sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Os videntes


“Visão de Isaías, filho de Amós...” Is 1;1

Encontramos no livro de Samuel: “Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente.” I Sam 9:9

Enquanto os profetas de Baal, aconselhavam Acabe a ir pra uma guerra indevida, Micaías o profeta do Senhor disse: “Vi Israel como um rebanho sem pastor...” Figura para vaticinar a morte do rei.

O Senhor fazia uso de imagens para comunicar Seu propósito, aos Seus servos. Além de falar com eles, permitia que vissem coisas na dimensão espiritual.

Quando um grande exército cercou Dotã, visando prender a Eliseu, o moço que o servia apavorou-se; “Orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e viu; o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” II Rs 6:17

O que escapava ao vulgo era “normal” para o que fora escolhido por Deus.

Os falsos profetas, quando denunciados por Jeremias, invés de palavras falsas, apenas, difundiam também, visões falsas; “... Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da Boca do Senhor.” Jr 23:16

A Lei ensinava que qualquer incidente carecia de no mínimo duas testemunhas para ser considerada a versão, aceitável; aos que chamava a falar Sua Palavra, acrescentava O Senhor, visões espirituais, testemunhas a corroborar a mensagem, como relatou Amós, por exemplo: “... eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; tinha um prumo na Sua Mão.” Am 7:7 depois, a explicação: “... Que vês tu, Amós? Eu disse: Um prumo. Então disse O Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel...” V;8 um sinal de juízo.

Após o advento do maior de todos os profetas, (... entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta que João o Batista;” Luc 7:28) houve uma mudança no trato do Eterno com a humanidade; “A Lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus...” Luc 16:16

Isso eliminou a necessidade de profetas nos moldes antigos; dado, um fato majestoso antevisto pelos profetas; “Porque O Senhor está para sair do seu lugar, descerá e andará sobre as alturas da terra.” Miq 1:3

A epístola aos hebreus ensina: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Heb 1:1

“quem vê a Mim vê ao Pai... Eu e o Pai Somo Um...”
Ensinou Jesus. Então, era Deus andando sobre a terra.

Também nesse caso a Palavra não foi apenas ouvida; antes, “O Verbo se fez carne...” ela foi vista, além de ouvida, como escreveu Pedro; “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos Sua Majestade.” II Ped 1:16

Paulo, que inicialmente fora adversário; uma vez convertido e edificado, pretendia que o conhecimento de Jesus fosse espiritual; embora, também vira ao Senhor nos dias da Sua carne; “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne...” II Cor 5:16 

O Salvador deveria ser “visto” pela transformação operada nas vidas pertencentes a Ele; “Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.” V;17

Sendo Cristo, “Autor e consumador da fé...”, e a “fé o firme fundamento das coisas que não se vê...” somos desafiados mais ao uso dos ouvidos, que, dos olhos; “... a fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus.” Rom 10:17 Então, “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apoc 3:6

Embora, eventualmente O Espírito Santo mostre visões a quem lhe aprouver, geralmente o faz por uma necessidade ministerial, ou, uma informação que julga necessária a quem lhe é íntimo; não para gerar a fé: “... Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” Jo 20:29

Esses “profetas” de redes sociais do “O Senhor me mostra, isso, aquilo...” fariam melhor uso do dom de ver se o usassem para ler o que está escrito. Lá O Eterno nos mostra o que convém ser, e ensina a discernir pela Palavra, o ser, além das aparências.

Entre as muitas coisas que Isaías viu, estava um povo que “honrava” Deus com os lábios, estando o coração distante. Esse povo, vazio e profano, causava maldição; “... a terra está contaminada por causa dos seus moradores... Por isso a maldição consome a terra...” Is 24:5,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário