sábado, 14 de janeiro de 2023

A avareza


“Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.” Sal 10;3

“... o ímpio gloria-se...”
glorificar a si mesmo, pensar de si mais do que convém é um vício. Salomão ensinara: “Que um outro te louve, não tua própria boca; o estranho, não, os teus lábios.” Prov 27;2

Enquanto o piedoso é chamado à renúncia; “negue a si mesmo”, o ímpio busca a própria afirmação. Qual o padrão que esse usa para se glorificar? Seus feitos? Atributos? Talentos? Não. Seus devaneios; os desejos da sua alma.

Algo que desejo, certamente não possuo; senão, fruiria invés de apenas desejar. Então, a “glória” do ímpio é uma coisa vã, sem o menor sentido. “... vos gloriais em vossas presunções; toda glória como esta é maligna.” Tg 4;16

O Senhor até permite que o homem se glorie, mas pelo motivo correto; “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender Me conhecer, que Eu Sou o Senhor, que Faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me Agrado, diz O Senhor.” Jr 9;23 e 24

Ao fiel se ensina buscar aquilo que agrada Ao Senhor, o ímpio em sua independência suicida agrada a si mesmo; “bendiz ao avarento...”

A confiança no dinheiro vira substituto à confiança em Deus; e tudo o que usurpa o lugar do Eterno, se converte num ídolo. “Mortificai, pois, vossos membros, que estão sobre a terra: fornicação, impureza, afeição desordenada, vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Col 3;5

O Salvador também advertiu contra esse ídolo enganoso; “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Luc 12;15

Há ímpios religiosos enganando-se sobre a própria condição. Apesar de textos como, “No suor do teu rosto comerás teu pão.” Gn 3;19 “Se já ressuscitastes com Cristo buscai as coisas que são de cima...” Col 3;1 “buscai primeiro O Reino de Deus e Sua Justiça...” Mat 6;33 etc. Esses, ora são vistos onde A Palavra de Deus é ensinada, outra, nas filas das lotéricas “fazendo uma fezinha”.

O amor a Deus e ao dinheiro são coisas excludentes; uma ou outra. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mat 6;24 

Não que devamos ser esbanjadores, como o pródigo, mas sejamos solícitos com os necessitados, e fiéis nas finanças pertinentes à Obra.

De modo automático, ao correr após a avareza, o ímpio dá o próximo passo: “... renuncia ao Senhor.” 

Embora, nossos lábios possam ostentar a profissão de fé que convier, é a nossa submissão que deixa patente a quem servimos; “Não sabeis que, a quem vos apresentardes por servos para obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Rom 6;16

Se, eventualmente um idólatra mencionar ao Senhor, o fará de olho do que Ele Dá; não, por adoração. “sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele Existe, e é galardoador dos que O buscam.” Heb 11;6

Deus É Galardoador; mas, não devemos nos aproximar Dele priorizando isso, o galardão, a bênção. Buscar a Deus não é encontrar algo para nós; antes, “perder” um pouco de nós, em renúncia voluntária no afã de agradar ao Senhor.

Eventualmente criticamos Esaú que abdicou da bênção do Senhor por um prato de lentilhas. Sem estar devidamente atentos, muitos fazem o mesmo. “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e laço, e muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é raiz de toda a espécie de males; nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas...” I Tim 6;9 a 11

Muitos disfarçam seu amor pelo dinheiro travestindo de prudência; “não vou dizimar nem ofertar, porque farão mau uso do dinheiro.” Talvez, nem a Casa da Moeda devesse fabricá-lo, muitos usarão para corrupção, prostituição.

Outros produzem exaustivos estudos “provando” que dízimo é algo superado. Podemos colar aqui, acolá, rótulos que quisermos. No julgamento não serão nossos juízos que contarão, antes, O Divino sobre nós. “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Rom 14;12

“Aqueles que gostam muito de dinheiro, dificilmente se interessam verdadeiramente por pessoas.” Georgeana Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário