terça-feira, 28 de maio de 2024

Honra na dor



“Saiamos, pois, a ele (Cristo) fora do arraial, levando Seu vitupério.” Heb 13;13

Vitupério significa expor alguém ao insulto, ou, vergonha pública. Sofrer vergonha por Cristo, embora seja honroso, nem sempre encontramos “cristãos” dispostos a tanto.

Ao surgir um escândalo, infelizmente surgem muitos, presto fracionam o corpo elevando mera denominação à potência de Igreja, para desvincular-se de outra onde o feito vergonhoso ocorreu: “A sorte que não sou dessa Igreja”, respira aliviado o sujeito, como se, Cristo tivesse muitas Igrejas.

Embora as denominações sejam várias, todos que pretendem compromisso com O Senhor são partes do Corpo de Cristo. A congregação visível é mero fragmento da Igreja, cuja plenitude, nos escapa aos olhos.

Então, não significa que, se um membro de uma denominação fizer algo escandaloso, não me atinge, apenas porque congrego noutra. Paulo expressou a necessária interligação das partes do corpo. “Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?” II Cor 11;29 Sequer havia denominações; mas, cada aglomerado em torno do Santo era parte da Sua Igreja.

Assim, a vergonha alheia é nossa; o que acontecer de virtuoso ou vicioso, nas muitas denominações cristãs, nos diz respeito.

Esse escapismo de se pretender alheio aos erros mostra que, não entendemos o que significa o “vitupério de Cristo.” Ele foi envergonhado publicamente por erros que não eram dele; antes, nossos.

Poder sofrer um pouco por Ele, mais que um “mal” a evitar como todo esforço, é uma concessão, uma honra. “Porque vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como padecer por Ele.” Fp 1;29

O Senhor advertiu que seria assim; prometeu venturas aos que por isso passassem; “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos Céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mat 5;10 a 12

Os apóstolos viram honra na dor, quando açoitados pelo que Cristo neles, representava; “... chamando os apóstolos, tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no Nome de Jesus, e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo Nome de Jesus.” Atos 5;40 e 41

Vergonhoso seria padecer por sermos culpados por um proceder indigno ante os que observam nosso andar; porém, quando for necessário sofrer porque Cristo em nós, incomoda outrem, isso nos é honroso; um testemunho, inda que oblíquo, que O Senhor, deveras, vive em nós.

Por isso Pedro aconselha: “Se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. Não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Ped 3;14 e 15

À medida que a roda do tempo gira, a inversão de valores se faz mais profunda. Aquilo que foi tido por honroso aos olhos humanos, sem ter sofrido alteração nenhuma, de repente, se torna réprobo, desprezível, vergonhoso. As coisas seguem sendo o que sempre foram; as valorações, não. “Ai dos que, ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem das trevas, luz, e da luz, trevas; fazem do amargo, doce, e do doce, amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, prudentes diante de si mesmos!” Is 5;20 e 21

Sempre seremos confrontados com a dualidade antagônica, entre agradar ao Deus, ou, ao mundo. Todas as vezes que isso acontecer, façamos nossas as palavras de Pedro: “... Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir antes a vós, que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” Atos 4;19 e 20

A vergonha de Cristo não deriva de haver lapsos Nele; antes, de quanto se dispôs a sofrer para curar aos nossos. Se, uma gotícula desse remédio amargo nos couber também, soará, ante Ele, uma demonstração, inda que ínfima, de que Seu Amor é correspondido.

Paulo exorta: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas atente também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” Fp 2;4 e 5

Ser envergonhado pelo motivo correto é fazer vultoso depósito no Banco dos Céus, onde, fomos exortados a investir nossos valores. Na hora dos rendimentos e correção, renderá valiosos juros em honra, como prometeu o “Gerente”. “Portanto, qualquer que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos Céus.” Mat 10;32

Nenhum comentário:

Postar um comentário