quarta-feira, 27 de março de 2024

Os "profetas"


“Não havendo profecia, o povo perece...” Prov 29:18

Dentre os muitos textos mal entendidos, ou mal interpretados, esse sofre grande reincidência.

Sutilmente, o substantivo, “profecia” é trocado por “profeta;” aí, passamos a ter: “Não havendo profeta, o povo se corrompe;” mentira. 

A segurança deixaria de estar numa mensagem profética à qual obedecer, e passaria a depender do ministério, de um suposto profeta. Para cada idôneo existente nos dias idos, havia dezenas, centenas de falsos profetas; hoje, muito mais.

Profetas como havia no Antigo Testamento, já não existem. “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus...” Luc 16;16

Eventualmente, O Espírito Santo usa alguém pelo dom de profecia e revela algo; mas, em geral a “profecia” que evita a corrupção das pessoas, é o ensino da Palavra de Deus. Basta repetir o que O Eterno Falou, no devido contexto; qualquer um estará "profetizando”, sem necessidade da pose, de chamar a si mesmo de “profeta;”

Amós ensina: “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” Am 3:8

Nos dias de jeremias havia muitos sonhadores, que se presumiam profetas; suas mensagens eivadas de boas intenções estavam longe de refletir a vontade de Deus; “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da Boca do Senhor.” Jr 23:16

“Profetas” assim, invés de evitar a corrupção, patrocinam. Pois, no tempo e espaço que alugam os ouvidos alheios para mentir, deveriam ser veículos da Palavra de Deus, que corrige, aparta dos caminhos errôneos; “Não mandei esses profetas, contudo, foram correndo; não lhes falei, mas eles profetizaram. Se estivessem no Meu conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23:21 e 22

Em linhas gerais, todos elogiam ao ceticismo sadio dos bereanos, que, invés de engolirem sem mastigar, o que Paulo lhes dizia, conferiam se a mensagem tinha nexo com as Escrituras. “... porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11

Se, com a palavra pregada, esses eram assim cuidadosos, quanto mais devemos ser, em relação aos presumidos profetas, que, trazem algo que supostamente Deus lhes mostrou: A Palavra ensina por qual crivo, devem ser avaliados; “Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que O Senhor não falou? Quando o profeta falar em Nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, esta é palavra que O Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.” Deut 18:21 a 22

Pode ainda que a revelação aconteça, e o profeta seja, falso. Caso, invés de conduzir a Deus, seus sinais levem a caminhos espúrios. “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo vosso coração, e toda vossa alma.” Deut 13:1 a 3

Enfim, o que evita a corrupção do povo de Deus, não é essa cambada sem noção do “O Senhor me mostra, O Senhor me revela...” e adjacências. 

Os verdadeiros profetas são idôneos intérpretes da Palavra; essa, se cumprida, guarda da corrupção. “Com que purificará o jovem seu caminho? Observando-o conforme Tua Palavra.” Sal 119:9

Além dessas aferições necessárias, algumas características mais, podemos observar. O profeta idôneo não é um “chutador”, que no meio de muitas pessoas “revela” alguém. Deus não fala com “alguéns”; Suas Palavras têm alvos específicos. O falso profeta, invés da correção de rumos que quase sempre carecemos, em geral faz promessas, coisas que “Deus fará”, em favor daquele que está em rebeldia contra a vontade Dele; “... curam superficialmente a ferida da filha do Meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.” Jr 6:14

Por que se deixam “curar” por mentiras alienados da Palavra de Deus? Porque “... seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; Pois, A Palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, não gostam dela.” Jr 6:10

Isaías denunciou algo semelhante: “Dizem aos videntes: Não vejais; aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, vede para nós enganos.” Is 30:10

Então, não havendo profecia idônea, Palavra de Deus, o povo se corrompe; atualmente, há “profetas” demais e Bíblia de menos; por isso a Igreja está doente como está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário