quarta-feira, 29 de maio de 2024

Limpeza parcial


“Fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo que fizera Amazias, seu pai. Tão-somente os altos não foram tirados; porque o povo ainda sacrificava e queimava incenso neles.” II Rs 15;3 e 4

Há muitas passagens semelhantes, relativas a outros reis. Fez o que era reto, porém...
Suas atitudes eram probas; mas, para algo que estava posto antes deles, e que todos sabiam que era errado, faziam vistas grossas, não tocavam naquilo. No caso, altares espúrios dedicados à idolatria.

Embora pudessem evocar retidão no prisma pessoal, sendo reis tinham deveres mais amplos, que abarcavam todo o reino. Nos dias de Ezequias, o profeta Isaías foi enviado a ele com severa advertência: “Põe em ordem tua casa porque morrerás...” Is 38;1

O relato traz: “Então virou Ezequias seu rosto para a parede, e orou ao Senhor: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de Ti em verdade, com coração perfeito; fiz o que era reto aos Teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.” Vs 2 e 3

O fato de ter recebido mais quinze anos de vida, deixa entrever que, deveras, andara em verdade diante de Deus. Entretanto, a advertência para que colocasse sua casa em ordem, evidencia que, responsabilidades atinentes ao governo ainda careciam ser devidamente tratadas. Não estavam em ordem. Fizera o que era reto, porém...

Nossa responsabilidade pessoal é importante que seja assumida. Todavia, a excelência assoma, quando, damos um passo além; quando coisas que sequer nos foram ordenadas, mas, sabemos que estão erradas, recebem nossa atenção e cuidado. “Assim também vós, quando fizerdes tudo que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” Luc 17;10

Bem conheciam eles as Leis do Senhor e a aversão que O Eterno tinha pelo culto aos ídolos. Entretanto, entrava rei e saía rei, e aqueles locais permaneciam; tipo, não fui eu que fiz, que fique onde está; prefiro evitar polêmica.

Havia ordens expressas, sobre o trato com deuses de feitura humana das nações de antes deles; “Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti. Mas, seus altares derrubareis, suas estátuas quebrareis e seus bosques cortareis. Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso."

Pior que não purificar aqueles locais, os próprios, do povo do Senhor erigiam estátuas, como fizera Jeroboão, colocando dois bezerros de ouro; um em Dã, outro em Berseba.

Parecia uma postura esperta no prisma político, não confrontar os costumes do povo, mas, ficava mui aquém, no âmbito do devido zelo espiritual a ser manifesto pelos que se diziam servos do Eterno.

Nem todos os reis foram omissos; Josias subiu ao trono inda garoto, com oito anos; aprendeu as coisas de Deus durante uns tempos, depois colocou a casa em ordem; “Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; no duodécimo ano começou a purificar Judá e Jerusalém, dos altos, dos bosques e das imagens de escultura e fundição.” II Cron 34;3

O que muitos reis maduros e experientes não ousaram, um jovem de vinte anos fez; por ter aprendido que essa era a vontade de Deus. Não fora ele que colocara aquelas tranqueiras, mas seria ele a removê-las.

Cada um em particular “reina” sobre as escolhas que faz, ou deixa de fazer em sua vida. Não raro, acontece de fazermos o que é reto em determinadas coisas, restando um porém, nalgum aspecto que não ousamos enfrentar.

Com zelo e certo alívio até, banimos de nossas vidas erros grosseiros, quando aprendemos o Divino querer; todavia, no mais recôndito, algum pecado de estimação insiste em ficar, como ídolo herdado, como se não tivéssemos culpa pela sua presença, em nosso “reino.”

A Palavra de Deus é categórica: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Heb 12;14

Não importa se, nosso pecado favorito é hereditário, nossos genitores também faziam assim; se o teólogo, a, o reverendo b, dizem que isso pode ser feito. Se, choca-se com os preceitos da Palavra da Vida, por incensado que seja no mundo, deve ser banido do viver de quem teme a Deus.

De certa forma, a mensagem dada a Ezequias nos seus dias é a mesma pertinente a cada um de nós, em nosso tempo. “Põe em ordem tua casa, porque morrerás.” Ou alguém não vai morrer?

O primeiro passo para fazermos isso é identificarmos as desordens que nela há, para a purificarmos. Como? “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme Tua Palavra.” Sal 119;9

Nenhum comentário:

Postar um comentário