quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Selo e coroa


“Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois, a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu Sou O Senhor.” Lev 21;12

Restrições aos sacerdotes da Antiga Aliança; deveriam evitar qualquer coisa que contaminasse, profanasse.

Entretanto, a contaminação possível, não era apenas ritual. Quando o povo vivia desleixado para com a vida santa requerida, os sacrifícios eram mero costume, não um sinal de arrependimento, então, a profanação estava estabelecida.

“Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará imunda? Os sacerdotes responderam, dizendo: Sim. Então respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, assim é esta nação diante de Mim, diz O Senhor; assim é toda obra das suas mãos; tudo que ali oferecem imundo é.” Ag 2;13 e 14

O ajuntamento ritual descompromissado com A Santidade do Senhor, fora denunciado; “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para Mim abominação; luas novas, sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.” Is 1;13

Ainda o “louvor” de gente alheia à justiça, junto com oferendas e culto hipócrita, foi repelido; “Odeio, desprezo vossas festas; vossas assembleias solenes não Me exalarão bom cheiro. Ainda que Me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não Me Agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, juízo como águas, e justiça como ribeiro impetuoso.” Am 5;21 a 24

Deus não atenta ao nosso jeito de cultuar; antes, nosso modo de viver. O culto deve ser consequência. “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela Glória do Pai, assim, andemos em novidade de vida.” Rom 6;4

Devemos nascer de novo, ninguém nasce grande. Isso seria “clonar” as células velhas. “Alimpai-vos do fermento velho, para que sejais nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” I Cor 5;7 “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” I Ped 2;2

Pertencer ao Senhor é um privilégio e também uma reponsabilidade. O Eterno até aceitava que, povos alienados Dele se dessem aos descaminhos da idolatria; “O artífice animou ao ourives, o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a firma, para que não venha a mover-se.” Is 41;7 o processo deles para fazerem imagens, apenas narrado.

No entanto, a adesão a isso pelos descendentes de Abraão amigo de Deus causou espanto; “Porém tu, ó Israel, servo Meu, tu Jacó, a quem Elegi descendência de Abraão, Meu amigo; tu a quem Tomei desde os fins da terra; te Chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o Meu servo, a ti escolhi, nunca Te rejeitei?” Vs 8 e 9

A santidade requerida dos salvos é uma separação das maneiras vulgares de viver e cultuar. Por isso, os servos idôneos se espantam, quando cristãos, a pretexto de contextualizar, saem imitando as maneiras descompromissadas dos povos; dando uma versão “gospel” a cada faceta de mundanismo que veem.

Como os sacerdotes antigos deveriam ser separados, “... pois a coroa do azeite da unção está sobre eles.” Isso se aplica a todos os salvos na Nova Aliança em Cristo. “Nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre.” Apoc 1;6

A unção figurada como coroa, remete à identificação com O Reino de Deus; Paulo comparou também, com um selo; “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; tendo nele também crido, fostes selados com O Espírito Santo da promessa.” Ef 1;13

Selo era a “assinatura” de um rei; ambas as figuras nos associam ao Reino de Deus. Devemos nos separar das coisas impuras por pertencermos a Ele; santificação para os salvos é um imperativo: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor;” Heb 12;14

Quem pretende ser “descolado, inclusivo, legal,” para não “usar o medo como arma” como acusa Caio Fábio, aos mais zelosos, inverte os papeis; como os denunciados por Paulo que, “Mudaram a verdade de Deus em mentira, honraram e serviram mais a criatura que o Criador, que É Bendito eternamente.” Rom 1;25

Além de selo e coroa, O Espírito Santo nos é Luz; não para induzir a um pensamento alternativo; antes, para ajudar a ver os Pensamentos de Deus revelados em Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário