domingo, 17 de março de 2024

A urgência ignorada


“... Não rogues por este povo para seu bem.” Jr 14:11

O Senhor vetando a Jeremias que ele intercedesse pela bênção dos hebreus. Antes, duas vezes dissera o mesmo: “Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque não te ouvirei.” Cap 7:16 “Tu, pois, não ores por este povo... ” Cap 11:14

Os motivos da aversão Divina por eles estão expressos no texto do profeta: Trocaram O Deus Vivo por ídolos; “Porque o Meu povo fez duas maldades: a Mim deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” Cap 2:13

Viviam em inclinação despudorada ao pecado; “... tu tens a fronte de uma prostituta, não queres ter vergonha.” Jr 3:3

Lideranças que deveriam corrigir eram partícipes da apostasia; “Irei aos grandes, falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, romperam as ataduras.” Cap 5:5

Seus mestres e escribas, invés de difundirem a Doutrina do Senhor, forjavam escritos alternativos; “Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, a Lei do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas. Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a Palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm?” Cap 8:8 e 9 etc.

Assim, nada adiantaria o profeta rogar pelo bem de um povo que, sistematicamente optava pelo mal; invés de acessar a Misericórdia Divina, estavam acendendo a Ira do Eterno: “Porventura por estas coisas não os castigaria? diz o Senhor; não se vingaria Minha alma de nação como esta?” Jr 9:9

Os que apregoam o suposto “poder da oração”, deveriam meditar nesses incidentes, para entender que o poder está com O Eterno; contra a vontade ou aceitação Dele, nada acontece. “... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tg 5:16

Todavia, aqueles que, conhecendo à vontade Divina, se alienam, rejeitam ou se opõem, na hora da colheita das suas escolhas desorientadas, não venham cansar a Santa Paciência com petições interesseiras, oportunistas, como se O Todo Poderoso fosse manipulável, dado a sentimentalismos pueris, ao ponto de ceder aos maus, se esses rogarem sob o manto de lágrimas falsas.

Um pecador em estado “puro”, digo, alienado das coisas do Santo, tem acesso ao perdão Divino facilmente se, conhecendo-as, muda de vida segundo o que aprender; “Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam;” Atos 17:30 “Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar.” Is 55:7

Porém, aquele que, inteirado do querer do Altíssimo, persiste em agir à sua ímpia maneira, ignorando à voz amorosa que o chama, certamente sofrerá as consequências desse desdém. “... porque clamei e recusastes; estendi Minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo Meu conselho e não quisestes a Minha repreensão, também de minha parte me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.” Prov 1:24 a 27

Embora muitos não aquilatem devidamente, ouvir à Palavra de Deus, é um grande privilégio, que traz anexa uma, não menor, responsabilidade. Podemos nos desviar “desentendidamente” do que ouvimos, ou, nos deixar instruir e andar conforme; ambas as escolhas terão consequências: “Porque o erro dos simples os matará, o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1:32 e 33

A necessidade de reconciliação do pecador com Deus não é uma coisa que possa ser protelada indefinidamente; a todo instante partem pessoas que tiveram essa oportunidade e desprezaram, e nunca mais a terão; por isso, a advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55:6

A incerta duração de nossas vidas terrenas, é a redoma de tempo e espaço, na qual devemos reencontrar o caminho de casa; voltar para Deus. “De um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, O pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” Atos 17:26 e 27

Como desconhecemos o devir, cada instante pode ser o último; daí, a urgência com que A Palavra de salvação é apresentada. “Hoje, se ouvirdes Sua Voz, não endureçais os vossos corações.” Heb 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário