sexta-feira, 1 de março de 2024

Liberdade de expressão


“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn 2:16 e 17

“Por que Deus colocou uma árvore proibida no jardim?” Sem ela, não haveria a queda, e tanta desgraça seria evitada.

Deus É Amor; uma das características imprescindíveis ao amor é a liberdade. Se o homem tivesse sido criado incapaz de pecar, também o seria, de obedecer. Invés de livre, seria mero autômato, a “funcionar” conforme uma programação nele inserida.

Deus leva a liberdade de expressão às últimas consequências; Simeão preveniu Maria que sofreria vendo Jesus sujeito a essa liberdade sem limites. “Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, para sinal que é contraditado (uma espada traspassará também tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.” Luc 2:34 e 35

O Senhor foi chamado de samaritano, ofensa entre os judeus, enganador, endemoninhado, etc.

Alguém deixar de dizer o que pensa apenas porque é proibido não combina com a liberdade para a qual Deus criou o homem.

Quando vetou certa árvore, advertindo das consequências de comer dela, ofereceu a Adão, argumentos mais que a obediência por amor a Ele; também por amor-próprio, para que esse evitasse os danos a si mesmo que a má escolha ensejaria. Todavia, o direito a fazê-la foi preservado, tanto que, o primeiro casal a fez.

Então, quando escuto sobre “controle social da mídia”, nome palatável que alguns patifes dão à censura, logo percebo as digitais de gente que tem coisas a esconder; que não suporta conviver com a verdade nem com a liberdade que permitiria que essa fosse dita.

Falam em coibir à mentira, claro! Os mesmos que proibiram de chamar ao ladrão pelo nome, além de, amigo de ditadores, coisa também verdadeira, são os que pretendem decidir o que é mentira e o que veraz???

Os que “contaram” nossos votos no escuro, escondendo os códigos-fonte, porque impuseram colossal fraude, esses teriam o monopólio da verdade?

É preciso muita filhadaputice, infelizmente nosso idioma não tem palavras “à altura”, digo, tão subterrâneas, como os caracteres desses.

As leis vigentes já garantem defesas contra calúnias, mentiras, difamações, sem necessitar de proibir que essas sejam ditas. Cada um responde pelo que disser sem nenhuma necessidade de censura. Os que precisam impor mordaças, o fazem porque não conseguem conviver com a verdade, não, com a mentira.

Ora, o antídoto à mentira, é justo, a verdade. Não é proibindo que se combate a coisa, antes, legando plena liberdade de expressão.

Como em toda a ditadura, apenas o que convém aos que ditam suas vontades pode ser dito, e vergonhosamente estamos numa. Mesmo todo o povo não desejando, meia dúzia de safados, maioria do STF, presidente da Câmara e do Senado e o da República impõem suas doentias e venais vontades sobre mais de duzentos milhões de pessoas, até quando?

Mas, o fato de eu estar escrevendo coisas assim, não significa que vige plena liberdade? Não. Sou “protegido” pela insignificância, pelo pequeno alcance do que escrevo. Tivesse alguma relevância e fatalmente acabaria preso. Há deputados assim, malgrado a lei “garanta” imunidade pelas suas opiniões no exercício do mandato.

Há muito, a venda da estátua da justiça ressignificou-se; deixou de ser venda, no sentido de obstáculo tapando à visão, para significar venda, de vender, comercializar; e o “não ver”, invés de tipificar imparcialidade, passou a significar, não ver os direitos dos cidadãos decentes, nem os defeitos dos tiranos que a compram. Eis a democracia!

Temo pela sorte desse país. Vivemos a pior das ditaduras, a do judiciário, a quem recorrer? E o exército que sempre soou como um último recurso ao qual apelar, em caso de ameaça de ruptura democrática, já foi “comprado”; a instituição que gozava de maior credibilidade com a opinião pública, acabou revelando muita gente condecorada, indigna da farda que enverga.

Essa gente não para diante de nada; leis, fatos, clamores, vontade da maioria... a única coisa que os pode deter é a força. Onde ela está?

Poderemos acabar sendo palco de guerra, pela abertura do sistema corrupto, comunista, aos “companheiros” de fora, China, Rússia... com eventual resposta de nações democráticas da Europa e Estados Unidos para contraponto. Seremos meros peões de alheios interesses.

Muitos acham que o “faz o L” tem a ver apenas com o roubo e a disparada exponencial dos preços dos alimentos; perigosa ingenuidade. Há força internacionais por trás das ousadas sujeiras que fazem em nosso país.

Quando vejo um idiota compactuando com a censura, sinto um misto de raiva com vergonha alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário