quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Sermão dos montes


“Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo que disser lhe será feito.” Mc 11;23

Esse verso tem sido “patrocinador” de muito ensino de mercenários, travestidos de pastores; mercê de uma interpretação superficial, rasteira. Tais, colocam O Eterno contra a parede, “exigindo” que seus desejos sejam atendidos afinal, está escrito.

O “qualquer” não é uma entrada franca a toda sorte de caracteres e motivações, a despeito dessas se oporem à Vontade Divina. Quando diz, qualquer, significa que a possibilidade é ampla, está ao alcance de todos; não, que, qualquer um, mesmo andando à sua ímpia maneira está qualificado para a promessa.

Até o cego de nascença sabia que Deus Tem critérios, e não sai atirando pérolas aos porcos; “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, faz Sua Vontade, a esse ouve.” Jo 9;31 Isso sobre o caráter do suplicante; sobre os motivos da súplica também é preciso certo crivo. “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites.” Tg 4;3

Postos esses dois limites quanto ao sujeito, resta ainda outro, relativo ao predicado; “não duvidar em seu coração...” quem remove dúvidas de nossos corações, (consciências) é a Paz de Cristo, manifesta mediante O Espírito Santo que nos habita e testifica que estamos agindo segundo Deus.

Sempre que tentados a agir alienados do Santo e Sua Palavra, acenderá uma luz na consciência, advertindo de que nossa escolha está errada. Assim, toda atitude que não se coadune com O Divino Querer, fatalmente será denunciada pela voz da dúvida. “Os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Is 30;21

Rejeitar ouvir O Espírito e Nele andar, redundará em apostasia, perda da fé, da salvação. Paulo aconselha: “Conservando a fé, e boa consciência, a qual rejeitando, alguns fizeram naufrágio na fé.” I Tim 1;18

Além da fé como confiança, é preciso outra atinente ao conteúdo; digo, não apenas o crermos; mas, como entendemos A Vontade Expressa, Daquele em Quem cremos. Daí, tão importante quanto a confiança é o conhecimento no âmbito espiritual; tanto é assim, que a perda de muitos foi atribuída e essa falta, não, falta de fé; “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também te Rejeitarei...” Os 4;6

Judas disse que teve seu objetivo escriba mudado “em trânsito” por uma urgência espiritual; “... procurando eu escrever-vos com toda diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé...” Jd v 3

Ou seja: Eu pretendia falar-vos sobre salvação, mas me senti chamado a alertá-los a batalhar pela fé, (o conteúdo dela) porque se infiltraram falsos mestres.

Assim, batalhar pela fé não significava reivindicar o direito de continuar crendo; antes, entender e cumprir o dever de preservar o teor do que se cria, sem abertura para infiltrações.

Quando alguém se presume, “em Cristo” e roga, em cima do verso inicial, em apreço, reivindicando coisas do velho homem, testifica conta si mesmo que é um farsante; não será atendido. Pois, “... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; e tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Que a fé remove montanhas é pacífico; até descrentes sabem dessa verdade. A questão é que colocamos nossos “montes” adiante dos de Deus; digo, miramos o que nos incomoda, alheios ao que incomoda a Ele; nos inquietam os problemas para nós; ao Santo incomodam os problemas, em nós. Olhamos longe pela lente do fruir, Deus nos aguarda na do purificar.

Se, em atitude resoluta de fé e obediência, nos voltarmos contra os montes certos, e não duvidarmos, veremos todos eles lançados no mar; eis alguns que incomodam O Eterno! “Estas seis coisas O Senhor Odeia, a sétima, Sua Alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Prov 6;16 a 19

São todas conquistas na área da santificação; quem inda pega promessas espirituais sonhando com terra, passou longe da cruz. “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo Está Assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, não nas que são da terra; porque já estais mortos; vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Col 3;1 a 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário