sexta-feira, 8 de março de 2024

Filhos da luz


“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz... Aprovando o que é agradável ao Senhor.” Ef 5:8 e 10

Ser e agir, interligados. Se, depois de convertidos, fomos feitos filhos da luz, devemos andar conforme a nova situação.

“... fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos em novidade de vida.” Rom 6:4

O agir dos efésios ainda era alvo de correção; o ser, não estava em disputa; eram “filhos da luz.” A justificação é imediata, uma vez alcançada a fé. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve Minha Palavra, e crê naquele que Me enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24

Essa “passagem” traz consigo responsabilidades, para que nossa fé se mostre viva, não, mera abstração, como advertiu Tiago: “... a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma... Tu tens a fé, eu tenho as obras; mostra-me tua fé sem tuas obras, e te mostrarei a minha, pelas minhas obras.” Tg 2:17 e 18

As boas obras como testemunhas de fé, não, alternativas, substitutas. O cristão é salvo porque crê; deve fazer obras boas porque essa é a vontade do Senhor ao qual, passou a pertencer. Devemos agir, “Aprovando o que é agradável ao Senhor.” Nossas vontades naturais dever ser “crucificadas”; tidas como mortas. Eis o sentido do “Negue a si mesmo e tome sua cruz!”

Quando da queda no Éden, a oposição ofereceu independência, autonomia; “Vós sereis como Deus e sabereis o bem e o mal”, agora, somos chamados a ser como Cristo, obedientes à Divina vontade, às últimas consequências.

Ele, mesmo sendo igual a Deus, “... esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; achado na forma humana, humilhou-se, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2:7 e 8

O Eterno não precisaria, mas oferece as razões, pelas quais devemos abdicar de nossos desejos enfermos em submissão a Ele: “Porque Meus Pensamentos não são os vossos, nem vossos caminhos os Meus, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos que a terra, assim são Meus caminhos mais altos que os vossos, e os Meus Pensamentos mais altos que os vossos.” Is 55:8 e 9

Para aprovarmos o que agrada a Deus devemos ter viva, nossa condição de servos, de filhos da luz. Embora nossas vontades e gostos possam ser desagradados, pontualmente, Aquele que sabe aonde cada caminho conduz, tem os melhores pensamentos ao nosso respeito, deve ser sempre ouvido; pois, nos guia com amor e sabedoria. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim, são caminhos da morte.” Prov 14:12

O Eterno assegura: “Porque bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jr 29:11 Quem sabe o fim, ao qual deseja conduzir, também sabe o meio para chegar lá.

Cristianismo não é de rótulos; é uma peregrinação sobre a terra, cujo modo de caminhar, deve apontar para onde querem chegar os peregrinos. Se, agirem como filhos da luz, O Salvador os receberá no fim da jornada. “... Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado...” Mat 25:34

Todavia, quem acreditar que tem “luz própria”, como pretendem os que falam em editar, "corrigir” À Palavra do Eterno, o simples cogitar essa “necessidade” já mostra que pertencem a outro “pai”. “Toda a boa dádiva, todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tg 1:17

Uma das prerrogativas do Eterno, é não sofrer a ação do tempo. O tempo lhe está submisso, uma vez que é “... Pai da Eternidade...” Is 9;6

Se, antes da queda o primeiro casal estava nu, e eles não se envergonhavam, os que são de Cristo, devem também, cultivar uma inocência tal, que suas almas vistas como são, não causem vergonha; afinal, “... não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Heb 4:13

A Luz do Mundo, Jesus Cristo, chama os que têm algo a esconder, não para expô-los, mas para lavá-los. “... Se Eu te não lavar, não tens parte comigo.” Jo 13:8

Muitos acham insuportável o banho; “Porque Ele será como o fogo do ourives, como o sabão dos lavandeiros.” Ml 3:2 Os que suportarem poderão dizer como o cego aquele: “Fui, lavei-me e vejo.” Jo 9;11

Nenhum comentário:

Postar um comentário