terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Enquanto podes


“Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas O Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.” Gn 31;29

Labão perseguidor de Jacó, quando o alcançou disse essas coisas. Em tinha poder, (e intenção) para fazer mal. Mas, Deus o impediu.

Como podemos saber que ele tinha intenções más contra seu genro? Se assim não fosse, não seria necessário o Eterno colocar freios nele.

Ideal que fosse assim, sempre; o que A Palavra de Deus veta, tido como cerca intransponível. Porém, a humanidade é pós graduada em pular cercas. A obediência deveria ser a norma, mas é exceção. Por isso, parte da oração ensinada pelo Mestre traz esse desejo, de que aprendamos obedecer; “seja feita Tua Vontade, assim na Terra, como no Céu.”

Os anjos que seguem fiéis, não têm dificuldade em obedecer ao Senhor; geralmente o fazem, atuando em nosso favor. “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Heb 1;14 A inclinação ao serviço facilmente se coaduna com obediência; enquanto, a índole egoísta tenda à ruptura, autonomia.

Como seria então, se Labão tivesse desobedecido? Desobediência à Palavra de Deus é o que mais acontece, infelizmente. Só que, no caso dele, seria a rejeição à Palavra escutada diretamente, invés da escrita como temos. Isso daria azo a uma punição imediata, como aconteceu com Balaão, quando teve que ouvir uma jumenta falar para ser desviado da morte. O último naco de misericórdia, casado com a Ironia Divina. Não ouves Minha Voz? Quiçá, a de uma jumenta?

Rejeição à Palavra Escrita também é grave; a diferença é que concorre certa vigência de tempo, ocasionando possibilidades de arrependimento e mudanças, antes do juízo. Senão, ao seu tempo a consequência virá. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” Gál 6;7 e 8

Todo poder humano, se, não delegado, é permitido pelos Céus. Pilatos gabou-se ante O Salvador, de ter poder para fazer o que quisesse: “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não Falas a mim? Não sabes Tu que tenho poder para Te crucificar e tenho poder para Te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra Mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que Me entregou a ti maior pecado tem.” Jo 19;10 e 11

O Senhor não disse que ele não tinha poder; mas, que recebera do Alto; naquele momento estava usando sua autoridade para pecar, sendo conivente com desejos pecaminosos de outros; esses, por serem a causa, eram pecadores maiores que ele. “aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.”

Antes de nos jactarmos do que podemos, pois, bem faremos em considerar o que devemos. “... pois quem está altamente colocado tem superior que o vigia; há mais altos do que eles.” Ecl 5;8

Embora no meio cristão se ouça muitos incautos falando em “buscar poder”, o que necessitamos para agir conforme Deseja nosso Pai recebemos desde a conversão; “A todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

O poder para atuar como filhos de Deus num mundo que se fez filho do maligno, anda em consórcio com o dever; “Aquele que diz que está Nele, deve andar como Ele andou.” I Jo 2;6

“Pisar serpentes e escorpiões”
não significa sair por aí manietando espírito maus; antes, não se dobrando à influência desses. Quando o homem perde a condição de influenciar à sociedade pela apostasia se diz que se tornou sal degenerado, que só serve para ser pisado pelos homens, desprezado. Assim, devemos “pisar” nas influências malignas; desprezando suas seduções, vencendo-as pela Palavra de Deus. “Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” Sal 119;104

A punição pela desobediência por não ser imediata, pode criar um hábito mortal; “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” Ecl 8;11

Essa temeridade aos poucos vai impregnando em quem se dá a ela, até que, acaba se tornando parte das suas almas; “Porventura pode o etíope mudar sua pele, ou o leopardo suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.” Jr 13;23
A desobediência contumaz se faz um “poder” que aprisiona, nas vidas daqueles que, desprezam ao Poder que liberta; A Palavra de Deus.

“Conheço muitos que não puderam quando queriam, porque não quiseram, quando podiam.” Rabelais

Nenhum comentário:

Postar um comentário