domingo, 9 de junho de 2019

Nuances do silêncio

O silêncio tem tanto a dizer... às vezes nele conseguimos conexões com O Pai; oramos sempre; mas, eventualmente, podemos “ouvir” Deus. Se, não, mesmo assim, nele se antecipa os passos do amanhã, se evoca nossos tropeços, erros, e realça o que haurir deles para que a dor dos mesmos nos ensine o “caminho das pedras” e não tropecemos novamente.

As aflições dos espíritos errantes têm pavor a ele com seu modo tácito, gentil, tênue, grave; buscam agulhas do álcool que acrescem aflições mais; nessa fuga camuflada qualquer barulho serve; então, se impõe o desejo por música; pior, chamam barulhos desconexos de música... Eu colho limão e faço limonada; a maioria dos “músicos” em voga deve ter colhido um cágado... Putz! O barulho traz cada porcaria. O silêncio educado sai de fininho; a ninguém se impõe.

Tá certo que carece, não raro, a assessoria da solidão e essa véia é mui solitária, às vezes. Contido o anseio de lhe dar um pé na bunda até que ela serve para algo. Pois, essa dupla enseja as mais profundas reflexões, as mais ferventes preces e os mais eloquentes poemas... Por isso só já compensa seu incômodo.

Precisamos muito cuidado no manuseio das palavras, elas são feitoras perigosas, como disse alguém: “A palavra que tens dentro de ti é tua escrava; a que deixas escapar é tua senhora...” Assim, se o silêncio não trouxer nada mais, porém, detiver essa ameaça; digo, mesmo sem reflexão, prece ou poesia inda será um grande bem. “Falar é prata, silencio é ouro.”

Sabedores de todos os perigos que a voz porta, muitos políticos evitam-na sob os préstimos de um porta-voz. Nosso presidente, por exemplo; tudo o que fala é distorcido, reinterpretado; e, querendo ou não, com o intento que for, acaba se voltando contra ele pelas mãos da extrema imprensa a prostituta de luxo do “Mecanismo”.

Fico a pensar se o número de eleitores surdos-mudos fosse maior o que essa meretriz faria com os discursos em LIBRAS da Primeira-Dama; como “interpretariam” o mover das suas mãos. O discurso ao público alvo seria um, a nós, o seu oposto.

Os sábios hindus recomendam uma análise custo-benefício, antes de uma opção que sacrifique o precioso silêncio; dizem: “Quando falares cuidas para que as tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio.” Como fazer com que a prata valha mais do que o ouro? Dá uma vontade de calar a boca! Quantas vezes matamos o silêncio sem dar vida às palavras!

Entretanto, algumas vezes o silêncio deriva da velhacaria desonesta dos que relutam reconhecer os alheios méritos. Dizem alhures que as pessoas ficam boas depois que morrem; é que os que divisavam nelas, qualidades, já podem falar das mesmas, livremente sem o risco que o finado ouça; como disse certo personagem de Machado de Assis: “Está morto; podemos elogiá-lo à vontade.” “No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.” Martin Luther King

De certa forma o silêncio funciona como a água que temos canalizada em nossas casas. Sequer percebemos o valor, a utilidade quando temos; mas, ouse faltar por um diazinho só. O silêncio também é mais notado pela sua ausência que pela presença.

Em alguns casos pode ser requisitado pelos seus próprios meios; digo; pedido em silêncio com um simples gesto; em outros diante de uma balbúrdia generalizada onde todos falam ao mesmo tempo, alguém brada: Silêncio!! Ironicamente um barulho maior que os barulhos clama, para que aquela desordem volte a existir certa ordem. Não ao silêncio absoluto se busca, mas, ao falar mais “rarefeito” para que o peso das palavras possa ser comunicado.

Se todo tagarela fútil expõe uma imagem de tolo, parvo, a quem observa-o, as tintas do silêncio costumam pintar-nos mais belos do que somos, como disse Salomão: “Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” Prov 17;28

Parece que nossas fachadas humanas trazem estampado certo saber “à priori” que as drogas das palavras insistem em estragar. Como ironizou alguém: “Melhor ficar calado inda que nos presumam tolos, que abrir a boca e lhes dar a certeza disso.”

À rocha escura do silêncio muitos talentos verdadeiros moldaram esculpindo as mais belas canções e louvores.

Não que ele seja um valor absoluto a ser mantido a todo custo; mas, em muitos momentos é a mais sábia das respostas; em outros, a porta de entrada pra uma vereda que dará conteúdo à nossa fala quando essa for oportuna.

“Na procura de conhecimentos, o primeiro passo é o silêncio, o segundo ouvir, o terceiro relembrar, o quarto praticar e o quinto ensinar aos outros.” Textos judaicos

Zelo e entendimento

“Porque nossa exortação não foi com engano... falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus...” I Tess 2;3 e 4

Exortação é um misto de encorajamento com correção; deriva de alguém que, supostamente anda bem em determinado caminho comum, e divisa outrem que anda mal em certo aspecto. Vendo isso corrige e encoraja ao retorno para o bom andar.

Todavia, nem toda exortação tem essa acuidade com a verdade de um que fala, antes, para agradar a Deus, que aos homens. Paulo testificou que seu povo era zeloso de Deus, mas estava enganado; “... têm zelo de Deus, mas não com entendimento.” Rom 10;2

Então, alguém inflado de zelo e privado de entendimento, naturalmente, exortará segundo seu zelo que o fará guardião, apenas, do próprio engano, não da Vontade Divina. Lembrei certo jogador de futebol que, em entrevistas após os jogos, não raro, falava em “aperfeiçoar meus erros”. Ora, erro se corrige, não, aperfeiçoa. Assim, exortar estando enganado equivale a demandar um “aperfeiçoamento” no erro.

Assim como, nas tentações no deserto o Senhor resistiu ao Diabo em si mesmo, antes de expulsá-lo de terceiros, o mesmo se requer de nós, tanto em relação a ele pessoalmente, quanto às suas muitas coisas distribuídas no varejo, os pecados.

Paulo escreveu aos coríntios esmiuçando a natureza da peleja; “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus; levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo;” II Cor 10;4 e 5

Os conselhos do inimigo levantam-se contra o conhecimento de Deus; logo, todo engano nessa área é, eventual, vitória dele.

O que as armas espirituais visam conquistar não é um zelo mais intenso, antes, entendimento alinhado e submisso à doutrina de Cristo. Logrado isso, correção, exortação tornam-se coerentes, proveitosas; “Estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida vossa obediência.” V 6

Assim como vulgarmente se diz: “O sujo falando do mal lavado” se pode ver a exortação de um que não cumpre o que ensina, ou, não entende corretamente à doutrina que abraça. No primeiro caso temos o hipócrita; no segundo, o ignorante.

Cheio está o mundo virtual de ataques dessas duas naturezas; o hipócrita tipo, “faça o que digo, não, o que faço”, pois, seu testemunho contrapõe-se aos ensinos; e, ignorantes zelosos ardendo de paixão por denominações, ídolos humanos, ideologias políticas anticristãs, dogmas eclesiásticos espúrios, “profetas”, “aparições de Maria”, etc.

Ora, o que há de válido numa mensagem espiritual já está na Bíblia; algo que a contrarie ou suplemente ela mesmo veta. Logo, tais enganadores estão “dando socos no ar”, apropriando-me da figura de Paulo. Claro que O Espírito Santo, eventualmente, usa alguém em profecia para certas situações; mas, não estabelece profetas nos moldes do Velho Testamento. A Profecia por excelência é A Palavra escrita interpretada sob Sua Inspiração.

E nisso, o acesso às Palavras do Evangelho, somos colocados numa Graça infinitamente superior aos que viveram nos dias dos grandes profetas; vejamos: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Heb 1;1

Se, ter ouvido de Samuel, Elias, Eliseu, Moisés... era uma honra para alguém, nós outros temos o privilégio de termos as Palavras do Filho de Deus; e, “Ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra que a casa tem aquele que a edificou.” Heb 3;3

Todavia, uma graça superior demanda um comprometimento superior. “Quebrantando alguém a Lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós, será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, tiver por profano o Sangue da Aliança com que foi santificado e fizer agravo ao Espírito da graça?” Heb 10;28 e 29

Desgraçadamente vige mais o amor pela performance do pregador, que, pela verdade. Ora, quando escolho algo ou alguém porque me agrada, no fundo, escolho a mim mesmo. Muitos pregadores “douram a pílula” sonegando a gravidade do que está em jogo por se agradarem mais de multidõe$ que da verdade. Como exortariam segundo Deus, sem enganos?

Na hora do oba-oba, da multiplicação dos pães, O Senhor estava entre uma multidão. Quando apresentou a seriedade da coisa restaram doze timoratos com pé vacilante...

Compreensão não vem enlatada; do ditoso do Salmo primeiro se disse que, “tem o seu prazer na lei do Senhor; nela medita de dia e de noite.” V 2 

E o entendimento correto não é mera posse intelectual, antes, uma diretriz de vida. “Entendo mais que os antigos; porque ‘guardo’ os teus preceitos.” Sal 119;100

sábado, 8 de junho de 2019

Vede prudentemente como andais

“O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil.” Prov 14;6

Não temos uma antítese mental entre o que encontra sabedoria e o que não; tipo, inteligente versus obtuso; ou, esperto versus tonto. Antes, os opostos entre um e outro são morais, não, intelectuais; escarnecedor versus prudente.

Ambos geralmente estão no mesmo nível intelectualmente; são capazes para o aprendizado em igualdade. Porém, as índoles espirituais e inclinações dos caracteres são opostas.

Um basta-se e recusa aprender, acreditando que já sabe o bastante; ou, por saber das implicações de ver melhor prefere recrudescer na sua miopia chamando-a de luz.

Outro considera o seu lapso de saber e se faz maleável ao ensino. Sua prudência geralmente o faz melhorar e trilhar as “Veredas Antigas”, invés das novidades letais dos modernismos ímpios.

Então, apresente-se perante ambos a ideia do pecado como feitor de inimizade contra Deus, e resiliência nele, como algoz de eterna perdição; o escarnecedor zombará. Não raro, se dirá “gente boa”, tão ou mais que aquele que, por identidade com O Eterno, anuncia os riscos dos descaminhos.
Refugiar-se-á em postulados ridículos, tipo, “todas as religiões são boas”, o “importante é ser do bem”, “também sou filho de Deus” etc. Mas, o pecado que deu azo à exortação resistida seguirá incólume no trono do ego imprudente que, por auto-endeusar a sua ignorância fecha-se à Sabedoria Divina.

Pecado trata-se à Luz da Palavra de Deus, não ao bel prazer de dogmas, rituais e criações religiosas.

O escarnecedor sorri “justificado”, satisfeito quando um servo de Deus peca; um convertido entristece-se, arrepende-se e busca melhorar quando ele mesmo falha; inda, como disse Oswaldo Cruz, “Observando aos erros alheios, o homem prudente corrige os seus.”

A instrução segue lá; grave, constante e sábia; “Confia no Senhor de todo teu coração, não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3;5 a 7

Contudo, “Os insensatos zombam do pecado...” Prov 14;9

Pois, o diabo, genitor e gestor da arrogância humana proveu acessos bem mais fáceis à “Sabedoria” sem essa necessidade soturna e ácida de lidar com a indesejável palavra, pecado. Tampouco, a negação do ego, poeticamente chamada de cruz. 

Mediante o mundo virtual todos são feitos “sábios”; com mero clic podem partilhar profundas porções filosóficas ou espirituais, mesmo sendo em si mesmos incapazes para uma reles frase de conteúdo veraz, de algum valor.

As coisas valiosas ante paladares incapazes de apreciá-las a Bíblia figura como a estupidez de se usar preciosidades em fundas; “Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos. Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.” Prov 26; 7 e 8

Todavia, repreenda-se a um prudente e ele emendará seus caminhos. “A repreensão penetra mais profundamente no prudente do que cem açoites no tolo.” Prov 17;10, ou, “Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia sua loucura.” Prov 13;16

Não por outra razão, o que teme ao Santo é chamado sábio. Sua sabedoria não consiste num manancial precioso de conteúdo que o mesmo tenha em si; antes, na prudência de reconhecer à própria ignorância, e suprir-se do saber necessário fruindo da mais saudável Fonte; Deus. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Prov 1;7

Esses são os “sábios” que carecem ser instruídos, e sendo-o, crescem. “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Prov 9;9 e 10

Todas as iniciativas que atentam contra os Divinos preceitos, tais como, casamento gay, ideologia de gênero, aborto, liberação das drogas, desacato às autoridades, etc. não passam de pecados redefinidos como “direitos sociais, diversidade” e o escambau. Derivados do espírito do escarnecedor mor que domina, permissiva e temporariamente, nesse mundo.

Mesmo amando a ponto de dar Sua Vida pelos indignos objetos desse amor, O Senhor É O Todo Poderoso, Juiz dos vivos e dos mortos; não, um mendigo de afetos sentimentalóide que faria vistas grossas ante escárnios para “salvar” até mesmo a quem se lhe opõe.

Encerra Sua Revelação desafiando cada um a deixar patente sua escolha; “Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda; quem é santo, seja santificado ainda.” Apoc 22;11

Pois, “O rei se alegra no servo prudente, mas sobre o que o envergonha cairá Seu furor.” Prov 14;35

domingo, 2 de junho de 2019

A dor de ver

“Porque na muita sabedoria há muito enfado; o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” Ecl 1;18

Não pretende com isso, o sábio, que conhecimento seja mau; apenas adverte dos efeitos colaterais da sua aquisição; dor. Aliás, as coisas de valor costumam também ter custo.

Alguém manifestou de modo sarcástico sua decepção com os humanos: “Quanto mais conheço aos seres humanos, mais gosto do meu cachorro.” Os motivos parecem óbvios.

As pessoas conhecidas tendem as nos decepcionar, muito mais que surpreender. Digo, na imensa maioria dos casos são piores do que pensamos não, melhores. Por esse caminho, ao aprimorar do conhecimento, invés de um “pote de ouro no fim do Arco Iris” achamos essa sisuda senhora, a dor.

Quantas pessoas que admiramos, idolatramos até; jornalistas, escritores, pregadores, atores, etc. e, indo além do embuste da arte que era a fumaça que nos cegava e chegando ao cofre dos valores, que é o que conta, deveras, essas que se nos pareciam admiráveis de repente se tornaram desprezíveis? Experiência brindando ao conhecimento tilintando taças amargas de dores.

Mesmo pessoas de nosso convívio com as quais nos alegramos, comemos e brincamos juntos, e os caminhos da vida, depois de alguns passos mais, mostraram que a gente não era aves do mesmo bando... Dissemos e pensamos coisas a respeito delas, em nossos dias de “patinhos feios” que hoje, vendo melhor não repetiríamos de modo nenhum. Uma vez mais, o conhecimento ensejando decepção; por que não, dor?

Não só aos cães, mas a todos os bichos o hipócrita e o mercenário interesseiro ficam em desvantagem. Os bichos não têm “talento” para essas coisas.

Todavia, dor não é algo do qual devamos fugir. Tristeza e decepções costumam pagar os estragos que nos causam com douradas moedas de experiência, sabedoria.

Não sem razão, pois, o mesmo sábio aconselhava, antes, os ambientes fúnebres que os festivos. “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.” Ecl 7;2 a 4

Muitos “festivos” sem motivo fogem das dores necessárias, e vão ao encontro de outras muito maiores e desnecessárias. Refugiam-se em vícios, promiscuidades a pretexto de “curtir a vida” quando, não passam de fugitivos das responsabilidades que lhes batem à porta.

Rotulam-nos, os cristãos, de covardes porque preferimos enfrentar nossas dores a fugir delas.

Sua noção de “coragem” é a esbórnia; dar asas a toda sorte de vícios e convívios malsãos. Aí, quando uma coisa mais séria ocorre, coisa de adultos espirituais, tipo uma possessão, uma morte, uma enfermidade incurável, lembram enfim, dos “covardes” e pedem sua ajuda. Se aprendessem algo em momentos assim...

Até no aspecto social, quanto mais corrupto for o governante, menos se preocupará com a qualidade da educação; quanto mais ignorante o povo for, melhor para seus anseios de poder. Veta seu gado amestrado das dores de ver, porque se ele visse, as dores seriam suas.

Deus é leniente com nossa ignorância; perdoa coisas erradas que fizemos sem saber. Mas, chama-nos à Luz e arrependimento, uma vez iluminados. “Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.” Atos 17;30 e 31

Se, muitas dores derivam de vermos melhor às maldades que se camuflavam sob aparências inocentes, como não sofrerá com isso o “Homem de Dores”, Jesus Cristo, pela Sua Onisciência? Quantas vezes disse: “Por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?”

O Senhor queixou-se contra Israel, que invés do culto de adoração desejado deu trabalho ao Santo por suas iniquidades. “Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com teus pecados, e me cansaste com tuas iniquidades.” Is 43;24

Afinal, “Não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” Heb 4;13

O arrependimento vem da dor de conhecermos melhor a nós mesmos. Assim como deixamos relações com pessoas más, reconhecer que, perante Deus somos maus e carecemos negar a nós mesmos, para refazer a amizade com Ele.

Pois, quanto mais reconheço a mim mesmo, mais aprecio ao Amor Dele que consegue perdoar a alguém tão ruim.

sábado, 1 de junho de 2019

Um pouco fora da lei

“Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel...” Dn 6;26

“Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, dos sacerdotes e levitas, que quiser ir contigo a Jerusalém, vá.” Ed 7;13


O primeiro decreto, de Nabucodonosor ordenando a submissão ao Deus de Daniel. O outro de Artaxerxes facultando o retorno a Jerusalém aos judeus que assim o desejassem.

Um impunha; temam a Deus! Outro facultava uma escolha; quem quiser ir vá. Nem O Altíssimo legisla sobre a alma humana no sentido de forçar uma escolha. Assim, o decreto de Nabuco invés de converter a nação Caldeia ao Deus dos Hebreus, nasceu morto; cada um seguiu cultuando ao ídolo de sua predileção. Lembrei certo rei de “O Pequeno Príncipe” que disse: “Tenho direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis.” Bingo!

Os homens já deveriam ter aprendido isso. Há leis que violam consciências; se for conveniente podem até lograr uma anuência aparente, mas no fundo seguirão sendo desobedecidas em face à lei maior do Espírito atuante em cada um.

Impérios comunistas tentaram abafar consciências e vetar a fé em Deus. Caíram; e a fé, bem ou mal, continua. Por que pessoas preferem ser decapitadas ante terroristas, invés de negarem sua fé? Porque há leis superiores dentro delas que recusam desobedecer.

Assim, os nossos doutos capas pretas, do STF seguem sua sanha de legisladores indignos, pois, esse papel pertence ao Congresso; (o deles seria a salvaguarda da constituição) e legislando impõem o casamento gay, a criminalização da “homofobia”, aborto até certo período, e agora se preparam para a liberação das drogas também.

Ora, quem é propenso a isso já o faz ao arrepio das leis; quem acha tais posturas indignas, por questão de consciência, de parâmetros Divinos expressos, da dignidade da vida humana, de melhor encaixe biológico das coisas etc. não mudará uma vírgula suas convicções só porque NabucoSTFdonosor deseja.

Nossas consciências e liberdade não lhes são manipuláveis, inda que o pretendam.

A introdução da constituição, que eles deveriam salvaguardar, onde as cláusulas basilares das demais são postas, preserva, entre outras coisas, a liberdade de crença. Nós outros, os cristãos cremos em Deus como Ele se revela em Sua Palavra. 

Lá faz de homem e mulher que se casam “uma só carne” o matrimônio; não prescreve alternativas; do homossexualismo chama de erro, paixões infames, gente que está fora do Reino de Deus. Quanto aos bons valores, prescreve que os abracemos e denunciemos aos maus. Não é fobia é decência. A vida é intocável; a embriaguez é vetada, o que implica a restrição de toda sorte de torpores, não importando qual droga o enseje.

Desse modo, os juízes que foram investidos para proteger nossa Carta Magna, são os primeiros a ultrajá-la, concorrendo ainda o extrapolamento de funções como já mencionei. Então, “data vênia” meritíssimos, vão se catar!!

A Palavra já afirma a necessária “rebeldia” das consciências ante o mal redefinido, o humanamente lícito tentando sobrepujar ao espiritualmente moral, sadio; “Porventura o trono de iniquidade se associa contigo, o qual forja o mal a pretexto de uma lei?” Salm 94;20

Isaías acrescenta lenha à fogueira: “Ai dos que ao mal chamam bem, ao bem mal; que fazem das trevas luz, da luz trevas; fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, prudentes diante de si mesmos!” Is 5;20 e 21

O si mesmo como árbitro a despeito da Palavra de Deus, sabemos a origem. Mediante o mesmo profeta O Eterno aprecia o fruto das humanas decisões, implicitamente dão um chega pra lá no Santo; “Que dizem: Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo dia.” Is 65;4

Claro que O Senhor sendo O Rei dos Reis tem Seus Decretos; porém, assemelham-se ao de Xerxes, não ao de Nabuco. “Quem quiser ir vá.” Ou, no caso, quem quiser vir, venha. “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim...” Mat 11;28 e 29

Ninguém será salvo à força, contra a própria vontade; nem irá para perdição por “méritos” de terceiros. A escolha é intransferível e pessoal, bem como, as consequências.

Porém, as escolhas dos que nascem de novo da Água e do Espírito são de tal forma firmes que será preciso muito mais que o absolutismo autoritário de uma Corte inútil, para abafá-las. O Rei dos Reis decretou nossa liberdade de escolha. E escolhemos a Lei de Deus.

domingo, 26 de maio de 2019

Pelo fim da tortura

“Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.” Ecl 1;15

Estudiosos dizem que Salomão escreveu “Cantares”, cuja ênfase é o amor conjugal, quando jovem e apaixonado; “Provérbios” cujo mote é a sabedoria, na maturidade; por fim, na velhice, o “Eclesiastes”, que realça, sobretudo, a decepção com as conquistas “debaixo do sol”; tudo vaidade, perda de tempo, no fim não haverá proveito nenhum.

Faz sentido. Ninguém escreve algo com um “purismo” intelectual tal, que seu contexto de vida não dê nenhum empurrãozinho. Estado de ânimo e contexto, não raro, influenciam nosso apreço da vida.

No verso supra, sua decepção com o que lhe pareceu imutável; as más inclinações do caráter humano; “Aquilo que é torto não se pode endireitar...”

Nos seus dias, ainda não. Porém o precursor do que endireitaria, O Messias, começou sua pregação justamente nesse ponto. “Preparai o caminho do Senhor! Fazei veredas direitas para vossos pés.”

Claro que João Batista não pretenda que seus ouvintes lograssem a auto-retidão para a passagem do Senhor. Ao por em epígrafe seus pecados deixaria patente a necessidade do Salvador. Isso era “Preparar o caminho”. Forjar uma plateia atenta às “Palavras de Vida Eterna.”

Parece que a sequência do verso, que aponta um lapso incalculável segue na mesma linha do início; “... aquilo que falta não se pode calcular.”

Se, sua humana decepção não divisava um modo de endireitar o que estava torto, nem calculava a demanda pra isso, ao menos, sua prudência de homem velho o fez encerrar o escrito aconselhando-nos uma abertura para a Palavra de Deus; “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus; guarda Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra; até o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Cap 12;13 e 14

Davi, seu pai, já escrevera sobre o incalculável preço da salvação; “Aqueles que confiam na sua fazenda, se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum pode remir seu irmão; dar a Deus o resgate dele, pois, a redenção da sua alma é caríssima, (a tentativa) cessará para sempre.” Sal 49;6 a 8

Quando o jovem rico apareceu perante o Salvador, cheio de justiça própria, e O Senhor observou: “Ainda te falta uma coisa”, essa “coisa” é a incalculável, tanto para Davi, quanto, para Salomão. O preço da redenção da alma. Diante desse, o jovem, bem como todos os magnatas do mundo, descem de seus tronos e viram reles mendigos.

Quando Ele ensinou que uma alma salva vale mais que o mundo inteiro perdido não é figura de linguagem; e a escala de valores celeste sendo apresentada a nós. Tendemos a mensurar coisas pelo volume, não, pelo valor.

Certa vez, um amigo meu perguntou-me: “Se, no final das contas houver cem milhões de salvos, um bilhão de perdidos, quem venceu a peleja? Deus ou o inimigo”? Pensei um pouco surpreso e então respondi o que me ocorreu; “quanto a mim, prefiro um pacote de bolachas a um caminhão de lixo.” Agora, muito tempo depois, mais maduro, pensando melhor, ainda acho que a resposta foi boa.

Sei, a figura é pesada e fere o orgulho de quem ouve; mas, a própria existência do orgulho prova já que a coisa é veraz. Que, Deus recicla lixo quando nos salva. Nos pega do monturo de pecados e refaz segundo Cristo.

Cheia está a Terra de propriedades suntuosas, adornos sofisticados, títulos honoríficos de excelência disso, daquilo, santidades, reverendos e o escambau. Quando o juízo vier, todo aquele que não tiver nascido de novo estará no lixão da eternidade. Dramático assim.

Essa geração de porcelana e cristal, onde tudo fere, quebra, é bulling, homofobia, gordofobia, magrofobia, safadofobia e o cacete, esse monte de frescuras que supostamente é posto para proteger, muitas vezes é apenas para fazer intocáveis, aqueles, que o Toque do Espírito Santo junto com A Palavra traria da morte para a vida.

Na minha infância motejávamos um do outro, brincávamos, apelidávamos; todo mundo viçou sem problemas; tínhamos café no bulling; digo, têmpera para lidar com isso sem mimimis psíquicos.

Então, é preciso romper cercas que vetam acesso ao Senhor, senão a observação aquela, que, o que é torto não se pode endireitar prevalecerá para a perdição de muitos.

Dizemos que Deus escreve certo por linhas tortas. Na verdade escreve reto para vidas tortas, tencionando que essas convertam-se adotem para si os Seus caminhos.

“Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos; os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.” Os 14;9

sábado, 25 de maio de 2019

Nosso Coração de Faraó

“O Senhor endureceu o coração de Faraó; este não os quis deixar ir.” Êx 10;27

A cada tentativa frustrada de libertar aos hebreus do cativeiro egípcio o cronista disse que, Deus “endureceu ao coração de Faraó”. Se, demandava mediante Moisés, liberdade, por outro lado, negava-a “puxando o freio de mão” do Rei, seria O Altíssimo um brincalhão? Teria cometido injustiça, uma vez que a culpa pela desobediência seria Sua???

Como disse Paulo, “seja Deus verdadeiro e mentiroso todo o homem;” Rom 3;4 “Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio... Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?” Gn 18;25

As dimensões, espiritual e natural são distintas, isso é comprovado até pelo vulgo. De onde viria o dito que “as aparências enganam”, senão de vivências da diferença entre a “fachada” e a essência das coisas?

Filósofos dividiam em Númeno e Fenômeno. Aquele, a plenitude do ser; a coisa-em-si, a verdade; o fenômeno, meramente a coisa para si, como se percebe, aparência.

Embora os livros bíblicos fossem escritos por inspiração do Espírito Santo, Ele usou homens, que escreveriam para o proveito de semelhantes; aí, permitiu o registro das coisas sobre a humana perspectiva. A Palavra tencionou sempre ser a Revelação da Divina Vontade no que tange à Sua relação conosco, nunca pretendeu ser um compêndio de ciência.

Situações que poderiam trazer contágio de enfermidades eram vetadas de modo simples; “Não tocarás; é imundo.” Como falaria O Eterno, naquele contexto, de ácaros, fungos, vírus, bactérias? A narrativa da pausa do Sol e da Lua; pode ser que a Terra tenha sido parada, mas, o cronista narrou como percebeu. Essa inversão é comum, como dizermos de uma criança que seu calçado ficou pequeno, quando, foi o pé que ficou maior.

Sobre a relação de Deus com o pecado, temos orientações Bíblicas bem conclusivas. “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, a opressão não podes contemplar...” Hc 1;13 ou, “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.” Tg 1;13 etc.

Se, O Santo não pode ser atraído pelo mal, tampouco, contemplá-lo, longe Dele que o pratique!

Seu juízo em “prestações”, as dez pragas, numa cultura idólatra e politeísta era Seu “Cartão de apresentação” a dois povos que lhe não conheciam. Além disso, misericórdia. Cada praga além de mostrar Seu domínio sobre os elementos ou vidas, usadas, ainda dava oportunidade aos deuses egípcios, teóricos dominantes sobre aquilo, de mostrarem seu contraponto desfazendo à mesma. Além de deixar patente o “Eu Sou” para o povo eleito deixaria também para os egípcios que seus ídolos não eram nada.

Todos os corações sem Deus são mui duros. Não carecem ser endurecidos. Vejamos: “Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que pudessem ver que são em si mesmos como animais.” Ecl 3;18 Ou, “Tens visto o homem que é sábio aos seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo que dele.” Prov 26;12 etc.

O Salvador acusou seus ouvintes de um louvor superficial, meramente de lábios, porque estavam de corações endurecidos.

Então, quando Deus “endurecia” ao coração de Faraó, não o fazia ficar mau; apenas deixava-o entregue a si mesmo.

Como um ímpio ouvindo hoje a mensagem do Evangelho sem a Graça concomitante do Espírito Santo que convence, quebranta, entra num ouvido e sai no outro; assim o homem em si mesmo não se sensibiliza com coisas de uma dimensão que ignora.

A rigor, as aparências não enganam; são as inclinações naturais da carne que pendem até contra o que essas deixam patente, como a existência de Deus, por exemplo; “Porque as suas coisas invisíveis, (de Deus) desde a criação do mundo, tanto Seu eterno poder, como Sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Rom 1;20
Enquanto for a carne a motriz de nossas decisões, estaremos “dormindo com o inimigo” malgrado, sejamos mui religiosos. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, pode ser.” Rom 8;7

“Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de mim...” significa negarmos nossas inclinações levando-as à cruz, para que o Divino e misericordioso propósito cumpra-se em nós.

Os que nos ofendem e acusam de nos escondermos atrás da Bíblia não percebem que só há dois esconderijos possíveis, o resto são desdobramentos de um e outro. Escolhemos Deus. “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas.” Prov 3;5 e 6