domingo, 10 de março de 2024

O Cordeiro Pastor


“Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; Deus limpará de seus olhos toda lágrima.” Ap 7:17

Espetacular figura temos aqui! Um Cordeiro pastor. Em geral são esses animais que carecem a condução segura de um pastor.

O Salmo 23 apresenta O Senhor como provedor de pastos e águas às Suas ovelhas; “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” V 2

Acontece que, Senhor é Sua essência, quem Ele É. Cordeiro foi um arranjo circunstancial, para suprimento da nossa necessidade de redenção, que nenhum outro poderia prover.

Aludindo à insuficiência de virtude para remover pecados, dos antigos sacrifícios, temos: “... Sacrifício e oferta, holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a Lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” Heb 10:8 a 10

Ele, “Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se, tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; achado na forma humana, humilhou-se, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2:6 a 8

Digamos que, Ele, em parte precisou ficar dos “nosso tamanho”, para ser Legítimo Redentor de nossas almas, em atenção à demanda da Justiça Divina. Se, foi feito semelhante a nós nas limitações às quais se entregou, contudo, em Sua Santidade e Justiça, permaneceu sendo como era; Imaculado, Sublime, Perfeito.

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, Santo, Inocente, Imaculado, separado dos pecadores, feito mais sublime que os céus; que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, depois pelos do povo; porque isto fez Ele, uma vez, oferecendo a Si mesmo.” Heb7:25 a 27

O Cordeiro Pastor, circunstancialmente, se fez como um de nós, sofrendo as limitações de um corpo semelhante ao nosso, para que, vencendo-as se tornasse nosso Único Redentor, apto a se identificar com nossas fraquezas, por conhecê-las. “Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Heb 2:18

O esvaziamento do Senhor para se fazer Cordeiro, nem sempre é devidamente entendido. O Catolicismo pegou esse arranjo pontual, como se fosse uma situação essencial, eterna; daí chamam a Bem aventurada Maria, de “mãe de Deus.”

Outros levam ao pé da letra a metáfora do “segundo Adão”, para esposar a ideia que Cristo é criado. A Palavra é categórica: “Todas as coisas foram feitas por Ele, sem Ele nada do que foi feito se fez.” Jo 1:3

Então, Maria recebeu a honrosa missão de ser feita mãe do “Cordeiro de Deus”, que por Sua vez, É O Criador de tudo.

Careceu “aprender” a obedecer; na Sua Bendita Majestade, jamais precisara obedecer a quem quer que fosse; feito como um de nós, Filho de Deus, por um tempo, as coisas mudaram; “Ainda que Era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Heb 5:8

Identificado com nossas fraquezas, clamou na hora de maior angústia: “... Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice...” Mat 26:39 Porém, limitado pela obediência que nos convém, ensinou a submissão incondicional à Divina Sabedoria; “... todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.”

Quando A Palavra apresenta a imagem do Cordeiro Pastor, pois, aglutina na mesma figura o que Ele Fez em nosso favor, e Quem Ele É. “Eu Sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá Sua vida pelas ovelhas... Eu Sou o Bom Pastor, conheço Minhas ovelhas, e das Minhas Sou conhecido.” Jo 10:11 e 14

O fato Dele ser conhecido das Suas ovelhas é que dá segurança às mesmas; pois, muitas vozes ecoam tentando seduzir o rebanho do Senhor, após rumos estranhos. Muitos mercenários com suas motivações próprias tentam usurpar ao Bom Pastor; porém, na hora das provas ficam nus; “O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; o lobo as arrebata e dispersa-as.” Jo 10:12

Estamos tão acostumados às figuras, que, podemos olvidar que, águas e os pastos se referem à doutrina, que nos lega a vida. Há muitos propondo dietas alternativas. Quem adquiriu o paladar espiritual junto ao Bom Pastor, não se satisfaz com simulacros; “de modo nenhum seguirão o estranho, antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jo 10:5

“O Senhor É o meu Pastor...” sal 23;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário