terça-feira, 20 de agosto de 2024

"Profetas" Solitários


“Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás como Minha Boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.” Jr 15;19

Jeremias estava cansado da dura missão; mesmo agindo com integridade, era visto como um maldito, por uma sociedade avessa a Deus e Suas Leis. Parece que já existia então, a narrativa fajuta do “discurso de ódio.” “... Nunca lhes emprestei com usura, nem eles a mim; todavia, cada um deles me amaldiçoa.” V 10

Então, estava olhando meio de longe pra apostasia que denunciara sem resultados. Chegou a pensar que fizera sua pregação no lugar errado falando com pessoas sem influência, sem poder de decisão; então, foi aos lugares “altos” com o mesmo resultado; “Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus. Irei aos grandes e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, romperam as ataduras.” Cap 5;4 e 5

Não sofria por meros anseios de ser aceito como profeta idôneo, que era; o que o entristecia era o fato de que ele sabia onde a rebelião levaria seu povo. Vidas e riquezas seriam perdidas; por fim, acabariam em cativeiro. “Tuas riquezas e teus tesouros entregarei sem preço ao saque; isso por todos os teus pecados, mesmo em todos os teus limites. Te farei passar aos teus inimigos numa terra que não conheces; porque o fogo se acendeu em Minha ira e sobre vós arderá;” vs 13 e 14

“Nunca me assentei na assembleia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da Tua mão, me assentei solitário; pois me encheste de indignação. Por que dura a minha dor continuamente, e minha ferida me dói e não admite cura? Serias Tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes?” vs 17 e 18
 

Ver a mão de Deus cumprindo às duras coisas que anunciei, não me foi motivo de alegria, como se eu precisasse de afirmação, defendeu-se; “... não me regozijei; por causa da Tua Mão, me assentei solitário.”

Se encontrava assim, como quem “joga a toalha”; havia desistido de acreditar que veria alguma mudança, por parte do seu povo. Nesse contexto O Eterno lhe disse: “... Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim...”. Magnífica liberdade de escolha, que O Eterno faculta! “Se tu voltares...” a decisão sobre isso, cabe a ti; “então te trarei” caso escolhas fazer Minha vontade, estarei junto contigo te capacitando, e tu “estarás diante de Mim.”

A decisão sobre ser ainda profeta ou não, Deus fez arbitrária, porém, o conteúdo da mensagem deveria vir Dele; “... se apartares o precioso do vil, serás como Minha Boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.” Deus decide o que é precioso e o que é vil; ao profeta cabe a honrosa e dura missão de ser seu porta-voz. Em caso de conflito, lhe é vedado que "negocie” com a impiedade, como se, sua aceitação pessoal fosse tão, ou mais importante que a vontade Divina. “... tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.”

Quanto, os adivinhadores precisam aprender como age um profeta de verdade! Esses que vaticinam, quedas de aviões, morte de famosos, coisas corriqueiras que, nenhum proveito trazem, a quem escuta, ainda precisam saber o mais elementar sobre profecia; sua origem é nobre, não, vulgar; “... aquele que tem Minha Palavra, fale-a com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. Porventura Minha Palavra não é como o fogo, diz o Senhor, como um martelo que esmiúça a pedra?” Jr 23;28 e 29

Esses que saem de um vídeo ao outro em busca de eventos para “encaixar” suas profecias, deixam evidente que buscam seus interesses, não, os Divinos.

Se, como disse Salomão, “Não havendo profecia, o povo perece...” Prov 29;18 Isso por si só evidencia que a profecia veraz, é antes, uma correção de rumos de quem se desencaminha, que uma tentativa de adivinhação, antecipando coisas que presumivelmente acontecerão.

Muitos profetas que começaram bem, hoje estão alienados de Deus, assentados solitários; não, como Jeremias, com indignação pela dureza do povo; antes, solitários porque vertem suas mensagens de si mesmos, fizeram do “profetizar” um ministério. Então, se Deus não os usa, eles usam Deus, empurrando em Nome Dele, coisas que O Santo não ordenou.

Quem sabe, para alguns, ainda haja concerto; “Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás como a Minha Boca...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário