quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Divina aversão

 

"Mas vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; vossos pecados encobrem Seu Rosto de vós, para que não vos ouça.” Is 59:2

Depois de afirmar que a Mão do Senhor não está encolhida, nem o Ouvido Divino está doente, o profeta expôs o motivo pelo qual O Eterno não os ouvia.

“... vossos pecados encobrem Seu Rosto de vós...” Isso remete-nos a Habacuque: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal...” Hc 1:13

Sendo necessário expor o motivo pelo qual O Senhor não os ouvia, inevitável a conclusão que eles oravam.

Não que um pecador não possa orar a Ele; se assim fosse, ninguém poderia. Porém, quem pretende ter intimidade com O Senhor vivendo de qualquer maneira, acrescenta aos seus muitos pecados, a profanação do Nome Santo. Nos dias de Malaquias, levavam animais defeituosos para o sacrifício.

Se, O Eterno validasse abençoando, aos de comportamento maus, que mensagem anexaria à Sua bênção? Os que ofereciam um culto preguiçoso, trazendo animais imperfeitos, foram assim denunciados: “Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, seu produto, isto é, sua comida é desprezível.” Ml 1:12 Certas coisas, não é necessário dizer; nossas atitudes mostram.

Embora O Senhor ouça e socorra pecadores arrependidos, aos rebeldes rechaça, como bem sabia o cego de nascença que Jesus curou. “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz Sua vontade, a esse ouve.” Jo 9:31

O mesmo Isaías denunciara a oposição do Senhor aos rebeldes. “Mas eles foram rebeldes, contristaram Seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, Ele mesmo pelejou contra eles.” Is 63:10

“Porque o erro dos simples os matará, o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que Me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1:32,33

Antes do nosso culto, o Senhor olha para nosso viver, em todos os lugares que andamos. No caso daqueles, dos dias de Malaquias, as pessoas, causavam aversão ao Santo, além dos sacrifícios defeituosos que ofereciam. “Quem há também entre vós que feche as portas por nada, não acenda debalde o fogo do Meu altar? Não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.” Ml 1:10

É uma temeridade insana oramos ao Senhor para que Ele resolva nossos problemas, sem termos noção que nosso relacionamento com Ele carece de um concerto, antes. Deus sonda os corações e conhece nossas intenções; mesmo estando certas as palavras de nossos rogos, nos desprezará, se o espírito, as intenções estiverem erradas. 

Antes de mudar as circunstâncias do homem pecador, O Eterno quer, lhe mudar o caráter; regenerar. “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere O Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2:19

Invés da urgente e necessária reconciliação mediante Cristo, os que sonegam a mensagem do Evangelho genuíno, colocam no lugar um “utilitarismo religioso”, onde a impiedade que aliena ao homem do Santo não é tratada; a temeridade que leva o pecador a presumir que O Eterno o servirá, apenas porque ele deseja muito e se dispõe a pagar por isso, é acoroçoada.

“Se Eu tivesse fome, não te diria, pois Meu é o mundo e sua plenitude. Comerei Eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor, paga ao Altíssimo os teus votos.” Sal 50:12-14

Como ofereceria sacrifícios de louvores, quem ainda não provou a bendita libertação em Cristo, pela qual, todos os louvores são devidos ao Eterno? Quem ainda não usufrui a salvação, como poderia ser grato por ela?

Se ainda são as “coisas velhas”, os bens terrenos que movem aos tais religiosos, são apenas isso, religiosos; não estão em Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5:17

O Senhor não envelheceu, tampouco, deixou de ser Santo; essa balela modernista de que os tempos são outros, apenas são vernizes suicidas disfarçando que os homens são outros, bem piores, embora, O Altíssimo seja O Mesmo. No Salvador também não há mudança, nem sombra de variação. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente".

Se, os religiosos ímpios dos dias de Isaías, foram rejeitados pelo Senhor, não será diferente com os de hoje, mais culpados que aqueles, por terem muito mais vasto conhecimento do Criador.

Embora se coloque muita ênfase na fé, como se, ela bastasse; a fé que não crer nas prescrições e advertência para um viver agradável ao Santo, também não perca tempo reivindicando promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário