terça-feira, 24 de dezembro de 2024

O lamaçal


“Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos.” Sal 40;2

Para alguém poder falar dessa forma, carece antes de mais nada, saber a diferença entre lodo e Rocha. Quem não sabe uma coisa assim tão elementar? Acontece que aqui, são figuras de linguagem, descrevendo uma situação moral, espiritual. Para tanto, quem não aprender a ver as coisas como O Santo vê, terá problemas em identificar corretamente, a cada uma.

Tendem as pessoas a ver e valorar às coisas a partir de si mesmas; “A moral do lobo é comer ovelhas, como a moral da ovelha é comer grama.” Escreveu Anatole France. A inversão de valores é o derivado natural, do vício humano de endeusar às próprias percepções, legitimar predileções, alheio ao Eterno.

A percepção particular da vida, acaba valorando ao ser, por inteiro. O Salvador ensinou: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, teus olhos forem maus, teu corpo será tenebroso. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat 6;22 e 23 Percepções segundo a natureza, não segundo Deus, colocam a mercê do príncipe das trevas que domina sobre a natureza caída.

Paulo descreveu a saga humana, como estando nós restritos a um limite de tempo e espaço, para buscar a Deus; “... se, porventura, tateando o pudermos achar...” Atos 17;27 A cegueira espiritual do homem alienado do Eterno.

“O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.” Prov 4;19 Em contraponto, os que são justificados em Cristo, pouco a pouco são capacitados a ver as realidades espirituais; “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito.” V 18 Esse ditoso pode deplorar o fato de ter estado na lama, porque a consegue identificar; passa a ser firmado nos valores Divinos, a Rocha.

Invés de ficar saudoso rebuscando o passado e contando as barbáries pretéritas, como os que se orgulham se ser ex isso, aquilo, um convertido deixa pra lá as coisas da lama e avança para outras melhores. “Que fruto tínheis então, das coisas que agora vos envergonhais?” Rom 6;21 O passado causa vergonha, não é motivo para ser rebuscado.

Não se trata a conversão, de mera mudança de habitat. Aquele que pretender sair do seu ambiente natural e vir a Cristo, sem uma mudança sobrenatural, o novo nascimento da água e do Espírito, até poderá figurar por um tempo, mercê de conveniências, ou patrocinado por habilidades teatrais. Mas, chegará uma crise, a prova, e nessa, a vera essência sairá à luz. Por isso, o salvo, além de evitar maus conselhos, ambientes, companhias, deve buscar a edificação no Senhor; “Tem seu prazer na Lei do Senhor e nela medita dia e noite.” Sal 1;2

Pedro aprecia uns que até saíram do lodo para a Rocha, mas continuaram acariciando a saudade da lama, invés de adotarem nova dieta, sóbria, espiritual; em dado momento, migraram de volta ao lixão do qual haviam saído.

“Porquanto, se depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se o último estado, pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora, não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: o cão voltou ao próprio vômito, a porca lava ao espojadouro de lama.” II Ped 2;20 a 22

A não adoção da dieta ovina preservou a índole do cão. Embora alguns advoguem que não se pode perder a salvação, os que isso fazem sequer haviam se convertido, as reiterados exortações à perseverança apontam noutra direção.

Pois, os que vieram e fruíram de Cristo retrocedendo, valoraram à Rocha como inferior à lama; “Porque é impossível que os que já uma vez fora iluminados, provaram o dom celestial, se fizeram participantes do Espírito Santo, provaram a boa Palavra de Deus, as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois, assim, quanto a eles, de novo crucificam O Filho de Deus e O expõem ao vitupério.” Heb 6;4 a 6

Antes que, de atitudes, a conversão requer mudança de mentalidade; “Deixe o homem ímpio seus caminhos, e homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor...porque os Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, diz O Senhor.” Is 55;7 e 8

Antes de tirar os pés da lama, O Eterno tira a lama das mentes.
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário