segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Os escolhidos


“Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura Completa de Cristo.” Ef 4;3

A necessária edificação tem como parâmetro, alvo a se atingir, a “Estatura de Cristo”. Não sei se algum convertido em toda a história da igreja atingiu isso. Todavia, segundo as Palavras Dele mesmo, o feito é possível. “O discípulo não é superior ao seu mestre, mas todo o que for perfeito, será como seu mestre.” Luc 6;40

A “perfeição” possível ao homem tem a ver com atingir maturidade espiritual, conhecimento, discernimento das coisas como são; “o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal.” Heb 5;14

A “perfeição” humana seria o cume de uma escalada no monte da santificação. Porém, a do Senhor É Seu cotidiano; a natureza do Seu Excelso Ser; “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, Santo, Inocente, Imaculado, Separado dos pecadores, e feito mais Sublime que os Céus;” Heb 7;26

Como Cristo; ponto mais alto ao qual um humano poderia chegar. A estatura humana, o nível ao qual Jesus Ousou descer. “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; achado na forma humana, humilhou-se, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2;6 a 8

O crescimento espiritual rumo ao aperfeiçoamento, invés de uma riqueza mística, habilidade retórica, destreza filosófica, aptidão para malabarismos intelectuais, nos desafia à simplicidade.

Assim como, no Seu Esvaziamento Veio à luz numa manjedoura, demanda que nos façamos como crianças também, dispostos a aprender Dele, e permanecer; “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, sejam de alguma sorte corrompidos vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” II Cor 11;3

Se, o “homem perfeito” tem os sentidos exercitados no discernir, os que deixam a simplicidade têm os mesmos corrompidos.

Tornou-se clichê no meio cristão dizer que, muitos são chamados, e poucos escolhidos. A chamada deve ser feita “A toda criatura.” Não há entre os humanos, uns mais salváveis, outros, menos. A todos deve ser exposto O Evangelho; cada um deve reagir como lhe convier.

Quais serão os escolhidos? O calvinismo, devido a uma interpretação questionável da palavra “eleitos” advoga que há uma pré-escolha, cuja pregação da Palavra se ocuparia de deixar patente. Dentre os muitos chamados, sobressairiam esses, os eleitos.

Bem, A Palavra de Deus atrela a Divina escolha a predicados, não, a sujeitos. “Os Meus Olhos buscarão os fiéis da terra, para que se assentem Comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sal 101;6 Embora o chamado seja expansivo, inclusivo, a escolha será seletiva.

Malgrado, a salvação não derive das obras, capacita aos salvos para as desejadas pelo Senhor. “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus Preparou para que andássemos nelas.” Ef 2;10

Alguns podem impor suas preferências à inteligência, se dando a raciocínios circulares; porém, os retos não o são porque eram eleitos; antes, foram eleitos porque, chamados por Cristo e desafiados à retidão, escolheram obedecer. “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim...” Mat 11;29

O Feito Redentor de Cristo só incide sobre os obedientes; “Se andarmos na luz, como Ele na luz Está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7

Esse “se” deixa patente a possibilidade de escolha, são essas que predicam aos sujeitos que O Senhor Escolherá.

Mesmo que não alcancemos à estatura desejada, ela segue lá, parâmetro excelso, para que jamais nos amoldemos à mediocridade e com ela nos conformemos. Se, podemos ser salvos ficando aquém da Estatura de Cristo, há coisas indispensáveis, qualquer que seja nosso crescimento: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor;” Hem 12;14

Edificação requer esforço, perseverança; que as igrejas invistam no ministério do ensino. A falta disso não é apenas um descuido com o crescimento; é um desleixo com a vida; “Meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também te Rejeitarei...” Os 4;6

A santificação que permite ver na dimensão espiritual foi ensinada por Cristo; “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” Mat 5;8

A Face do Senhor já pode ser vista aqui, nas escolhas que fazemos, para que a vejamos, finalmente, quando acordarmos na eternidade. “Quanto a mim, contemplarei Tua Face na justiça; me satisfarei da Tua semelhança quando acordar.” Sal 17;15

Nenhum comentário:

Postar um comentário