sábado, 9 de março de 2024

Vergonha de quê?


“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do Evangelho...” II Tim 1:8

Por algumas frases de Paulo na segunda carta a Timóteo, parece que o jovem passava por um momento de retração, dúvidas, como se, mesmo o dom que recebera estivesse adormecido; então, Paulo exortou: “... despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.” V 6

Talvez, pensou o apóstolo, o fato de ele estar preso, ser perseguido tivesse tido demasiado impacto sobre ele, e estivesse envergonhado até. Então, o encorajamento que vimos acima: “Não te envergonhes do testemunho de Cristo, nem de mim.”

Vergonha, normalmente temos como algo bom, na presunção implícita que se deve senti-la por algum lapso comportamental, ou de caráter; tanto que, um sem vergonha é alguém desprezível. Deus falou assim, contra Israel, em dado momento: “... mas tu tens a fronte de uma prostituta, não queres ter vergonha.” Jr 3:3

Por ser uma coisa neutra, carece de contexto antes de ser apreciada como algo meritório ou, defeituoso. Dependendo de quem se envergonha, e por quê?

Pode acontecer por razões torpes, ou, virtuosas. Um assaltante acostumado a trocar tiros com a polícia, por exemplo, se envergonhará de um novato que, no calor da “rotina”, resolva fugir.

Quando alguém se envergonha de coisas honestas, certamente está cercado de gente desonesta; tem em mais alta custa a aceitação dos ímpios circunstantes, que, a preservação a todo custo, dos valores nos quais foi ensinado. Nesse caso, a vergonha faz mal, mais do que bem. Ló, mais que se envergonhar, se afligia vivendo entre ímpios. “... afligia todos os dias sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre suas obras injustas.” II Ped 2:8

Em Corinto, uma igreja embrionária, havia muitos casais divididos, uns criam, outros não; membros de famílias também se dividiam. Os que descriam, usavam calúnias de outros que foram após a pegadas de Paulo, desfazendo do chamado e trabalho dele.

Diziam que nem mesmo apóstolo era; “Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.” I Cor 9:2 defendeu-se.

Adiante desafiou os valentões, em sua ausência, a sê-lo também na sua presença. “Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser; então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.” II Cor 4:19

Depois diagnosticou a causa pela qual, os cristãos coríntios estavam “estreitados”, envergonhados de “pertencerem” a Paulo, como se isso fosse um escândalo; “Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.” II cor 6:12

Ou seja: não dei nenhum escândalo, algo que fosse motivo para sentir vergonha; antes, vocês estão dando peso indevido às opiniões dos ímpios que convivem convosco. Querem uma purificação, separem-se espiritualmente, das influências deles.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? Que comunhão tem a luz com as trevas? Que concórdia há entre Cristo e Belial? Que parte tem o fiel com o infiel? Que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, entre eles andarei; Eu serei seu Deus e eles serão Meu povo. Por isso saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor; não toqueis nada imundo e vos receberei; serei para vós Pai, sereis para mim filhos e filhas, Diz O Senhor Todo-Poderoso.” II Cor 6:14 a 18

Quantos pastores de nome, que, por darem peso indevido às ímpias opiniões, escolhas, capitularam; passaram a se envergonhar de Cristo, para não se envergonhar de seus amigos que escolheram a perversão sexual como modo de vida? Pouco a pouco foram recuando, hiper dimensionando a “bondade” de gente que se recusava a mudar por inteiro; eles acabaram mudando. Isso não deriva do amor, mas de um sentimentalismo moloide, frouxo, incapaz.

Hoje são acusadores dos “discursos de ódio, homofobia, radicalismo, religiosidade...” e pechas afins, que usam para atacar aos que permanecem fiéis, pois, só de pecar têm vergonha.

Em Deus não há mudança nem sombra de variação, quem está Nele, não carece mudar, em linhas gerais; embora, deva progredir continuamente, em santificação. Sempre será uma obra em construção; nunca, em dúvida acerca dos valores a esposar.

Então, tenhamos vergonha pelas razões corretas, pelos motivos certos. Quem se envergonhar do Salvador e Sua Doutrina, a quem recorrerá nas emergências? “Porque, qualquer que de Mim e das Minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, na do Pai e dos santos anjos.” Luc 9:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário