quarta-feira, 20 de março de 2024

Escolher o presente



“Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Sal 116:12

Quando um de nossas relações está de aniversário, muitas vezes compramos algum regalo, uma lembrança que deixe patente nosso bem querer. O cuidado que nos ocorre nesses casos, é dar algo segundo o gosto desse. Coisa, nem sempre fácil.

Além de acertar nisso, concorre também o estado de espírito da pessoa, em face ao momento que está vivendo; o risco de ela já possuir o que tencionamos lhe dar, etc. Arreglar a coisa certa na hora certa é como que, uma arte.

O salmista cogitou “dar um presente a Deus”, como sinal de gratidão por tantos recebidos; então se viu diante do problema; “Que darei ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”

O mesmo Senhor arrola Suas “posses;” “Conheço todas as aves dos montes; Minhas são todas as feras do campo. Se Eu tivesse fome, não te diria; pois, Meu é o mundo e toda sua plenitude.” Sal 50:11 e 12

Como poderia alguém, dar ao Eterno, algo que Ele ainda não possua e deseje?

Embora pareça contraditório, há algo que Ele não tem e quer; como colocou nos lábios de quem recebeu de Sua Sabedoria, Salomão: “Dá-me, filho Meu, o teu coração; os teus olhos observem os Meus caminhos.” Prov 23:26 Ele deseja de nós, uma entrega sentimental, o coração, e um espírito de discípulo, de quem aprende observando o Divino agir; “... teus olhos observem Meus caminhos.”

Imagino que, quem entregou o coração ao Santo, e Dele aprendeu observando-o, certamente terá algum tipo de reação condizente; no mesmo texto onde O Poderoso se declara dono de tudo o que há, Ele pontua o que gostaria de receber dos Seus filhos: “Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.” Sal 50:14 e 15

Como o amor vero é via de mão dupla, antes de ser louvado como deseja, O Eterno promete livrar aos que recorrem a Ele, nas horas de angústias.

Assim como, num relacionamento humano, esse só será saudável se, ambas as partes estiverem afetivamente comprometidas, também O Eterno, só se mostra acessível a quem O Teme, vivendo de modo a honrá-lo, nas escolhas que faz.

Isso de, nas horas cruciais, agir ao bel prazer, e eventualmente citar, recitar, ou escrever algum texto bíblico, para encenar um compromisso com O Eterno, quando a consciência deixar evidente o próprio egoísmo, não cola. “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar.” Heb 4:13

Ele mesmo adverte contra essa hipocrisia, com uma pergunta retórica: “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar Meus estatutos; tomar Minha Aliança na tua boca?” Sal 50:16

Vulgarmente se diz que, “o papel aceita tudo”; pois, a boca também pode versar sobre tudo, não tendo veraz compromisso com o que diz. O Criador pode ver nossos corações e nem precisa, uma vez que nossas obras os mostram.

Daquele vetado de tomar a Divina Aliança nos lábios foi dito: “... odeias a correção, lanças Minhas Palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele; tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e Me calei; pensavas que era tal como tu, mas Eu te arguirei e as porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50:17 a 21

O salmista que fez a pergunta inicial decidiu pelo presente que lhe pareceu conveniente; “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o Nome do Senhor. Pagarei meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo Seu povo.” Sal 116:13 e 14

Os mercenários que apregoam uma relação comercial “com Deus”, exaltam a beleza de dar, e entram na fila para receber.

Os que, confrontados pela Palavra do Santo, se quebrantam arrependidos, certamente fazem melhor que os que pretendem negociar com O Eterno; “Pois, não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Sal 51:16 e 17

Enfim, se alguém almejar um encontro com Deus, e estiver em dúvida sobre um presente, ou as vestes adequadas, uma sugestão: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; que é o que o Senhor pede de ti, senão que, pratiques a justiça, ames a benignidade e andes humildemente com o teu Deus?” Miq 6:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário