sábado, 23 de março de 2024

Em Cristo, podemos


“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fp 4:13

Esse texto, se mal compreendido acabará dando azo a grandes heresias.

Suponhamos que, alguém acrescente a ele o verbo de sua predileção; o materialista gosta de conquistar bens materiais; assim, ficaria: “Posso ‘conquistar’ todas as coisas, em Cristo que me fortalece.” Não poucas vezes escutei gente usando dessa forma.

Agora, outro mais modesto, que se disponha a sofrer pelo Reino de Deus, se for necessário. Estaria, esse suposto virtuoso, propenso a suportar o que viesse; teríamos então: “Posso 'suportar' todas as coisas em Cristo, que me fortalece.” Qual das construções citadas seria verdadeira?

Em si, ambas estariam corretas. Entretanto, um intérprete idôneo não se dará às possíveis “construções verbais” de um texto; antes, buscará a intenção do autor.

Geralmente, o contexto imediato basta. Se olharmos o verso anterior, encontraremos o seguinte: “Sei estar abatido, e também ter abundância; em toda maneira, em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, quanto ter fome; tanto a ter abundância, quanto, padecer necessidade.” V 12

Fácil perceber que o apóstolo está dizendo que pode sofrer, suportar o que vier, se mantendo fiel. Qualquer construção diversa disso será falaciosa, divorciada da intenção de quem escreveu.

Deus É Todo Poderoso; entretanto, alguns confundem o poder Dele com o querer. Digo, por saber que pode nos livrar de nossas aflições, supõem que Ele deva fazer isso, desde que nós creiamos que fará.

Se, como a Paulo, também a nós deu O Espírito Santo, foi para nos capacitar a suportar todas as coisas, necessárias. Mesmo nas adversidades espera que nos mantenhamos fiéis. A salvação, mais que nos tirar de situações desconfortáveis, visa tirar de nós, hábitos pecaminosos, “fermento” do velho homem; “Tira da prata as escórias, sairá vaso para o fundidor;” Prov 25:4

Invés de nos desviar das adversidades, O Senhor nos ampara nelas; “Quando passares pelas águas estarei contigo, quando pelos rios, não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Is 43:2

Promessa aos 
servos da Antiga Aliança, que Jesus reiterou aos da Nova; “... eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mat 28:20

Esse processo traz consigo, necessariamente, dores. Como certas enfermidades requerem cirurgias, também, maus hábitos precisam intervenções dolorosas, para que a cura das nossas almas aconteça.

Uma coisa é a justificação para salvação; algo imediato à conversão; “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24

Outra é o aperfeiçoamento, a santificação; um processo que começa na conversão e segue burilando nossas almas até nos regenerar plenamente.

Como nosso parâmetro é muito elevado, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Ef 4:13 O trabalho em nós não para; “... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Fp 1:6

O sofrimento por Cristo não é uma escolha; antes, uma necessidade.

O concurso das duas naturezas em quem se converte, a carnal, inclinada ao pecado, e a espiritual que se atém às coisas de Deus, sempre trará uma disputa íntima, onde parte de nós desejará ao erro, outra, a obediência. Seremos submissos a uma ou outra; nossa escolha definirá quem somos. “Não sabeis que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para justiça?” Rom 6:16

Em Cristo podemos obedecer, fomos capacitados para isso; para agir, quais filhos de Deus; “a todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1:12

Acontece que ser capacitado a algo, requer ainda o consórcio da vontade; que queiramos aquilo que passamos a poder. Suportemos todas as coisas necessárias aqui, para que na nossa eternidade não sejam necessárias mais; “... Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” Apoc 7:17

Enfim, não é a Bíblia um livro mágico que “aceita” todo tipo de interpretação, como dizem os céticos; “cada um interpreta como quer.” Antes, é um compêndio Santo, cuja única interpretação honesta revela ao ser humano como ele está; propõe um tratamento duro, dada a disseminação do câncer do pecado, na sua alma.

Se é certo que podemos todas as coisas em Cristo, também é que, Nele, não haveremos de desejar coisas sujas; “... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário