quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Os soberbos


“Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.” I Cor 5:2

A soberba tem muitos efeitos colaterais deletérios. O evidente nesse verso é a alienação da necessidade da justiça, sendo patrocinada por ela.

Havia uma falta grave lá, alguém envolvendo-se sexualmente com a mulher do próprio pai, e ainda assim, misturado. Tal afronta à justiça e santidade deveria ter, no mínimo, causado tristeza; mas, nada.

Os soberbos estavam disputando quem teria o “pai espiritual” mais relevante. “Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” Cap 3:4

Esse tipo de consequência acaba inevitável. Sempre que empreendemos esforços em coisas desnecessárias ou más, acabamos omissos no tocante às necessárias e boas.

A vaidade desfilando em consórcio com suas presunções tolhia que se inteirassem e zelassem pela santidade que convém onde Jesus Cristo é nomeado como Senhor.

O amante de si mesmo, em geral preocupa-se com seu tamanho, sua influência, seu nome; o servo cioso, na Obra de Deus, com a santidade, a pureza e edificação.

A busca por lugares altos, mais que, pela higiene espiritual dos lugares comuns, é um traço dos que erram o caminho, priorizando o individual, onde deve prevalecer o coletivo. “A estultícia está posta em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo. Vi os servos a cavalo, e príncipes andando sobre a terra como servos.” Ecl 10:6 e 7

Vemos a estultícia e a servidão exaltando-se; riqueza e nobreza comedidas. Não é onde alguém está, posicional ou geograficamente, que o define; antes, como está espiritualmente. A saúde de nosso relacionamento com Deus é infinitamente superior a qualquer apreço humano, a qualquer “lugar alto”.

A Palavra de Deus vaticina desse tempo, onde, em geral, governariam, pessoas indignas. “A terra pranteia e murcha; o mundo enfraquece e murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.” Is 24:4 Há exceções, poucas; mas em geral é assim. Os maus, corruptos, mentirosos, soberbos mandam em pessoas muito melhores que eles. Um retrato bem didático da “justiça dos homens”.

Por essas e outras, os que conhecem à Divina descansam, mesmo que, as digitais da injustiça marquem todas as coisas ao redor. Esses entendem que há um propósito maior na permissão disso, e esperam certos que, no devido tempo, cada coisa ocupará o lugar que merece. “Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda terra?” Gn 18:25

A questão do incesto em Corinto, pela qual Paulo enviara tão severa advertência, além da necessária tristeza, causou acalorados debates na comunidade. “Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.” II Cor 7:11

O conselho do apóstolo fora para que o tal fosse excluído, para, quiçá, se arrepender em tempo para ser salvo, “Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.” I Cor 5:5

Após a exposição do pecado e os acalorados debates acerca da situação, houve arrependimento, mudança de atitude. “... pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” II Cor 7:9 e 10

Assim manifesto o arrependimento e a disposição de mudar daquele que estava errado, o mesmo foi perdoado, invés de excluído. “A quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;” II Cor 2:10

Bons tempos aqueles onde, os pecados ensejavam debates para arrependimento, e os soberbos eram expostos; desafiados a mudar de atitude.

Atualmente, muitos soberbos sem noção estão no controle de grandes rebanhos; se, confrontados por seus erros, mais facilmente alteram à Palavra de Deus, que aceitam mudar suas doentias posturas. Deveriam saber de algo bem básico: “A soberba precede a ruína, a altivez do espírito precede a queda.” Prov 16:18

Como conheceriam a tristeza segundo Deus, pautando suas vidas pelos próprios desejos desorientados? Mais que tristeza, aquele caso requereu confissão, arrependimento, abandono, para que o perdão encontrasse assento.

“Toda pessoa arrogante, soberba e altiva não aceita ser corrigida, visto que não deseja ser mudada por um comportamento superior, porque já possui um espírito de conduta inferior que a satisfaz.” Helgir Girodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário