quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Os vencedores


“Quem vencer, herdará todas as coisas; Eu serei seu Deus e ele será Meu filho.” Apoc 21;7

Propaga-se um conceito muito superficial do que seria vitória. Do jeito que é ensinado, ouvindo os testemunhos de gente que fez esse ou aquele ritual, e obteve “vitória”, somos forçados a acreditar que esses, ainda seguem sendo perdedores. Se, pretendem ter nascido de novo, por que, sua velha maneira de viver parece ainda resiliente? A conversão costuma mudar isso. “Assim se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Perdem, esses “vencedores”, a excelsa possibilidade de estabelecer um relacionamento com O Senhor, mediante Cristo, para fazer mero “negócio”; seu triunfo testemunhado, não raro, é a obtenção de algo decidido egoisticamente, que O Eterno deve conceder. O objetivo da cruz é maior que essas avidezes materiais, no varejo; “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados e pôs em nós A Palavra da reconciliação.” II Cor 5;19

Estávamos em inimizade com Deus; pela Cruz de Cristo, a separação é desfeita em favor daqueles que se arrependem e andam em obediência ao Salvador. “Não sabeis que, a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para justiça?” Rom 6;16

As verdadeiras vitórias têm a ver com o que “perdemos”, mais do que, com o que ganhamos nos domínios espirituais. Quanto mais deixamos o modo mundano de viver, no qual estávamos acostumados, mediante a mentalidade e as atitudes transformadas e nos aproximamos para conhecer à Vontade Divina, que nem sempre nos será aprazível, embora, Deus faça com que, tudo contribua para nosso bem; mesmo as coisas que nos decepcionam.

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;2 

Para experimentarmos a essa carecemos deixar a nossa antiga maneira de ser e agir.

Um aspecto que devemos assimilar, os que são de Cristo, pois, é que, vencer deixou de ser, ganhar um troféu para expor no teatro das aparências, na sala de troféus da carne; agora, carecemos manter uma postura inabalável, mesmo ante fatos desencorajadores, pois, não é mais o que vemos que patrocina nossas escolhas; “Porque andamos por fé, não por vista.” II Cor 5;7 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; esta é a vitória que vence o mundo, nossa fé.” I Jo 5;4

Notemos que os vencedores não têm, necessariamente, medalhas, troféus, nada; apenas permanecem na fé.

Diferente da abordagem vulgar, a fé sadia não é um poder para fazer acontecer o que desejamos; antes, uma confiança inabalável em Deus, de modo tal, que, mesmo que tudo ocorra diverso do que queremos, seguiremos crendo, por causa da Integridade de Quem prometeu; “Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor; firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10

O “tudo é possível ao que crê” não significa que esse poderá mudar o que quiser; antes, que tudo o que vier, lhe será possível suportar, sabendo que Deus está com ele. “Quando passares pelas águas estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Is 43;2

Cada tentação resistida é uma vitória pontual em nossa caminhada; todavia, só quem chegar do outro lado, fiel ao Senhor, a despeito do que tiver enfrentado, será considerado um vencedor. Foi em face ao martírio, a perda da vida terrena sem negar ao Senhor, que Paulo falou como vencedor; “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Tim 4;7

Acaso um homem natural consideraria vitória, ser morto agarrado numa crença? Vencer no âmbito espiritual, tem suas peculiaridades.

“O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, nem pode entende-las; porque elas se discernem espiritualmente.” I Cor 2;14

Portanto, quando algum pregador da moda ensinar essa ou aquela mandinga, com fito de “obter vitória”, possivelmente estamos diante de alguém que ainda não sabe, o que pretende ensinar.

A Vitória de Cristo, sobre Satanás, a carne, o mundo e a morte, está ao alcance dos que desejarem salvação. Porém, quem anelar facilidades numa guerra milenar como a que estamos envolvidos, confundiu joias valiosíssimas com bijuterias.

Carece urgentemente lograr triunfos sobre as trevas, para parar de andar no escuro. “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov 4;18

Nenhum comentário:

Postar um comentário