sábado, 17 de fevereiro de 2024

Os disfarces


“... ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse-lhe ele: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois, sou enviado a ti com duras novas.” I Rs 14:6

A mulher de Jeroboão, o rei, disfarçada, indo consultar ao profeta Aías, o mesmo que dissera em dias anteriores, que ele reinaria.

O fato daquele encontro pretérito ter trazido boas notícias, isso não circunscrevia a área de atuação do profeta; como se, sempre devesse ele dizer coisas agradáveis. Mas, parece que o rei pensava assim.

Depois de ordenar à rainha que se disfarçasse e fosse, acrescentou: “Leva contigo dez pães, bolos, uma botija de mel e vai a ele; ele te declarará o que há de suceder a este menino.” V 3 Óbvio que ele não tinha curiosidade apenas, mas, desejo que seu filho fosse curado.

Se, o engano de pensar que o poder terreno era bastante e podia prescindir do Divino, não o tivesse cegado, talvez tivesse trazido o profeta para seu reino; um conselheiro da parte do Senhor, para que soubesse como agir, de modo a agradar a Deus.

Todavia, sequer visitava-o, tampouco, se importava em saber como ele estava; de outra forma, não teria ordenado à rainha que se disfarçasse para não ser reconhecida, uma vez que o profeta ficara cego e o rei não sabia. “... Aías não podia ver, porque seus olhos estavam escurecidos por causa da sua velhice.” V 4

Quantos agem da mesma forma! ingratos, imprudentes, arrogantes. Para abençoar num momento difícil Deus sempre é bem-vindo. Mudada a sorte do abençoado, e “empoderado”, Deus passa ao plano secundário; Seus servos podem ser relegados ao esquecimento. No entanto, chegada a angústia pela enfermidade do filho, presto lembrou Jeroboão, do profeta do Senhor.

A falta de intimidade do ímpio com Deus o leva a incongruências. O profeta seria apto para “ver o futuro” da parte de Deus, no entanto, poderia ser enganado, por alguns andrajos que a rainha usaria? O Deus que pode antever o devir seria ludibriado por um engenho tosco assim? Crassa ignorância!

Antes da rainha pisar na casa do profeta O Senhor lhe falou: “... Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente... entrando ela, fingirá ser outra.” V 5

Quantos pensam que Deus observa apenas suas supostas virtudes; o que fazem ou, patrocinam em oculto, escapa aos Olhos do Santo? Ele pergunta: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja?” Jr 23:24

A mesma Palavra responde: “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar.” Heb 4:13

Não foi porque o Eterno mudasse e resolvesse passar, de boas para más notícias no tocante a Jeroboão; antes, porque ele, no reino se mostrara indigno pela forma que agira. “Tu fizeste o mal, pior que todos os que foram antes de ti; foste, fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira; Me lançaste para trás das tuas costas; portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão...” vs 9 e 10

Não era apenas o menino. Toda a casa dele estava sob juízo pelo mal que fizera. Porém, para início de converso, o profeta Aías disse: “... vai para tua casa; entrando teus pés na cidade, o menino morrerá.” V 12 assim aconteceu.

Se, O Senhor escolhe um zero à esquerda qualquer e o guinda a lugares altos, como fizera com Jeroboão, não o faz porque Ele precisa; antes, elege um sortudo e lhe dá uma oportunidade. Se o tal agir conforme, permanecerá; senão, será cortado, como foram, Jeroboão, Saul, Jeoiaquim, Judas, Demas...

Quando O Santo chama alguém, deseja que esse O represente; atue conforme Seus valores. Quem, de posse de alguma função honrosa na Obra de Deus, presume que pode fazer as coisas à sua maneira, evidencia a mesma estupidez de Jeroboão, que tratava ao Todo-Poderoso como os motoristas tratam estepes. Algo despercebido em horas normais, buscado apenas em ocasiões emergenciais.

É precioso alguém ser escolhido para algo, na Obra do Eterno. Todavia, com a honra concorre também, a responsabilidade.

Se, pela Fidelidade Divina, as escolhas são irrevogáveis, os reclames da Sua Justiça, eventualmente, precisam revogar algumas, como disse O Eterno, de Eli, e sua casa. “... Na verdade tinha falado Eu, que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de Mim perpetuamente; porém, agora diz O Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados.” I Sam 2:30

Quem se mantém íntimo de Deus não usa disfarces; por duas razões: São inúteis e desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário