sexta-feira, 10 de maio de 2024

Feixe de luz


“Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno seus pensamentos e se converta ao Senhor...” Is 55;7

“Quem é injusto, seja injusto ainda; quem é sujo, seja sujo ainda; quem é justo, seja justificado ainda; quem é santo, seja santificado ainda. Eis que cedo venho...” Apoc 22;11 e 12

Duas situações distintas no trato de Deus com o homem. Na primeira, mediante Isaías, um convite ao arrependimento, um chamado à conversão. Depois, nas Palavras do Próprio Senhor ressuscitado, um desânimo em encorajar alguma mudança; só o desafio pra que cada um aprofunde-se ainda mais, no que escolheu.

Quem preferiu ser sujo, injusto, recrudesça nessa escolha; por outro lado, quem tem justiça e santificação como alvos no viver, que solidifique também sua opção.

No primeiro cenário palpita a possibilidade de mudanças, dos que ouvem a mensagem profética; o segundo sugere que as escolhas em que cada um ancorou sua vida, devem ser “pintadas” com contornos nítidos.

Os dias em que vivemos assemelham-se mais a essa situação, do que à primeira. Não que não seja possível alguém se arrepender e mudar de vida; o que se verifica é que cada um escolheu um lado, em relação à virtude ou o vício, e se fechou como um quelônio recolhido na carapaça, inacessível a qualquer resquício de mudança.

Invés de uma investigação íntima honesta, acerca dos valores em que vivem, e do teor em que são desafiadas, as pessoas escolhem o reducionismo de um rótulo; um rebanho ou alcateia, onde, unindo forças com outros de mesma pelagem e dieta, resistem a tudo e a todos, malgrado, a salvação ou perdição redundem de escolhas pessoais, não de uma identificação grupal. “... cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Rom 14;12

O lado que se opõe a Deus e Seus Santos preceitos, é buscado por muitos, infelizmente. Religiosidade se vê aos montes. Cada um tem suas platitudes espirituais para envernizar seus vícios e posar de engajado diante de quem não importa, dos homens. O novo nascimento se dará diante de Deus nos termos Dele; ou, toda encenação espiritual não passará de uma farsa, de quem, cegado pelo canhoto, trai a si mesmo.

Paulo anteviu: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando sua eficácia. Destes afasta-te.” II Tim 3;1 a 5

Outra vez, a secura da desesperança; invés de sermos exortados a chamar os maus ao arrependimento, apenas manter distância dos tais; “Destes, afasta-te.”

Quem escolhe a vereda virtuosa, não o faz porque seja bom; antes, porque reconhece que é mau e carece de ajuda. “Suas” qualidades no particípio, “santificado, justificado” evidenciam que as recebeu de fora. Não era santo, nem justo. Antes, pecador.

Reconhecendo isso e se arrependendo, herdou os Méritos de Cristo; as qualidades Dele, Justo e Santo, foram imputadas ao Seu servo, e possibilitadas de ser mantidas, pelo auxílio inefável do Espírito Santo, Que Jesus Cristo enviou aos Seus.

Cada porção da Sã Doutrina do Salvador, é um feixe de luz a nos desafiar. Se, andamos bem, a seguirmos assim; senão, a mudarmos nosso modo de agir, pois, só andando conforme os Divinos preceitos que aprendemos, a eficácia da redenção de Cristo estará vigente sobre nós. “Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7

Nesses tempos sombrios, onde, tudo o que as pessoas não gostam de ouvir é rotulado como “Fake”, e o remédio contra as “mentiras” seria a censura, proibir de falar, fica compreensível o “cansaço” do Santo. Nesse, invés do desafio às mudanças, O Senhor encoraja que cada siga agarrado nos valores que escolheu. “Quem é sujo, suje-se ainda...”

A Palavra da Vida, por muitos já tem sido rotulada como falsa, e breve, seu “incômodo” será calado, tolhendo a fala dos que a vivem e defendem. Sempre que um escândalo surge em nosso meio, ímpios agarram-se a ele para atacar aos de bom porte; como se, o tropeço de um, fosse retrato fiel da caminhada de todos.

Embora, grasse inevitável desesperança observando isso, O Espírito que me anima, ainda me instiga a reiterar com urgência, o bondoso convite Divino: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55;6

Porque dias virão, em que, “...correrão por toda parte, buscando a Palavra do Senhor, mas não acharão.” Am 8;12

Nenhum comentário:

Postar um comentário