sexta-feira, 15 de março de 2024

As "narco-milícias evangélicas"


“Até quando o tolo vai pelo caminho, falta entendimento e diz a todos que é tolo.” Ecl 10;3

Ninguém sai por aí dizendo: Sou tolo, parvo, imbecil! Antes, a ideia é que a tola forma de agir, evidencia carência de saber. Falar, atuar desconexo com a realidade acaba sendo uma “confissão” de cérebro ermo, onde deveriam habitar saudáveis neurônios.

Repercute trecho de uma entrevista de Gilmar Mendes, que, citando “fontes” difusas, tipo, “ouvi falar”, asseverou a existência do que chamou de “narco-milícia evangélica”, um consórcio de narco-traficantes e pastores, atuando no Rio de Janeiro.

Temos problemas com a fala do ministro, analisando estritamente ela; não, lançando irresponsavelmente ao ventilador, o que alguém teria ouvido falar em algum lugar, como se isso fosse digno de crédito.

Primeiro; um verdadeiro ministro de Corte Suprema, comprometido com a justiça, não sai falando pelos cotovelos intrometendo-se em tudo. Um juiz probo, (ele não é) fala apenas nos autos, argumentando as razões pelas quais vota assim ou assado. No mais, mantém silêncio, cioso que seu dever requer imparcialidade.

Segundo; para soltar ao vento uma afirmação dessa gravidade, ele carece fontes fidedignas; para que possa provar, onde de direito, a veracidade da acusação. Senão, não passa de um leviano, castrado do bom senso e prudência, necessárias a qualquer homem, minimamente decente; que dizer de um decano do STF?

Terceiro; ninguém tem mais casas de recuperação de drogados no nosso país, que as igrejas evangélicas, entre as mais variadas denominações. É necessário assumir uma posição, honorável Ministro: ou, os evangélicos são pela drogadição, ou pela recuperação dos drogados. Apesar de nossas imperfeições, não está em nosso “cardápio” darmos uma mão a Deus, outra, ao Diabo. Evangélicos e traficantes são coisas excludentes. Não se pode ser as duas.

Evangélico, caro decano, é quem adota os ensinos do Evangelho como modo de vida, sendo o mais eloquente, não fazer ao próximo aquilo que não deseja para si. Assim, tanto não desejamos drogas, quanto, lutamos pela libertação dos que já estão nas teias dos vícios.

Por fim, quanto à “milícia” fazemos parte de uma sim. Como o senhor foi guindado aonde está, pelo seu “notável saber”, certamente sabes que a palavra tem mais usos possíveis que, apenas nominar grupos de extermínio, que fazem coisas brutais ao arrepio das leis, pelo arbítrio doentio de uma ou duas cabeças, adoecidas.

Os que combatem pela causa de Cristo, militam por Ele; assim, sua atuação pode ser, figuradamente, adjetivada como milícia, coisa que o apóstolo Paulo fez. “Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia.” I Tim 1:18
“Se alguém milita, não é coroado, se não militar legitimamente.” II Tim 2:5 “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” I Tim 6:12

Enfim, caro decano, se para ascender à toga preta foi demandado de vossa Excelência, notório saber, e tens mais de uma década de experiência na mais alta corte do país, deves saber muito. Então, mesmo se comportando como o tolo que vimos ao princípio, que sai nu de predicados intelectuais, às mais concorridas “ruas” de nossa nação, expondo sem nenhum pejo toda a obscenidade dos seus lapsos, suspeito que não seja tolice seu motivo, mas, algo bem pior.

Pessoas venais, corruptas, sempre escolhem o mesmo lado, o da moeda. Em cima disso, usam seus predicados e talento para semeadura de cizânia, calúnia, desinformação; com uma cara privada de vergonha, incapaz de sentir o peso das barbáries que profere em defesa de seus intere$$e$ mais caros.

Sua diarreia verbal ocorre por privação de caráter, não, de saber. O Salvador, ensinando O Evangelho apreciou aos que usam o conhecimento a serviço do mal, como sendo uma “luz”, que, no fundo, são trevas. “Se, porém, teus olhos forem maus, teu corpo será tenebroso. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat 6:23

Chamamos de luz, caro Ministro, um caráter transparente, que nada tem a esconder; isso é parte do Evangelho, a razão primeira, pela qual, os que escolhem o crime e a hipocrisia como modo de vida, se mantêm a uma “distância segura” de Jesus Cristo.

Claro que usei ironia quando o chamei de excelência, e dotado de notável saber! Respeito se conquista agindo de modo respeitável, é não é seu caso nem da maioria dos seus pares. Pago partícula do seu polpudo salário contra minha vontade, pois, não és digno.

A cadeira, o cargo, podem ser de excelência; contudo, sobre a bunda que nela se assenta, apoia-se um cérebro privado de decência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário