quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Peregrinos


“Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.” I Jo 1;5

Dois traços para identificação dos falsos profetas e mestres. Quando suas predições, doutrina, ensinos, desalinham das Escrituras, ou, suas pregações, recebem aplausos de gente que não é do Senhor.

A mensagem deve ser pregada aos ímpios, claro! Mas, quando esses a recebem, invés de aplausos, mostram arrependimento, tristeza, contrição. Se não for assim, mesmo pensando que a receberam, ainda não entenderam o que está em jogo; a salvação das almas, mediante arrependimento e conversão.

Em geral, o ser humano aplaude a si mesmo; quando se identifica com determinada performance, arte, ensino, discurso... Quando um ímpio se “encontra” com uma mensagem espiritual, há sobejas razões para acreditarmos que a mesma não procede do Senhor; pois, Ele confronta à impiedade chamando ao arrependimento, invés de avalizar às más posturas. Após o perdão sempre tem um sisudo, “não peques mais.”

Se, um pregador “descolado” com sua “teologia liberal”, seus chavões “politicamente corretos” desfila airoso entre aplausos do mundo, não significa que esteja revolucionando-o com sua mensagem; antes, que ele deturpou à Santa Palavra, por amar mais à glória dos homens, que a de Deus. Trata-se de um farsante, drogando incautos com rótulos bonitos, ninando o berço de mortos.

“... Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Luc 16;15

O vulgo arde em febre, por modernismos; nós, ainda que possamos usufruir de meios tecnológicos de última geração, quando ao caminho espiritual, por ter vertido seu ensino da Fonte Perfeita, não há lugar para melhoramentos; apenas perseverança. “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; achareis descanso para vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos.” Jr 6;16

Cristãos não pretendem ser melhores que outros que não creem. Mas, atendendo ao chamado de Cristo foram desafiados ao “caminho estreito”, logo, se forem vistos andando “folgados” demais, certamente é porque se desviaram da vereda proposta.

Somos exatamente iguais aos demais pecadores; contudo, aceitamos um convite, que, traz anexo um jugo de obediência a Deus, cuja vontade destoa do jeito mundano. “Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;29

Isso requer uma postura diferente do modo corriqueiro; quem se atreve a andar após Cristo deve ser um “... que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na Lei do Senhor, na Sua Lei medita dia e noite.” Sal 1;1 e 2 

Não acha A Lei do Senhor, “jurássica” ultrapassada, carente de edições modernizantes. O que foi superado por ser, segundo os “rudimentos do mundo”, a própria Palavra ensina. No demais, nenhum reparo é necessário.

Empreendedores perspicazes, fazem pesquisas, consultam os anseios do povo, até descobrirem um “nicho de mercado;” o que falta em determinada praça, antes de se lançarem em novo empreendimento.

Os farsantes espirituais nem precisam disso; basta semearem segundo os desejos ímpios, poluindo locais que deveriam ser consagrados à Palavra, com músicas antropocêntricas, coreografias sem vigor espiritual, luzes, fumaça, paredes escuras, e mensagens humanistas, materialistas, ensejando motivação, onde deveria estar a “Água da Vida” fomentando arrependimento para regeneração. Como disse Watchman Nee, “muitos tentam ensinar o ímpio a viver melhor, quando deveriam ensiná-lo a morrer melhor.”

Invés dos “investidores” buscarem o público, esse os busca em sua doentia avidez pelo engano. Tais, conhecem a “receita” de Soren Kierkegaard: “Para dominar as multidões, basta conhecer as paixões humanas, certo talento, e boa dose de mentiras.”

Dominam todas as paixões, pois, padecem das mesmas; assim, propõem a saciedade das alheias, enquanto se locupletam fartando às suas. Paulo disse que os “consumidores” dos últimos dias seriam doentios assim: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências; desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Tim 4;3 e 4

Um “cristianismo” que oferece matéria-prima para humoristas, menções “honrosas” de “líderes espirituais” em revistas que alistam às grandes fortunas, é um derivado dessa farsa, não da Sã Doutrina do Senhor.

A Palavra da Vida desafia-nos a mudar de mentalidade e de atitudes, deixando o curso do mundo, andando segundo O Senhor. Quem ousar fazer isso, espere por vaias, não, por aplausos alheios. Incomoda um pouco, porém, “O mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I Jo 2;17

Nenhum comentário:

Postar um comentário