domingo, 10 de dezembro de 2023

Nova criatura


“Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” II Cor 5:15

“Ele morreu por todos...”
A universalidade do Amor Divino; o que, não implica, necessariamente, na devida correspondência por parte do homem.

Woody Allen disse: “Se, Cristo morreu pelos nossos pecados, seria uma tolice deixar de cometê-los.” Pela forma com que o sujeito viveu, envolvendo-se com sua própria enteada, sendo acusado de ter cometido estupro também; realmente, ele não tinha escrúpulos ao pecar.

O Feito de Cristo deveria nos constranger, envergonhar, ao entendermos que foram nossas culpas que demandaram tamanho preço. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado, incontaminado.” I Ped 1:18,19

Quem acha que, o inefável Amor Divino equivale a uma licença para pecar, deveria buscar entender melhor, em tempo, o que significa. Ao lado do Divino amor, mora Seu ódio; “Tu amas a justiça e odeias a impiedade...” Sal 45:7

“Considera a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na Sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.” Rom 11:22

“... para que os que vivem, não vivam mais para si...”
O egoísmo esse subproduto da mentira que originou a queda, ainda é um traço marcante; o homem gostou da ideia maligna do “Vós sereis como Deus, e decidireis o bem e do mal.” Enquanto O Criador vê beleza no enxame, cardume, bando, rebanho, o egoísta mor plantou o orgulho individual nas almas caídas; onde, o ‘eu sou mais eu, o resto que se dane’, parece ser a “moral” vigente.

A destruição desse engano é o primeiro passo, para quem desejar servir a Cristo. “Negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” Os salvos que aprenderam andar em obediência ao Senhor, foram edificados no conhecimento Dele; “... nós temos a Mente de Cristo.” I Cor 2:16

Nele, é possível e necessário estarmos “mortos” e vivos ao mesmo tempo, como afirmou Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou por mim.” Gál 2:20

O velho homem com seus desejos e práticas desorientadas é mantido na “cruz”; mediante renúncias, obediência; enquanto o novo entra em cena, comprometido com O Senhor; Seus valores e objetivos; primeiro, em nós; depois, através de nós.

“... mas, (viva) para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” O novo nascimento traz privilégios que eram impossíveis, antes. “... aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus... aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.” João 3:3 e 5

Junto, responsabilidades de nos deixarmos moldar por Jesus Cristo; a mudança resultante será tal, que, de certa forma nos tornaremos outros; “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.” II Cor 5:17

As coisas velhas era o nosso antigo proceder, antes de nos rendermos ao Salvador; as motivações: “Fermento velho”; o ser: “Velho homem.” “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais nova massa...” I Cor 5;7 “quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;” Ef 4:22

Ele morreu uma vez por nós, isso basta. Ninguém é forçado a submeter sua vida a Ele. Todos são convidados; “Pregai o Evangelho a toda criatura.” Quem O aceitar, identifica-se com Sua morte, como ensina Paulo: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte?” Rom 6:3

Porém, quem dá uns passos com Ele, depois volta correndo às seduções do mundo, faz pior que os que nunca creram; “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;” II Ped 2:21

A Palavra ensina: “... é impossível que, os que já uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se fizeram participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus, as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam O Filho de Deus...” Heb 6:5,6

O amor que “tudo suporta, tudo crê, tudo espera...” no fim, espera ser correspondido. Isso se demonstra no teatro das ações, não das palavras; “Se me amais, guardai meus mandamentos.” Jo 14;15

Nenhum comentário:

Postar um comentário