sexta-feira, 31 de maio de 2024

O que Deus mostrou


“Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” Am 3;8

Amós não tinha as credenciais “esperáveis” para profeta. Qualquer um está pronto a escutar mensagens de promessas, de coisas que Deus, supostamente fará por dele.

Amós acenava com juízo, contra a casa de Jeroboão; a morte do rei. E contra a nação toda, que acabaria em cativeiro. Ver cap 7;11

Salvo, um grande e coletivo arrependimento, como fora em Nínive, nos dias de Jonas, a profecia se cumpriria, trazendo à luz seus severos vaticínios; eventualmente, a dureza dos corações, alvos das mensagens, acossa-os contra quem os adverte, invés de rever seus caminhos.

Falar contra a casa real, era demais, para alguns; “Depois Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, foge para a terra de Judá; ali come pão e profetiza; mas em Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei, casa real.” Am 7;12 e 13

“Queres seguir contando tuas lorotas, faça-o na terra de Judá; em Betel, não mais; fora daqui!”

O profeta reconheceu sua “falta de credenciais”; “Respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. Mas, O Senhor me tirou de seguir o rebanho, e me disse: Vai, e profetiza ao Meu povo Israel.” Vs 14 e 15
Logo, “... Falou O Senhor Deus, quem não profetizará?”

No entanto, isso, invés de ser tido como uma banalização do ministério da profecia, como fazem parecer os muitos falsários da praça, vemos a condição estrita indispensável para tanto: “Falou O Senhor Deus...” Sem isso, nem mesmo um experimentado no exercício profético terá algo a dizer, da parte do Eterno.

Quem expõe o que está escrito, pelo Espírito de Deus, observando as devidas regras de interpretação, num sentido amplo, profetiza; uma vez que coloca em relevo algo que Deus falou. No entanto, os que, alheios à Palavra escrita, seguem enchendo ouvidos de incautos com o que “Deus lhes mostra”, não devem ser tidos por profetas, necessariamente.

Além da ortodoxia bíblica, deve passar, a mensagem, pelo devido cumprimento, em tempo, se é que falam mesmo da parte de Deus.

Além disso, muitas “platitudes góspeis” também costumam desfilar como profecias; coisas elementares, que até meu cavalo sabe, são entregues onde houver incautos para receber. Tipo, “Deus tem um plano em tua vida”; Ora, tem isso na vida de todos. “... é longânime para conosco, não querendo que alguns se percam, senão, que todos venham a arrepender-se.” II Ped 3;9 Ou, “Deus tem ouvido tuas orações;” “Aquele que fez o ouvido não ouvirá?” Sal 94;9

São exemplos, há muitos outros semelhantes, de farsantes posando de profetas sem nenhum mandado Divino para isso.

Todavia, a mais cretina de todas as farsas nesse meio, é o “arremesso de buquê”. Figurando aquele momento da cerimônia nupcial, quando a noiva joga para trás seu arranjo florido, e quem pegar pegou. 

Há muitos patifes assim, usando o Nome de Deus. “O Senhor me mostra alguém que...” então, ousam nos detalhes, falam de minúcias; “Há um carro cinza diante da tua casa...” Cáspita!! Afinal, lançando algo assim ao vento, tem boas chances de “acertar”; pouco importa o arremesso; sempre haverá quem o pegue.

O Eterno, Onisciente, não fala com “alguéns.” Chamou a Josias pelo nome antes dele nascer. “... um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso...” I Rs 13;2 O Santo não adivinha as coisas; avisa o que irá fazer.

Quando Sua Palavra usa pronomes indefinidos, aquele, alguém, quem, qualquer, a ênfase está no predicado. “Todo aquele que Nele crer não pereça...” “Se alguém quiser vir após Mim...” “Se alguém está em Cristo, nova criatura é...” etc.

Tenho meus motivos para supor que, muitos analfabetos bíblicos se “apoiam” no que supostamente Deus lhes “mostra” pela preguiça de estudar com empenho a Palavra que Ele mostrou a todos. Não se conclua, que, sou contra o dom de profecias, autêntico; tenho minha aversão contra farsantes.

Quando Deus fala, deveras, como no caso de Amós, não adianta ficar brabo, como ficou Amazias. Pois, contra ele também, Deus bradou mediante ele; “... Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque. Portanto assim diz O Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e tuas filhas cairão à espada, a tua terra será repartida a cordel, tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra.” Vs 16 e 17

É dito proverbial que não ponhamos o carro adiante dos bois; os falsos profetas colocam seus carros onde nem bois, há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário