ou mover-se até à China, sem sair de onde estás.” M. Quintana.

Muitos que depreciaram o andar com Deus, durante o Êxodo, deles se disse que regressaram ao Egito; “Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração tornaram ao Egito.” Atos 7;39 Uma “volta” sentimental, não real, visível.

Podemos recuar, pois, para desprazer de Deus, mesmo ficando onde estamos. Infelizmente, há muitos dentro das Igrejas, que, por avessos à obediência e santificação, voltam atrás a cada nova tentação, mesmo permanecendo no local de adoração; tencionam preservar um verniz cristão, por não ter afeição suficiente pela verdade, a ponto de enfrentar às próprias misérias, demandando ajuda de quem poderia.

O problema não é errar; isso acontece com todos nós; o trágico é quando tentamos esconder, o que está nu diante de Deus. “O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Prov 28;13

Tantos recuam, tentando amoldar a mensagem do Evangelho aos seus desejos, invés de se deixarem moldar por ele, segundo o querer Divino. Há uma ruptura inevitável com o mundo, caso queiramos conhecer o Propósito do Pai ao nosso respeito. “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

A rasteirização da Palavra, ao nível das humanas inclinações desfigura sua essência, e cria “outra” mensagem, sem a eficácia Divina; “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à Graça de Cristo para outro Evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o Evangelho do Senhor.” Gál 1;6 e 7

Pedro aludiu a uns que, voltando nos seus corações às práticas de antes, seguem pregadores, ensinando suas perversões; “Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se servo.” II Ped 2;18 e 19

Tendo esses conhecido a libertação que há em Cristo, por prezarem mais os desejos carnais que a salvação, desceram aquém d'onde estavam antes de ouvir e provar da Palavra da Vida; “... tornou-se lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes seria não conhecerem o caminho da justiça, que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao próprio vômito, a porca lavada ao espojadouro de lama.” Vs 20 a 22

Os que conseguem ver distintamente o que está em jogo, e logram discernir a Beleza de Cristo, vão até à morte, se necessário for, sem negar sua fé. Meros curiosos, que atentam às vantagens temporais mais que, às preciosidades eternas, tendem a voltar atrás, ao primeiro sinal de dificuldade na caminhada.

Muitos, tendo começado bem, persuadidos pela sugestão de algum atalho, capitulam numa coação da própria covardia; “Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” Gál 5;7

Se, como vimos, Deus não tem prazer nos que recuam, se alegra nos que preservam a fidelidade. “... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apoc 2;10

“... não somos daqueles que se retiram para perdição, mas daqueles que creem para conservação da alma.” Heb 10;39

Nenhum comentário:

Postar um comentário