terça-feira, 28 de maio de 2024

Inventores espirituais



“Um abismo chama outro abismo...” Sal 42;7
“... quando um edifica uma parede, outros a cobrem com argamassa não temperada;” Ez 13;10

Inicialmente, o conceito que um erro costuma requerer outro para se manter; depois, a denúncia objetiva nos dias de Ezequiel, onde um profetizava falso, outro vinha e confirmava a profecia. Um edifica a parede, outro reboca, com material ordinário.

Vaticinavam paz, quando era tempo de guerra; “Porquanto, sim, porquanto andam enganando Meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz...”

Embora se diga que a mentira tem pernas curtas, penso que manqueja; carece sempre das “muletas” de nova mentira para se suster.

Nem sempre uma mentira, intencional; às vezes um erro, tido por acerto, torna-se mentira; requer mais do mesmo, digo, outro erro, que o “confirme”.

Por exemplo, o “Juízo Investigativo” dos adventistas. Uma vez que William Miller marcara a data da volta de Jesus para 1844, e nada acontecera, criaram a referida doutrina, dizendo que, a data estava certa, o evento não. Forjaram, então, a citada doutrina, sem nenhum apoio bíblico, ainda que remotamente.
A Obra redentora foi consumada na Cruz. Assim, invés de assumir e abandonar o erro, como fez Miller, criaram outro, para “suporte” daquele.

Mais; tendo decidido ancorados em suposta visão de Ellen White, que Deus requeria a guarda do sábado, ao longo do tempo recrudesceram nisso; “concluíram” que esse é o “Selo de Deus”, nos seus; embora, a Bíblia apresente a guarda do referido dia como desnecessária; selo dos salvos como sendo O Espírito Santo.

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, beber, por causa dos dias de festa, da lua nova ou dos sábados” Col 2;16 “... depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com O Espírito Santo da promessa;” Ef 1;13

Assim, convencidos da sua errônea doutrina, como a Palavra ensina que o Anticristo “selará” também os seus, se fez “necessária” a doutrina do “Decreto Dominical”, como sendo a “marca da Besta”; apenas um reboco de má qualidade na “parede” que divide os que guardam o sábado, adventistas e judeus ortodoxos, dos demais; “Babilônia.”

Não é privilégio dos adventistas, descaminhos assim. O Catolicismo, em algum momento interpretou o “Pecado Original” como sendo o ato sexual. Tanto que, na “Ladainha” encontramos, sobre Maria: “Rainha concebida sem pecado original...” Pois, ela concebeu a Cristo pelo Espírito Santo.

Dessa “doutrina”, o dogma que ela segue virgem para sempre, malgrado tenha tido mais filhos. Já ouvi padres dizendo que textos que falam em “seus irmãos” para Jesus, refere-se a parentes próximos, ou convertidos. Quanto a convertidos, podemos excluir. “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” Jo 7;5

Parentes próximos, como primos, por exemplo, eram chamados assim; “Eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice...” Luc 1;36 O fato de Jesus ter pedido para que João cuidasse de Maria, é porque Ele confiava mais nos laços espirituais, que nos carnais. “... qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, irmã e mãe.” Mc 3;35

Ora, o pecado original foi a desobediência; tanto que, a mulher pecou sozinha, depois, chamou seu marido. Quanto ao sexo, no matrimônio, é abençoado. Deus ordenara que eles se multiplicassem, enchessem a terra; “Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” Gn 1;28 Como fariam isso sem a relação conjugal? Deus mandaria pecar?

Como vemos, um erro requer outros. Como mais de 50% do que o catolicismo ensina contraria a Bíblia, esposam dogmas, magistério e tradição, como “fontes” além da Palavra. Nos dias de Sua peregrinação, O Senhor foi categórico: “... nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus.” Luc 4;4 depois de ressurreto, ao encerrar o Cânon, sentenciou: “... se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida...” Apoc 22;18 e 19

A Reforma Protestante, na verdade, um padre pelejando pela cura da Igreja, se baseou em cinco pontos: “Sola Scriptura, somente a Escritura; Solus Christus, somente Cristo; Sola Gratia, só a Graça; Sola Fide, só a Fé; Soli Deo Gloria, somente a Deus, Glória."

Embora sejam requeridas boas obras como testemunhas da fé, para efeito de salvação, apenas a fé conta; “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Ef 2;8 e 9

Enfim, quem vive e fala a verdade, não carece inventar nada; “Porque nada podemos contra a verdade, senão, pela verdade.” II Cor 13;8

Nenhum comentário:

Postar um comentário