sexta-feira, 11 de abril de 2025

Jesus e os de fora


“... A vós é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora, todas estas coisas, se diz, por parábolas. Para que vendo vejam e não percebam; ouvindo, ouçam e não entendam; para que não se convertam e lhes sejam perdoados os pecados.” Mc; 4;11 e 12

Esse texto, parece esposar a ideia de que O Senhor não quer salvar algumas pessoas; que teria seus “eleitos” como ensina o calvinismo; os outros estariam fora dos planos.

Uma coisa precisa ser dita, inicialmente; as parábolas, que hoje ajudam na didática, tornam mais compreensíveis as mensagens espirituais, naqueles dias, embora sendo a mesmas, não eram assim. Tanto que, depois que O Senhor as narrava, seus chegados pediam a interpretação.

Hoje, com o avanço do processo civilizatório, linguagens alternativas, alegorias, símiles, metáforas, parábolas, expressões idiomáticas, são de domínio público; qualquer um, mesmo analfabeto sabe o sentido de ditos como, “dar com os burros n’água, matar um leão por dia, nascer de novo” etc.

Então, ensinar apenas aos chegados e deixar os “de fora” sem maiores explicações, seria “Não dar aos cães as coisas santas”, como ensinou. Ele não tinha aversão às pessoas estritamente; antes, aos motivos pelas quais essas se aproximavam.

A diferença entre os discípulos e os que estavam fora, é que aqueles confiavam no Senhor, mesmo sem O entender; “O que faço não entendes agora; saberás depois” disse a Pedro, certa vez. Eles entendiam o suficiente; que Jesus era íntegro, probo, digno de confiança. Sua fé abria a porta ao ensino; uma vez demonstrada esta, O Mestre lhes clareava as coisas.

Os que estavam de fora e O seguiam, faziam isso como fiscais do Establishment religioso; eram caçadores de tropeços, não, sedentos por salvação; viviam armando ciladas e tentando flagrar O Senhor nalgum “erro”.

Assim, quando disse que essa “má vontade” para com eles era para que não entendessem e se convertessem, não significa que haja alguns que O Senhor não queira salvar. “...é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Ped 3;9

Apenas não deseja honrar à incredulidade. Não irá gastar aramaico com quem O despreza. Quando O Senhor curou a um homem com a mão mirrada, num sábado, acharam que ele deveria morrer; Mc 3;6 porém, quando ressuscitou a Lázaro após quatro dias, tiveram certeza: “... convém que morra um homem pelo povo, e não pereça toda a nação.” Jo 11;50 Era uma grave ameaça.

Ao dizer que àqueles não eram dadas explicações para que não acontecesse a conversão, estava pontuando o processo Divino escolhido para salvar; não, quem seria enquadrado no mesmo. Se deixassem de “correr por fora” e se entregassem à fé, como os discípulos, ouviriam o mesmo que eles. Não estava refratário a pessoas más; antes, deixando patente Sua aversão aos motivos maus.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vos é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2;8 e 9

Então, primeiro a pessoa manifesta sua fé em Jesus, entendendo apenas o básico; que Ele É Fiel e Justo, apto para Salvar; isso basta para crer; depois, passa a andar com Ele e é edificado, aprendendo as “letras miúdas” do contrato, mediante os ministros que Ele capacita:

“Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros, profetas, evangelistas, pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério; para edificação do Corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, a medida da Estatura completa de Cristo.” Ef 4;11 a 13

Os que se aproximam, eventualmente, com espírito crítico, em busca de lapsos para usar em suas ímpias trombetas, não esperem ser tratados pelo Senhor, com o mesmo carinho que os discípulos.

Naquele caso não explicava as parábolas aos incrédulos; hoje, nem explicando eles abraçam à fé; os lapsos morais não podem ser preenchidos com substâncias intelectuais.

Digo, mesmo entendendo, as almas rebeldes prosseguem na rebelião; inda mais agora, que foram “turbinadas” para a miopia total; “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Quando ouço alguns “notáveis” tipo Jean Willis, Filipe Neto, Xuxa, etc. falando em “editar” à Palavra de Deus, que não seria atual, nem compreensível, sinto uma tristeza alheia. 

Para ímpios Cristo nunca foi compreensível nem desejável; mas, tem prazer em iluminar, salvar, aos que creem e obedecem. Quem insiste em “correr por fora”, quando O Reino de Deus se estabelecer plenamente, ficará do mesmo lado.

Jesus; à mesa com os maus


“Passando viu a Levi, filho de Alfeu, e disse-lhe: Segue-me. Levantando-se o seguiu. Aconteceu que estando sentado à mesa, em casa deste, também estavam à mesa com Jesus e Seus discípulos, muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos e o tinham seguido.” Mc 2;14 e 15

Quando alguém é convidado, como foi Mateus, nem sempre aceita; ou, aceitando, faz algo mais, como vemos nesse incidente. Ora, seguir a Jesus naquele contexto era apenas isso; andar após Ele, observando seus exemplos, aprendendo dos Seus ensinos.

Porém, após ter aceitado o convite, vemos O Senhor na casa dele, à mesa, com todos os Seus discípulos; assim, necessária a conclusão que Levi fez mais que meramente seguir. Convidou ao Senhor e aos Seus para um jantar; devia ser abastado, pois, além do Salvador e dos Seus seguidores, estavam à mesa, “muitos publicanos e pecadores.”

Interessante essa divisão, na narrativa de Marcos, separar publicanos de pecadores; por quê? Não eram também eles, pecadores? Sim; eram. Mas, eles eram pecadores com “selo de qualidade”; ISO 9001

Também os que censuraram ao Senhor pela má companhia, fizeram essa distinção: “... porque como e bebe Ele com publicanos e pecadores.” V 16

Para a cultura de então, sendo eles judeus, trabalhando para o Império Romano cobrando impostos extorsivos dos próprios irmãos, eram considerados pecadores, semelhantes às prostitutas. Por isso, nalguns casos ambos são arrolados juntamente. “... Meretrizes e publicanos entram adiante de vós, no Reino dos Céus...” Mat 21;31 Disse O Senhor aos religiosos hipócritas. Colocando as duas classes consideradas mais baixas, por arrependidas, adiante dos incrédulos, embora, religiosos.

Os demais eram apenas pecadores; os publicanos tinham algo pior, ao apreço da sociedade. Eram considerados traidores do seu povo, além de, pelo necessário contato com gentios, no exercício da sua profissão, serem também, vistos como impuros, para os cerimoniais no templo; rabinos ensinavam seus pupilos a não terem contato com publicanos; contudo, para o escândalo dos religiosos, O Senhor estava à vontade na mesa de Levi Mateus, com muitos colegas de ofício.

Tende a pessoa que mais se aprofunda no que é considerado errado, a ser a mais agradecida quando é perdoada. O fardo do qual sente-se livre, talvez, seja maior. Parece ter sido o caso de Levi. Provavelmente não se considerava “apto para ser salvo”; como se fosse um pecador tão ruim, que nem O Salvador quisesse. Ora, isso era um reflexo do preconceito social de então, não, alguma nuance do coração do Senhor.

Todo o que está perdido, tem as “qualidades” necessárias para ser salvo. O Senhor que não faz acepção de pessoas ordena que se pregue à toda criatura.

A bem da verdade, não importa como figuramos nas vitrines sociais; sem Cristo, todos suportamos um grande fardo, que se não for deixado aos pés da cruz, fatalmente nos levará à perdição.

Quando O Senhor respondeu aos que O acusavam de se assentar em más companhias, “... Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os que estão doentes; Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.” V 17 duas coisas acompanham essa resposta: ironia e denúncia da omissão dos religiosos.

Embora, filosoficamente soe mui lógica a resposta que, os são não carecem médico, mas os doentes, tem um quê de ironia, porque no prisma espiritual, todos estamos mortalmente enfermos sem Cristo. Onde está o que não precisa de médico? Do Salvador?

Também, a omissão; se eles consideravam a frequência ao templo, a participação nos serviços espirituais, então existentes, a forma correta de servir a Deus, por que não buscavam aos que estava de fora? Antes, costumavam passar indiferentes, alienando-os como rejeitos sociais, o que O Salvador ilustrou de modo eloquente, na parábola do Bom Samaritano. Se eles se presumiam os “sãos”, por que não cuidavam dos doentes? Lógico que sempre é mais fácil censurar quem faz, do que fazer.

Muitos tratam a ousada busca do Senhor para salvar, mesmo aos de má fama, em ambientes estranhos, como se isso fosse uma espécie de validação dos descaminhos; não é. Apenas é uma nuance da abrangência do Seu amor que abarca a todos; malgrado, seus erros; mas, para qualquer um, adverte, uma vez arrependidos e perdoados: “Vá e não peques mais.”

Todo o perdido, reitero, está apto para ser salvo. Uma vez sendo, porte-se como tal. Não importa o lodo de onde são tirados os renascidos; eles precisam ter seus pés sobre A Rocha. 

Se num primeiro instante carecemos remédio, uma vez curados, devemos ser vasos, mediante os quais a essência de Cristo possa chegar a outros, levando a cura.

O Salvador se assenta em más companhias, para ensinar o bom caminho aos maus; não, para pactuar com a maldade.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Abalo em Samaria


“Deixou, pois, a mulher seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde, e vede um homem que me disse tudo que eu tenho feito. Porventura, não é este O Cristo?” Jo 4;28 e 29

A samaritana que fora à Fonte de Jacó buscar água, e encontrara O Senhor, que lhe oferecera Água Viva. Após uma breve conversa, deixara seu cântaro e voltara à cidade chamar seus concidadãos.

Num primeiro momento, ela foi à fonte trazer água para a cidade; tendo encontrado O Senhor, que se propôs lhe dar Águas Vivas, voltou à cidade buscar seus para levá-los à Fonte recém encontrada.

Um encontro veraz com Jesus, nunca é uma coisa simples, uma vicissitude normal da vida; Se alguém presume que pode ser algo assim, deve conhecer apenas o rótulo, não a essência; a samaritana fora de tal forma abalada, que seus interesses imediatos mudaram; deixou de se preocupar com a água, para se preocupar com vida.

Embora samaritanos e judeus não se comunicassem, pelo preconceito religioso que os separava, ela não era uma alienada.

Durante sua fala com O Mestre, entre outras coisas dissera: “Eu sei que o Messias vem; e quando vier, nos anunciará tudo.” V 25 Esperar pelo Messias vindouro não era privilégio dos israelitas, apenas. A samaritana, invés de esperar pela vinda Dele como um líder político, alguém que, quiçá, desbancasse o poder romano que dominava, então, ela esperava um líder espiritual, um ensinador de justiça; “... quando vier, nos anunciará tudo.”

Um pouco antes falara com O Senhor sobre o “endereço” certo para adoração; se em Gerizim ou Jerusalém; O Salvador ensinara que mais importante era a forma certa, que o lugar; “Em espírito e em verdade...” Nesse contexto, ela disse esperar pela vinda do Messias para esclarecer tudo. O Senhor se apresentou, então: “... Eu O Sou; Eu que falo contigo.” V 26

A estrangeira rejeitada pelos judeus, tinha uma ideia mais precisa sobre o Messias, que muitos deles; tanto que, a maioria dos componentes do sinédrio, o rejeitaram. As exceções foram Nicodemos e José de Arimatéia.

Quantos de nós tiveram um encontro assim, com O Mestre, ao ponto dos nossos interesses imediatos se tornarem secundários; o interesse de fazer Jesus Cristo conhecido, ser o mais importante? Não sei; mas com ela foi assim.

Desgraçadamente, o que muitos mercenários ensinam, é um “Jesus” que não passa de um meio para que os materialistas sedentos presumam usar, pra chegar mais rápido ao alcance dos seus interesses desorientados.

Um encontro real com O Senhor, Fonte de Águas Vivas, fatalmente impactará nossas vidas, não, nossas coisas. A mulher samaritana relegou a segundo plano aspectos que antes eram mais importantes, e se apressou em anunciar Jesus aos demais da sua aldeia. Esse é o impacto esperável numa alma que se converte.

A certeza de ter encontrado algo precioso; a alegria de ser perdoado, enseja anseio de comunicar com terceiros, para que também esses recebem as mesmas dádivas.

Podemos inferir que ela foi surpreendida três vezes em seu breve incidente; primeiro, não esperava encontrar ninguém na fonte, ao meio-dia; depois, esperaria menos ainda, um judeu, próximo a uma aldeia de samaritanos; por fim, a surpresa maior, que esse judeu fosse o esperado Messias.

Na verdade, os samaritanos eram judeus em grande parte. Sofriam preconceitos porque habitavam entre uma mistura com outros povos; Nos dias do cativeiro, gente de outras nações foi levada para lá; “O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, Cuta e Ava, Hamate, Safarvaim, e os fez habitar nas cidades de Samaria...” Esses se misturaram aos judeus que restaram na terra; tal mistura os fazia “impuros” para o culto no templo; assim, tinham seu culto alternativo, invés do mesmo de Jerusalém.

Afinal, a samaritana era assim por uma questão geográfica; morava em Samaria. Mas, para efeito de identidade histórica se sentia judia; afinal, ela disse: “És Tu maior que o nosso pai Jacó...” Se ela se dizia descendente de Jacó, por certo sangue judeu corria nas suas veias.

As vezes vemos pleitos assim, frutos de tolices periféricas ensejando preconceitos. Tipo; entre, “Pentecostais e reformados”, como se isso devesse ser uma barreira separando, embora, ambos evoquem o mesmo Sangue, o de Cristo, como remidor. O que sou? Pentecostal ou reformado? Bem, espero ser renascido. No mais, não há barreiras. Gosto da Palavra e também do Espírito. Não são coisas excludentes.

O bom de apresentarmos Cristo a terceiros é que não precisamos convencer a ninguém; Ele mesmo se fará conhecer, como fez em Samaria; “... já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos O temos ouvido, e sabemos que, este é verdadeiramente O Cristo, O Salvador do mundo.” V 42
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quarta-feira, 9 de abril de 2025

Experiências de quase verdade


“Os Céus e a Terra passarão; mas Minhas Palavras não hão de passar.” Mat 24;35

Esse é um daqueles textos que nem carecem maiores explicações; tampouco, ser defendidos; dado que, quem o garante, é o próprio Senhor. Isso é pacífico; pensamos. Ninguém ousaria contraditar algo tão categórico. Engano. O Xandão das trevas desconhece limites.

A Palavra de Deus vem sendo atacada de todas as formas. Uns, negam sua historicidade; outros pervertem a interpretação; porém, as mais perniciosas formas de negar, são as que aparentam ser as mais inocentes. 

Está cheia a NET, das tais EQMs, (experiências de quase morte) onde, alguém “morre” por um pouco é elevado ao “Céu”; de onde volta, depois de um colóquio com “Jesus”, com a missão de difundir “novo” aprendizado.

Invariavelmente um “Ser de Luminoso”, amoroso, acolhedor, que a tudo aceita sem censura, apenas ama, fala com os “escolhidos” fazendo, enfim, essas pessoas entender que as igrejas e religiões estão todas erradas; “Jesus” corrige clareando melhor, depois, comissiona, seus quase mortos a disseminar isso.

O dito Mestre, Faz O Senhor, O Salvador, que deu Seu Sangue para nos redimir, parecer mentiroso, uma vez que ao corrigir aos “erros” das igrejas, vai de encontro a tudo o que ensinou, nos dias da Sua carne. Assim temos um “Jesus” que que nega aos ensinos claros de Jesus Cristo.

O Senhor vetou esses retornos da morte, trazendo ensinos espirituais; na parábola do rico e Lázaro, quando o rico pediu a Abraão, pelo envio de um mensageiro do além aos seus familiares, foi negado; “Disse-lhes Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos!” Disse mais: “... se não ouvem a Moisés e os profetas, tampouco acreditarão, ainda que, algum dos mortos ressuscite.” Luc 16;29 e 31

Pois, O Salvador ressuscitou; os que não creem na Sua Palavra, não terão nenhum suplemento; o que nos foi dado é suficiente. “Visto como no Seu Divino Poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade...” II Ped 1;3

A Paulo foi permitido ir aos Céus e voltar; mas, vetado que contasse o que viu e ouviu lá; “Foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” II Cor 12;4

Tudo o que necessitamos já foi dado; e entre outras coisas, o ensino do Senhor, diz: “O Pai a ninguém julga mas deu ao Filho todo o juízo...” Jo 5;22 “... Meu juízo é verdadeiro, porque não sou Eu só; mas Eu e O pai que Me enviou.” Jo 8;16 “A Palavra que tenho pregado, essa o há de julgar, no último dia.” Jo 12;48

Portanto o “Jesus” Luminoso, acolhedor, que tudo tolera, e a ninguém julga, ensino que tem sido trazido por esses “testemunhos”, ainda de quebra, contradizendo a todas as igrejas, não é O Senhor Jesus que deu Sua Vida por nós.

Que as igrejas têm seus problemas isso é vero. No Apocalipse, enviou uma mensagem a cada uma das sete igrejas da Ásia Menor, corrigindo-as pontualmente; não desdizendo o que disse.

A que recebeu melhor apreciação, a de Filadélfia, foi por ter guardado à Palavra do Senhor, não, buscado acréscimos, onde quer que fosse.

O Senhor foi categórico: “Aquele que nascer da água, (palavra) e do Espírito (Santo) não pode entrar no Reino de Deus.” Jo 3;5 Como poderia alguém ser regerado pela lavagem através da Palavra, se a mesma já caducou, e temos um novo “Jesus” ensinando tudo diferente? Terá valido aquela purificação da alma, ou carecemos lavar tudo de novo?

Lamento informar esses “apóstolos” do espiritismo, que suas alucinações foram forjadas noutra fonte, por aquele ser traidor e enganoso que se transfigura em anjo de luz.

Paulo foi categórico quanto ao surgimento de outra mensagem em lugar do Evangelho; “Ainda que nós mesmos ou um anjo do Céu vos anuncie outro Evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gál 1;8 Ou seja: Maldito.

O próprio ensino do Senhor veta acréscimos e supressões; portanto, não importa quais maravilhas o suposto abduzido vivenciou ou ouviu; se sua fala contradiz à Imutável Palavra do Senhor, é fraude.

É muito mais fácil à alma pecadora a mensagem de aceitação incondicional, de perdão sem arrependimento, sem correção, salvação sem conversão, Evangelho sem Cruz. Mas sair do “charco de lodo” rumo à vida eterna, é glorioso demais para ser fácil; e chamar a aceitação incondicional de “caminho apertado, porta estreita” como O Senhor fez, seria um exagero, uma incoerência.

Lá no Éden o canhoto também facilitou as coisas, dizendo que não era necessária a obediência. O resultado, conhecemos.

“A ignorância, ou melhor, a demência humana é tão grande, que alguns são levados à morte, justamente pelo medo da morte.”
Sêneca

A perseverança


“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” Mat 24;13

Perseverar é um verbo neutro. Significa, “continuar, ficar, permanecer, constar...” Para vermos se ele nomeia algo bom, é preciso saber onde o sujeito está. Tanto é possível perseverar no vício, quanto, na virtude. A apostasia é um tipo de perseverança; porém, do lado errado.

Quando o povo se rebelou e pediu um rei para si, rejeitando o governo Divino através de Samuel, entre outras coisas, o profeta disse: “Porém, se perseverardes em fazer o mal, perecereis; assim vós como vosso rei.” I Sam 12;25

Enfim, é uma coisa útil para quem fez a boa escolha por Cristo, entregando seu viver a Ele; nesse caso, é recomendada para a salvação.

A decisão por permanecer em Cristo será testada, quando Cristo, em nosso viver, estiver em “maus lençóis”. Quando tudo vai bem, o ministério cresce, acontecem curas, conversões, estamos saudáveis, prósperos, perseverança nem é uma ferramenta necessária.

A simples motivação de estar fruindo coisas boas atua como estimulante, bastante, para que permaneçamos onde estamos. Porém, quando O Santo Nome for alvo de ataques, humilhações, aqueles que se dizem nossos irmãos protagonizarem escândalos, ficarmos enfermos, desempregados, então, essa qualidade será convocada ao front.

Pedro e os discípulos padeceram a falta dela. Quando O Senhor operava milagres espantosos, multiplicava o pão, ressuscitava mortos, andar com Ele era fácil, como nadar a favor da corrente.

Advertidos pelo Salvador, que todos se escandalizariam quando Ele fosse preso, o ousado pescador garantiu: “Ainda eu seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.” Mat 26;35 Normalmente pensamos em Pedro, quando a ideia de negar ao Senhor está em apreço; mas foram todos que disseram aquilo. Pedro, ao menos, se atreveu a ficar por perto.

Vendo O Senhor preso, açoitado, condenado, não conseguiram perseverar na ousada afirmação que fizeram. Pedro o negou três vezes, os outros, sumiram. Não há motivos para duvidarmos da sinceridade deles quando se comprometeram; porém, a boa intenção não é uma aferidora confiável.

Como a ameaça dos últimos dias é o advento do engano, falsos Cristos, falsos milagres, a perseverança dos santos requer mais que continuar afirmando pertencer ao Senhor; uma vez que, os enganadores também atuarão a usando O Nome Dele, é preciso que saibamos ligar o nome à pessoa.

Além perseverarmos em Nome do Senhor, carecemos também o fazer em relação à Doutrina Dele. O indispensável crescimento no conhecimento, a edificação, é o antídoto contra toda sorte de enganos, “Pra que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em redor por todo vento de doutrina, pela astúcia de homens, que enganam fraudulosamente.” Ef 4;14

Mais que o ensino correto, quem faz menção do Nomo Santo, deve mover-se num modo de vida correto. “Todavia, o fundamento de Deus fica firme tendo este selo; O Senhor conhece as que são Seus; qualquer que profere O Nome de Cristo, aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

Todo momento de fraqueza, de aflição que sofremos depois de estar em Cristo, traz anexo uma oportunidade, no que tange ao exercício da perseverança. Ora, num comprometimento horizontal, entre humanos, quando de um casamento, por exemplo, os nubentes são desafiados a reafirmar suas escolhas em caso de doença, tristeza, pobreza, até que a morte os separe; o que dizer de nosso compromisso com Aquele que deu Sua Vida por amor a nós?

Como um guarda-chuva não é feito para dias de tempo bom, também a perseverança não é uma qualidade requerida para os momentos em que as coisas andam, bem; na tempestade é que se precisa de abrigo.

Figurando o precioso valor de se permanecer fiel nos momentos mais escuros, alguém, filosofou cotejando o “custo/benefício” de permanecer firme em horas assim: “A calmaria que te faz dormir, é mais perigosa que a tempestade que te mantém acordado.”

Nos momentos que nossa perseverança é colocada à prova, têmpera espiritual é infundida em nossas vidas; Paulo chamou de exercício em piedade e aconselhou a Timóteo: “... Exercita a ti mesmo em piedade; porque o exercício corporal pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa tendo a promessa da vida presente e da que há de vir." I Tim 4;7 e 8

Como os cristãos da igreja em Filadélfia, que, tendo pouca força guardaram à Palavra do Senhor, assim nos convém a fidelidade a despeito da força.

Alguns pensam que é mais fácil ser fiel na carência, que na fartura. Seremos testados em ambas. Na bonança somos convidados aos prazeres, à arrogância; na carência, ao ilícito, à apostasia. Que nossas circunstâncias não alterem a relação com O Senhor; afinal, “... a vida de qualquer um, não consiste na abundância do que possui.” Luc 12;15

terça-feira, 8 de abril de 2025

Fascínio da mentira


“... quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade?” Gal 3;1

Para que os cristãos gálatas deixassem a verdade em prol de outro ensino, seria necessário que esse outro, exercesse certo fascínio sobre eles, era a ideia de Paulo.

Invés de buscar pelo ensino, “o quê?” o apóstolo demandou pelo seu agente; “quem?” uma vez que a verdade estava sendo preterida, qualquer coisa no lugar, seria, necessariamente, mentira.

Tudo aquilo que suplementa, suprime, ou distorce o sentido da Palavra, inevitavelmente atua, a serviço de alguma mentira; “Santifica-os na verdade; Tua Palavra é a Verdade.” Jo 17;17

Se isso fosse observado com a devida seriedade, nenhuma seita existiria. Aliás, o que elas têm de fascinante, de modo a atrair seguidores, que a verdade não tenha? A doentia presunção de exclusivismo, que todas as seitas possuem, (salvação só aqui; os outros estão todos perdidos) requer dos sectários, pelo menos, dois vícios. 
O guruísmo e o orgulho.

O primeiro é um derivado da preguiça mental, de investigar nas Escrituras para ver se os ensinos propostos vêm delas mesmo; caso afirmativo, se a interpretação é honesta, sadia; para que fazer isso, se o Papa, pastor, missionário, apóstolo tal, garante o que está dizendo? 

Se, ousasse examinar às Escrituras, entre outras coisas o Simplício encontraria o seguinte: “Maldito o homem que confia no homem; faz da carne seu braço e aparta seu coração do Senhor.” Jr 17;5

A ideia que salvos somos só eu e os que pensam como eu, faz um bem enorme ao orgulho; tipo uma criança com um brinquedo novo, emulando outra com certo sadismo: “Eu tenho, você não tem.”

Além do exclusivismo, as seitas trazem no bojo, a insuficiência da Palavra de Deus. Os católicos têm sete livros apócrifos, a tradição e o Magistério; os Mórmons têm os escritos de Joseph Smith; as testemunhas de Jeová sua “tradução” sui generis, e os escritos da Torre de Vigia; os adventistas os escritos de Ellen White; etc. Todos os grupos citados se pretendem, cada um em particular, ser os únicos salvos; fora deles, todos perdidos.

Há pouco assisti o vídeo de um padre dizendo que os evangélicos vão pro inferno, por não estarem na “Igreja verdadeira”. Disse que nossa Bíblia tem sete livros faltando, e O Senhor advertiu que tirar um til da Palavra bastaria para se perder; é sério?

Os livros apócrifos foram rejeitados pelos mestres hebreus da antiguidade que não reconheceram nos tais, traços da inspiração Divina; invés de questionar, por que foram rejeitados, a pergunta é: Quem os colocou? Por quê? O que há neles que falte nos demais Textos Sagrados?

Mas, se ele acha condenáveis os que alteram à Palavra de Deus, por que eles alteraram os dez mandamentos? Trocaram o sábado pelo domingo, omitiram o que veta às imagens e dividiram em dois, o décimo, para completar o vazio. “Pelas tuas palavras serás julgado.”

O objetivo da Lei não é salvar, mas deixar patente que precisamos ser salvos; ela não pode nem deve ser alterada. Não estou esposando, como os adventistas, a guarda do sábado; vivemos segundo a “Lei de Cristo”; mas o que está escrito não pode ser mudado.

Vi também a capa de um vídeo católico que apresenta a foto do farsante mirim, o Miguel de Oliveira com a pergunta: “Está contente, Lutero?” Como se, a reforma fosse em defesa de farsantes; não caro “filho de Francisco”, a reforma foi contra os desvios doutrinários que afrontam à Palavra de Deus.

Vendo a prostituição do Papa, defendendo e propondo o ecumenismo que valida a tudo, depois de ter passado milênios defendendo que “fora da Igreja Católica não há salvação” e aprendendo que agora, “todos estão certos”, não importa no que creiam, e seguir se achando os donos da verdade, chega a ser patético, como ouvir o Alexandre de Morais, “defendendo à democracia”. As narrativas, por prostitutas que sejam, seriam mais fortes que os fatos, francamente!

Ora, salvação não está numa instituição, antes, numa pessoa: Jesus Cristo; e os ensinos Dele estão na Sua Palavra, plenos, sem necessidade de suplemento, acréscimos quaisquer, nem permissão para supressão nenhuma; o que exceder a isso é falso, não importa se o agente se diz católico, evangélico, adventista, mórmon, o que for.

Ah, mas você gosta da sua religião e não aceita que ninguém discorde; problema seu!! Seu eu estiver ensinando diferente da Bíblia, preciso e posso ser corrigido, será um bem para mim. Como dizia Sócrates, “Livre-me da minha ignorância e te terei na conta de benfeitor”.

O Evangelho genuíno não exerce fascínio; confronta, entristece, desnuda; mas, obedecido, salva. Fora dele, qualquer liderança, use o rótulo que usar, está a serviço da oposição, pois, não obedece à verdade.
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As duas testemunhas


“Darei poder às Minhas duas testemunhas, e profetizarão por 1260 dias vestidas de saco... Estes têm poder para fechar o céu para que não chova, nos dias da sua profecia, têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue...” Apoc 11;3 e 6

Já ouvi algumas dezenas de abordagens sobre essas duas personagens, e quem elas seriam. Também opinarei a respeito. Em geral A Palavra de Deus requer apenas hígida interpretação, sem deixar margem a opiniões. Mas, nesse caso, porque o texto nada diz, sobre a identidade das pessoas, só nos resta especular. Muitos têm feito isso.

Alguns, baseados em Hebreus 9;27 que diz: “Aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disto o juízo;” pelo fato de, Elias e Enoque não terem morrido, mas terem sido arrebatados vivos para Deus, acreditam que sejam eles que voltarão, para, enfim, morrer.

Outros, pelo poder que as testemunhas manifestarão, não permitindo que chova a trazendo fogo pela sua palavra, como Elias, ou, transformando água em sangue, como fez Moisés, creem que serão Moisés e Elias.

Já ouvi alguém cogitar de João até, porque O Senhor disse a Pedro sobre ele; “Se Eu quero que ele fique até que Eu venha, que importa a ti?” Jo 21;22

Com o devido respeito que todos merecem, mas penso diferente. Quando diz que, aos homens está ordenado morrer uma vez, depois vem o juízo, está dando uma informação genérica, de como as coisas são, dentro da normalidade; o que não veta que fatos extraordinários aconteçam. 

Paulo ensina: Os que estiverem vivos por ocasião da vinda de Cristo, serão transformados, não, mortos; o que não faz da morte uma necessidade. O ensino que depois da morte sucede o juízo é uma refutação ao espiritismo, com suas intermináveis reencarnações, e o “aperfeiçoamento” via cumprimento dos Karmas, não, pela cruz de Cristo. Depois da morte o juízo, invés de outra encarnação.

Moisés, tipificando a Lei, e Elias, símbolo dos profetas já foram testemunhas de Jesus, segundo O Divino propósito. Seu objetivo era conduzir a Cristo; a Lei evidenciando a necessidade Dele, e os profetas anunciando Sua vinda; “A Lei e os profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus; e todo homem emprega força para entrar nele.” Luc 16;16

No monte da transfiguração, foi mostrado a Pedro, Tiago e João, Moisés e Elias falando com O Senhor; desfazendo a falácia dos Fariseus que Jesus seria contra a Lei ou as Escrituras; antes, estavam no mesmo Espírito, fazendo a mesma obra. Quando Pedro falou em fazer uma tenda para cada um deles, uma voz celeste o aconselhou que ouvissem ao Filho de Deus; então, “Erguendo eles os olhos, a ninguém viram, senão, unicamente a Jesus.” Alguns legalistas deveriam ler com atenção a isso.

Paulo interpreta; “Mas, agora se manifestou sem Lei, a Justiça de Deus, tendo testemunho da Lei e dos profetas.” Rom 3;21 Da lei disse: “... a Lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo...” Gal 3;24

O mesmo Senhor ensinou que o “Elias” que havia de vir era João Batista; era o mesmo Espírito, não, pessoa; de modo que, o Elias propriamente, já cumprira sua obra.

A pergunta do Senhor a Pedro, “Seu Eu quero que este fique até que Eu venha, que importa a ti?” não é uma afirmação que João ficaria até nossos dias. Ele não merecia ver tudo o que o mundo se tornou. Ele ficou até que Jesus veio a ele, em Patmos, e lhe revelou o Apocalipse. No mais, era apenas uma forma educada do Senhor mandar Pedro cuidar das suas coisas sem se intrometer nas alheias.

Então quem são as duas testemunhas? Os poderes extraordinários que Moisés e Elias manifestaram foram dados por Deus; o que impede que Ele dê a outras pessoas? Pregarão em dias que o Evangelho será proibido e seus ministros odiados, assim, sem esse poder seriam mortos no primeiro dia; mas Deus só permitiu que o fossem, depois de 1260 dias. Por isso a necessidade de um poder espetacular.

Acredito que são duas pessoas comuns, que estão na terra, servem ao Senhor com fidelidade e serão preservadas para esse fim.

A Palavra ensina que “Carne e sangue” não entram nos Céus; assim, os que foram arrebatados para lá receberam corpos espirituais por isso. Como as duas testemunhas serão odiadas e carecerão um poder especial para não serem mortas até o cumprimento do propósito, necessário que tenham corpos mortais como nós.

Portanto, respeitosamente, discordo de todos os que já ouvi, defendendo as hipóteses analisadas nesse breve apanhado. “Lato sensu”, todo o convertido deve ser uma testemunha de Jesus; “stricto sensu” apenas quando as duas se manifestarem, todos saberão.