quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

A Casa de Deus


“... Este povo diz: Não veio ainda o tempo, em que a casa do Senhor deve ser edificada.” Ageu 1:2

Para a casa de cada um deles era tempo, como o mesmo profeta denunciou: “Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” v 4

O desleixo, o deixar para lá as coisas espirituais estava tendo consequências; “Esperastes muito, mas veio a ser pouco; esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da Minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.” V 9

Voltaram de um cativeiro de 70 anos, sob os Babilônios, depois, os persas; vieram com intento de edificarem o Templo do Senhor, como um sinal de reconciliação com Ele; após terem posto as fundações, dadas algumas adversidades, abandonaram a obra, e cada um se ocupou das próprias coisas deixando pra lá, as do Senhor.

O Eterno exortou a terminarem o que haviam começado, para ser abençoados. “Subi ao monte, trazei madeira, edificai a casa; dela me agradarei, serei glorificado, diz O Senhor.” V 8 “O Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo; eles vieram e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus;” v 14

Após o Advento do Salvador, os “templos” são outros, uma vez que, a adoração requerida não se vincula a um ponto geográfico, antes, a um modo, uma essência; “Deus é Espírito, importa que os que O adoram, adorem em espírito e em verdade.” Jo 4:24

O preenchimento desses dois requisitos, espírito e verdade, é a forma esperada pelo Santo, como correspondência ao Seu Amor; “... Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra, e meu Pai o amará; viremos para ele e faremos nele morada.” Jo 14:23

A edificação dos novos templos, pois, invés de colocar estrategicamente, pedra sobre pedra, observando esquadro, prumo e nível, é um aprendizado prático da Santa Palavra que nos edifica.

Paulo alistou os dons na área do ensino, e o objetivo pelo qual eles foram dados; “Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação...” Ef 4:11,12

Quando, deixamos as coisas de nossos interesses pessoais tomarem a dianteira, relegamos ao descaso as espirituais; o lazer ou a aquisição de bens sobrepuja a nossa vida com Deus; ou, no afã pelas nossas coisas, as desconsideramos até, incorremos no mesmo erro dos coevos de Ageu. Cada um se apressava à sua casa, ao seu conforto, deixando deserta, abandonada, a Casa do Senhor.

Pedro, que o catolicismo convenientemente confunde com a Pedra Angular da Igreja, ele mesmo disse que é Cristo; (Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Atos 4:11) coloca cada um de nós como uma partícula que deve ser edificada para fazer boa figura no todo; “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual, sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Ped 2:5

Quando deixamos as coisas de Deus em segundo plano, para fazermos se nos “sobrar tempo”, descumprimos o primeiro e mais importante dos mandamentos; “Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” Mat 22:37,38

Se, meu coração, alma e pensamento estão no Senhor, como eu poderia deixar as coisas Dele em segundo plano?

Nos dias de Ageu, a contrariedade do Eterno se manifestava na diminuição das posses, da colheita e dos animais, visto o egoísmo de então.

Agora, no ministério do espírito, as coisas são diferentes. A pessoa até pode ser “próspera” materialmente, e ser uma indigente espiritual, morta até; “... Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui.” Luc 12:15

Quando O Salvador prometeu “vida com abundância” aos Seus, pois, falou da fartura de vida; eterna. Não, de vida com facilidades, antes, advertiu: “No mundo tereis aflições...”

No prisma das posses Paulo ensinou: “... estou instruído, tanto, ter fartura, quanto, ter fome; tanto, ter abundância, quanto, padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fp 4:12,13

O risco de não edificarmos à “Casa de Deus” enquanto podemos, é que passe a vez; só percebamos quando for tarde demais; “Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos.” Jr 8:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário