segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Os enganadores


“Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas o seu íntimo encobre o engano.” Prov 26;24

Há uma diferença sutil, entre o enganador e o hipócrita. Esse é mais grosseiro em sua farsa; facilmente identificável, pois, diz uma coisa e faz outra; “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes, reprovados para toda boa obra.” Tt 1;16

O enganador esconde no íntimo seu veneno, não o deixa patente. Pode até dizer e fazer as coisas certas; todavia, com intenções perversas; de maneira que, não se pode ver sem o precioso discernimento, que O Espírito Santo outorga. Como disse Watchman Nee, “As palavras estão certas, mas o espírito é errado.”

Paulo mencionou nuances disso: “... o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz; não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros de justiça...” II Cor 11;14 e 15

Além das sutilezas manipulando a doutrina, ainda temos o concurso de milagres fraudulentos; aqueles que se movem pelo espanto mais que pela verdade, caem nas teias do engano; O Salvador preveniu: “Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios, que se possível fosse, enganariam até aos escolhidos.” Mat 24;24

Quem se impressiona mais com o sobrenatural, que com a Justiça e Santidade do Senhor, tem grandes possibilidades de acabar vítima do “anjo de luz”, ou dos seus ministros.
Nem tudo o que tem tom sobrenatural se origina no Senhor. Basta ver os estragos que satanás fez contra Jó, seus bens e seus filhos, para entender que, sob Divina permissão, pode fazer grandes coisas.

Certa vez fui a uma “Cruzada” no litoral, onde um ministro desses, entreteve uma plateia de incautos, apenas adivinhando nomes e números de CPFs; pedindo ofertas em envelopes, em troca das quais prometia grandes recompensas materiais.

Para minha vergonha alheia, foi incensado, ovacionado, invés de ser desmascarado como convinha. Era novo convertido, então, mas o Espírito em mim, se recusou a compactuar com aquele lixo.

Ora, nos dias de Atos, já havia em Filipos na Macedônia, uma jovem que era usada pelo capeta para essas mesmas coisas. Qual a novidade?

Suponhamos que eu esteja vivendo momentos de desajustes vários, carecendo uma porção sólida de correção do Senhor, mediante Sua Palavra, para ser levado ao arrependimento e mudança. Aí, vou num evento desses, invés de escutar o que necessito pela Palavra da Vida, um gadareno desses diz o número dome CPF? E daí?

O patife tolhe que eu seja assistido, segundo necessito, pela correção e misericórdia do Senhor, sai como herói levando dinheiro do povo ainda. Naquele caso, todos os cultos foram cancelados na cidade, para “prestigiar à cruzada.” Outra vez me envergonho lembrando disso.

Estão na moda ainda, os que, como o “Vidente Carlinhos” que teria acertado a queda do avião da Chapecoense, (nessa virada de ano caíram uns dez) depois se tornou uma celebridade, não adivinhando nada mais. Assim, além dos adivinhos satânicos, grassa também a súcia dos chutadores carnais.

Esses são toscos e mesmo assim têm seu público. “Deus me revela alguém com o filho nas drogas; outrem que está desempregado...” Cáspita!! O Eterno chamou a Josias e Ciro pelos nomes, antes deles nascerem. Deus não fala com “alguéns”, nem “acerta por aproximação” a nada. Até quando esses patifes prosperarão pela nossa negligência??

Numa mensagem escrita ou falada, visa a todos quantos tiverem acesso às mesmas; como cada um reagirá a elas, é que fará diferença, ou não. Quando revela algo específico, é cirúrgico, preciso, inerrante.

Por isso, mais necessário que nunca, é que andemos em espírito e busquemos do Senhor o necessário discernimento. “O que é espiritual discerne bem a tudo e de ninguém é discernido.” I Cor 2;15

Devemos ser cuidadosos também com o excesso de “intimidade” com O Altíssimo. O grande Daniel quando teve visão com um Anjo do Senhor, quase desmaiou. Esses bobos alegres vendem sem ficarem vermelhos, coisas que “ouvem do Senhor” todos os dias, como se fizessem um happy hour, com Ele a cada tarde. Gentalha, sem noção!!

Alugam grandes plateias, (desgraçadamente, quanto menos bíblico for o sujeito, mais público terá) e invés de ensinarem À Palavra da Vida, que exorta, consola e edifica, ficam soprando suas flautas enganosas, encantando serpentes com supostas “revelações” que receberam no “chá das cinco” de ontem.

Até quando?? “... não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão dos seus corações, não da Boca do Senhor.” Jr 23;16

Porque o erro dos simples os matará; e o desvario dos insensatos os destruirá; mas o que me der ouvidos, habitará em segurança; estará livre do temor do mal.” Prov 1;32 e 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário