sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Os "influencers"


“Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” Ec 8:11

Porque não são punidos de imediato, os réprobos diante de Deus, continuam agindo da mesma forma, confiados que estão certos. Fosse um governante humano que sentenciasse à morte, sua sentença seria encerrada com, “cumpra-se!” Deus é longânime.

Ele explica Seus motivos em ser “lento”. “... Vivo Eu, diz O Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis...” Ez 33:11

Daniel, chamado a interpretar um sonho do rei babilônio Nabucodonosor, mesmo perturbado ante os riscos da missão, entregou fielmente, o que entendera pelo Espírito de Deus; severo juízo.

“Serás tirado dentre os homens, tua morada será com os animais do campo; te farão comer erva como os bois e serás molhado do orvalho do céu; passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e dá a quem quer. Quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina. Portanto, ó rei, aceita meu conselho, põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue tua tranquilidade.” Dn 4:25-27

A tranquilidade do rei se prolongou por um ano; tempo que teve para reconsiderar e se arrepender; mas, seguia do mesmo modo. Então, enquanto estava polindo seu orgulho com o verniz da exaltação, a sentença se cumpriu.

“Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; foi tirado dentre os homens e comia erva como os bois...” Dn 4:33

Desse incidente alguém criou um jogo de palavras: “Deus, tanto pode tirar dentre os pastos e colocar no trono, como fez com Davi, quanto, tirar do trono e mandar pastar, como fez com Nabucodonosor.”

Repercute o suicídio do “influencer” PC Siqueira. Confesso que não o conhecia. Não conheço, por não assistir a nenhum dito “influencer”. Mas, dada a tragédia, nuances de sua vida vieram à tona.

Era alguém que blasfemava de Deus, e Seus seguidores; ao mesmo tempo que tecia elogios à oposição. Teria se referido ao Altíssimo com palavras de baixo calão, cuja simples repetição seria impensável a um servo Dele.

Sua queda foi aos poucos; primeiro a riqueza foi dilapidada; depois seu nome esteve no submundo durante séria investigação da Polícia Federal; então a namorada o deixou; finamente a saúde também. Processo lento de esvaziamento do orgulho e revelação da insignificância do inimigo; porque Deus estava dando oportunidade para que ele se arrependesse.

Não importa o que alguém tenha feito, dito; “Deus É Grandioso em perdoar;” como ensinou Isaías. Por isso, antes da sentença tenta persuadir aos que se lhe opõem, porque os deseja salvar.

Como o “socorro” espiritual escolhido fora o inimigo, na hora de extrema crise, sugerir o suicídio, foi o que o canhoto conseguiu. Lamentável. Jesus ensina: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenhais vida...” Jo 10;10

Quando, O Eterno ameaça, com Sua Tempestade destruidora, ainda assim, o faz em amor, desejando que as pessoas reconsiderem, como aconteceu em Nínive; O Senhor enviara uma sentença de destruição; ninivitas se arrependeram e mudaram; Ele não fez.

No futebol, quando uma equipe não consegue o resultado que precisa nos 90 minutos regulamentares, mas, o árbitro dá generoso acréscimo, sete minutos; esse é o tempo que pode servir para alcançar o objetivo. A longanimidade Divina é o acréscimo que O Santo dá; pois, os apelos do Seu Amor, restringem por um pouco, as demandas da justiça.

Pedro mencionou os que zombam da volta de Cristo, pois ela não acontece “nunca”; “... Onde está a promessa da Sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” II Ped 3:4 Depois, interpretou: “O Senhor não retarda Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas, é longânime para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham arrepender-se.” V 9

Enfim, há apenas dois “Influencers”; o resto são desdobramentos de um e outro. O Bendito Espírito Santo, tenta persuadir ao arrependimento e conversão, aos que influencia; o canhoto, arrastar pra morte, àqueles que lhe ouvem.

A demora Divina em punir aos errados de espírito não é fraqueza, é amor; porém, “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” Prov 29:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário