domingo, 5 de maio de 2024

A volta por baixo


“Só leve pro topo, quem te apoiou embaixo.”

Pela enésima vez deparei com isso; nem sempre se repete literalmente; embora, sempre o mesmo sentido. Quando dermos a “volta por cima”, devemos honrar quem nos honrou, e desprezar quem nos desprezou.

Dependendo de quem fala isso, a coisa muda. Outros envolvem Deus no desejo vingativo; “Que Deus te dê em dobro, tudo que me desejares.”

O conceito de “pagar na mesma moeda” é corriqueiro entre os ímpios; nos que temem a Deus, ou pretendem isso, os valores devem ser diversos dos comuns entre ímpios.

Deus ama, além das pessoas, justiça e verdade. Onde Ele está, mentira, hipocrisia, desonestidade intelectual e derivados, precisam sair.

“Seja rico daquilo que o dinheiro não compra” e similares, em locais que geram engajamento, que, permite ganhar dinheiro é duvidoso. Os verdadeiros ricos propagam suas convicções na arena das atitudes, não na confecção de outdoors.

Embora a melhoria de vida seja busca natural de todo homem, e os honestos trabalham por isso, o “dar a volta por cima” não é um alvo a ser seguido sofregamente, como um atleta treinando à exaustão por uma medalha olímpica.

Os lugares “altos” dos veros cristãos não têm degraus físicos; sua “subida” pode dar azo a certa ilusão de ótica. Vivem numa “piracema” espiritual, onde precisam ousar contra a corrente, do orgulho, exaltação, filhas da inclinação natural de homem caído, que, como as águas, tende sempre para baixo.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois, não é sujeita à lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8;7

Dado o novo nascimento, a natureza, antes perversa, passa a sofrer a mordomia do Espírito; sendo administrada por Esse, não mais ela, deve gerir as escolhas humanas. “... Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gál 5;16

Para galgarmos tal mudança, até à Vontade de Deus, toda uma “reengenharia” moral, precisa moldar nossas almas. Essa ensejará rupturas com as ímpias valorações, nas quais vivemos antes de Cristo; uma série de tendências, “normais” precisaremos abandonar, se, desejamos o upgrade, rumo à santificação.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Porque, o inspirador de todo tipo de pecados “ganhou” esse posto tendo subido muito acima do seu lugar, “Subirei sobre as alturas das nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.” Is 14;14 e inoculou o orgulho e falta de noção nos que o servem, o que carecemos, para rompermos com ele e retornar à posição original, é dar a volta por baixo.

Ensinando que os governos humanos vivem na peleja por alturas, O Senhor advertiu: “Não sereis assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; quem governa como quem serve.” Luc 22;26

Paulo ampliou: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; achado na forma de homem, humilhou-se, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2;4 a 8

O “negue a si mesmo”, não é uma castração, como pode parecer ao mais desavisado; antes, uma libertação. O banimento de um déspota sem noção, o ego, para entronizar O Digno Governante, Jesus Cristo.

Essa “volta por baixo” ao apreço do vulgo, onde, o orgulho é um dos principais regentes, se dá, porque os valores de cima, de Deus foram impregnados em nós, pelo Bendito Espírito Santo. 

Não carecemos buscar coisas segundo tendências errôneas que já deixamos.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, não nas da terra; porque já estais mortos, e vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Col 3;1 a 3

Embora, “dar a volta por cima”, materialmente, não seja nosso alvo primeiro, eventualmente, alguns recebem do Senhor a incumbência de se moverem em locais mais abastados. Isso aumenta seu senso de dever; não mata, uma doentia sede de poder, que a cruz já mortificou; tampouco, o tal, deseja “dar o troco” a quem quer que seja.

Dias bons e maus fazem parte da vida, tanto no quesito posses, quanto, emocional, sentimental, espiritual. Quem precisa doentiamente “provar algo”, ainda não provou, do perdão de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário