domingo, 15 de janeiro de 2023

Tesouro a buscar


“Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se seu coração, por isso esqueceram de Mim.” Os 13;5 e 6

O Eterno e Sua conturbada relação com Israel. Quando eles estavam no deserto, no cativeiro sob Faraó, e mesmo na peregrinação do Êxodo, facilmente foram conhecidos pelo Senhor. No entanto, levados à Terra Prometida, à abundância, a maioria esquecera a graça recebida. “Estando fartos, ensoberbeceu-se seu coração...”

Daí, a parcimônia Divina com as bênçãos materiais. Quando pedimos algo, Seu Amor certamente O Inclina a nos dar; porém, o mesmo Amor consorciado com Sua Presciência, O Faz cauteloso; fartura recebida fácil, pode afastar aos ingratos de memória ruim.
Seríamos, perante Ele, como o filho insensato que cansa os ouvidos do pai, pedindo dinheiro para comprar drogas. O que o amor paterno faria?

Às vezes O Santo precisa nos curar de anseios malsãos, antes de nos socorrer nos bens. “Por isso, O Senhor Esperará, para ter misericórdia de vós; por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos que Nele esperam.” Is 30;18

Ao salvo, talvez caiba a fala registrada em Jeremias, quando esse falou a Baruque: “Procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz O Senhor; porém te Darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.” Jr 45;5

O homem prudente haverá de rogar, mais ou menos como Agur; “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar; tome O Nome de Deus em vão.” Prov 30;8 e 9

Se, é vero que O Salvador prometeu abundância, “O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir; Eu Vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Jo 10;10. Convém que observemos o contexto imediato da Sua Fala; está em oposição aos feitos do “ladrão”, Satanás.

Se, ele rouba, mata e destrói, por que seus servidores gozam grandes fortunas na terra, viram presidentes da república até? Porque a vida e a abundância, que O Senhor Trouxe, são de outra estirpe. Assim como, a morte com a qual o ladrão engana aos seus, “folhando carne a ouro”.

Que a vida não tem nexo com a fartura material, Ensinou mais de uma vez; “A vida de cada um não consiste na abundância do que possui.” “Louco! Esta noite pedirão tua alma! O que tens preparado, de quem será?” “Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e essas coisas vos serão acrescentadas.” etc.

O Salvador pontou, sobre quais riquezas devemos buscar. “Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem tudo consomem; onde ladrões minam e roubam; mas, ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões não minam nem roubam.” Mat 6;19 e 20

Paulo seguiu as pisadas do Mestre: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo Está assentado à destra de Deus; pensai nas coisas que são de cima, não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Col 3;1 a 3

Parece contraditório estarmos mortos, e nossa vida escondida com Cristo; quer dizer, mortos para as coisas terrenas, mas vivos para Deus. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos em novidade de vida.” Rom 6;3 e 4

Quem presume que seja, O Evangelho, um manual de prosperidade, um compêndio de dicas motivacionais, que nos fará sentirmos satisfeitos conosco mesmos, ou, algo assim, devaneia vestir animais com vestes angelicais. Sim, o homem em si, sem a regeneração é só um bicho; “Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como animais.” Ecl 3;18

A filiação celeste depende de nossa relação com Cristo; “a todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

Aqui somos peregrinos; lá seremos herdeiros do Rei. Esperemos pela herança no tempo certo; “A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada.” Prov 20;21

Nenhum comentário:

Postar um comentário