quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Mortais Mentirosos

“Está morto; podemos elogiá-lo à vontade. (Machado de Assis)

Comentaristas usam dizer que goleiro e juiz só se elogia depois que o jogo acaba. Suas funções são de relevância tal, que, uma falha bisonha apenas, colocaria um eventual bom desempenho, a perder.

Li alguém interpretando a frase de Machado de Assis e dizendo ser essa a ideia; só se elogia abertamente a alguém depois que morre; pois, o tal estaria impedido de cometer desacertos que maculassem nossos elogios.

Atrevo-me a pensar que não era isso que o ilustre escritor tinha em mente. É fato inegável que as pessoas tendem a certa “vista grossa” para os defeitos de alguém recentemente falecido; enquanto, são pródigas em exaltar às qualidades. “As pessoas ficam boas quando morrem;”, dizem.

Se, elogio alguém o faço em relação ao que conheço dele; não pretendo que meu encômio o coloque numa saia justa que o impeça de falhar para que minha opinião não se revele igualmente, falha.

Se, elogiasse apenas a um que não mais pode falhar pela ausência de ocasião, em virtude da morte, não seriam as suas qualidades que estariam em relevo, mas, meus defeitos; presunção de infalibilidade, orgulho. Seria digno que o finado se levantasse do esquife e vaiasse minha miséria moral.

Desgraçadamente o homem não consegue praticar o preceito Bíblico; “Chorai com os que choram; alegrai-vos com os que se alegram.” Especialmente, a segunda parte. Conheço gente que se remorde inveja quando outro melhora de moradia, carro, ou, outro bem qualquer. É visível o mal estar de muitos, invés de se alegrarem com as conquistas de seus semelhantes.

Efeito colateral dum foco desviado no sentido da vida; invés da salutar coexistência, a predadora e voraz competição. O outro deixa de ser meu semelhante vira uma coisa, que eu posso usar se, me trouxer alguma vantagem.

Por essa insana lupa, quando alguém morre deixa de ser uma “ameaça”; enfim, podemos elogiá-lo (a) à vontade.

A Palavra de Deus evidencia a causa: "Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” Ecl 4;4

Mais que exaltar às qualidades do que partiu muita “boa intenção” perde a noção do ridículo; atreve-se pródiga numa senda que desconhece; a dizer para onde foi no além, aquele que já não incomoda à sua inveja. Se o que foi jogava futebol, agora “joga pra Jesus”; se era cantor, canta nos Céus; se, poeta, recita para os anjos, etc.

Quem disse a morte é sinônimo de salvação? Que, não importam as escolhas que alguém faça, quando vivo, mas se morreu está com Deus? A Bíblia, autoridade Divina sobre os dois lados da vida não ensina assim em lugar nenhum; que à morte sucede a salvação, antes, “... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” Heb 9;27

Esse Juízo será segundo Deus e Sua Palavra, não segundo meus desejos voláteis, movediços.

Uma coisa é respeitarmos a dor dos enlutados; se possível abrandarmos à mesma, invés de aumentarmos; outra, porém, é sair como papagaios repetindo asneiras sem pé nem cabeça pensando que, em momentos de dor as mentiras estão liberadas. Não é assim.

Quando alguém morre significa que sua redoma de tempo e espaço para encontrar a Deus quebrou-se; acabou. Com o que fez até então, comparecerá perante O Criador. “De um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.” Atos 17;26 e 27

Por contraditório que pareça, Deus não aprova aos que “Fazem o bem”, antes, aos que fazem Sua Vontade. Para conhecê-la deveras, carecemos romper com tantas coisas... “... apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2

Vá a um cemitério e verás; 99% dos sepulcros terão uma estrela assinalando o nascimento; uma cruz à morte. Uma clara intenção de identificação com Cristo.

A "Estrela de Davi" brilha pra mim quando O recebo arrependido; a Cruz tomo ainda em vida quando decido obedecê-lo. O que outros fizerem ou disserem de mim após minha morte não vale nada para efeito de salvação. Pra isso é necessário nascer de novo, não, morrer.

Então, “... Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação...” II Cor 6;2

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A Morte anda muito viva

Segundo o Ministério da saúde, no ano de 2016 morreram por homicídio 62.517 pessoas, no Brasil. Some-se acidentes de trânsito, mortes por enfermidade e causas naturais e beiraremos as 200 mil mortes por ano.

Por ser assim tão corriqueira a morte nem deveria nos assustar; mas, quando se pavoneia como agora assusta.

Tivemos há poucos dias a tragédia de Brumadinho, Minas Gerais com centenas de mortos; um incêndio no centro de treinamento do Flamengo; mais dez; agora a notícia que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto de um helicóptero morreram num acidente em São Paulo.

Três casos de exibicionismo da morte. No primeiro, se, a maioria atingida era de pessoas simples, trabalhadores anônimos, o incidente que as vitimou foi de repercussão global; no segundo caso, atletas de base e funcionários do clube de maior torcida no país; por fim, um jornalista de renome nacional.

É como se a morte de repente quisesse chamar a atenção de nós outros, reles mortais.

Para minha vergonha alheia deparei com postagens comemorando o acontecido em Brumadinho, pois, a cidade teria votado majoritariamente em Bolsonaro; falando nele, aliás, quando a cirurgia pela qual passou apresentou complicações, não poucos postaram também suas “orações” pedindo sua morte. Ontem deparei com um sujeito que não gosta do flamengo motejando em memes da morte dos garotos no incêndio; um negócio medonho que nossa pós-humanidade tem mostrado.

Não concordo com muitas opiniões defendidas pelo Boechat; não é porque ele morreu que vou fingir que era meu ídolo. Mas, minhas diferenças com ele eram no campo das ideias apenas; nada que me fizesse desejar-lhe mal. No entanto, também morreu junto com o piloto, infelizmente.

Normalmente as pessoas partilham uma frase motivacional que tem a morte como pano de fundo; “Viva cada dia como se fosse o último!” Encorajam.

Porém, o que significa esse viver intensamente? Entrevistado pela jornalista Leda Nagle o famigerado Jean Willis perguntado sobre o que faria se sua vida estivesse acabando, digo, se o mundo tivesse data marcada para acabar e fosse breve. “Pediria perdão a todos que feri; usaria todas as drogas ilícitas que não usei e treparia muito, com quem quisesse;” foi a resposta do bravo deputado.

Ora, se ia rolar no lixo qual uma porca na lama, nem vejo qual o sentido de pedir perdão às pessoas que feriu; drogado feriria de novo sem perceber; dando-se à promiscuidade desmedida também correria o risco de abrir novas feridas. Eis a ideia de alguns sobre “viver intensamente.”

Lembra um meme mui engraçado onde um caminhão de porcos vai ao matadouro em plena reta final um deles está cobrindo uma fêmea; aí a famosa frase aquela. Se, é para terminar como porcos, “vá bene!”

A vida não é uma corrida contra o tempo na qual devemos fruir ao máximo os prazeres, mesmo doentios, antes que acabe. Quando se fala em qualidade de vida geralmente o que se pretende dizer é: Vida confortável, apenas.
Não se considera devidamente predicados morais, espirituais, relacionais, estéticos como ingredientes a qualificar nossas vidas.

Demócrito um pensador pré-socrático dizia: “Viver mal, não refletida, justa e piedosamente, não é viver mal; é ir morrendo por muito tempo.”

Jesus contou de um abastado agricultor no auge de uma super-safra; farei novos celeiros, abarrotá-los-ei e direi à minha alma: Descansa e folga. Mas, O Senhor lhe falou: “Louco! Esta noite será pedida tua alma; e o que tens preparado para quem será?” Era seu último dia e ele não sabia. Achava que estava com tudo; não tinha nada nessa vida nem no porvir; miserável homem!

Todos nós estamos no mesmo barco. Digo, qualquer dia pode ser o nosso último e não sabemos.

Quer dizer que, os do, “viva a cada dia como se fosse o último” estão certos? Sim e não.

Considerar a possibilidade da morte nos esperar na próxima esquina é sábio; estar preparado espiritualmente para possível encontro com O Juiz dos vivos e dos mortos, mais ainda; agora, agir como se a vida fosse uma pocilga e sujar-se ao cubo em nome da intensidade é só estupidez usando o assento que deveria ser da prudência.

Segundo Salomão, ambientes fúnebres tendem a infundir algumas gotículas de prudência nos nossos corações; “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens; os vivos aplicam ao seu coração.” Ecl 7;2

Depois que se põe o sol inda ilumina por mais de uma hora a superfície terrestre; um homem que vive bem, depois de morto ainda vive no legado que o segue. Sejamos como Abel, do qual, dando “Deus testemunho dos seus dons... depois de morto, ainda fala.” Heb 11;4

As Crianças Sábias

“Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.” Prov 23;9 “Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio; ensina o justo, ele aumentará em doutrina.” Prov 9;9

Normalmente aquilatamos sábio alguém de vasto conhecimento, amplo repertório intelectual, conhecedor das diversas facetas da vida.

No entanto, o prisma bíblico parece diverso. Se, somos encorajados a não gastar latim com tolos, antes, ensinar aos sábios, a sabedoria no escopo espiritual deve ser diferente do conceito vulgar.

O mundo valora como sabedoria a um contingente de conhecimento; A Palavra de Deus a uma disposição de espírito. “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus, louca, a sabedoria deste mundo?” I Cor 1;20 “Falamos sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.”I Cor 2;7 e 8

A Sabedoria humana, invés de destrinchar os meandros do conhecimento reconhece as próprias limitações, diante Daquele que é Onisciente. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Prov 1;7

Quando Paulo disse que considerava todo seu cabedal como “esterco” não se trata de uma hipérbole, uma forçada de barra para acentuar a ideia; antes, estava mesmo colocando a “sabedoria” natural no seu devido lugar se, cotejada com a Divina.

Houve um tempo em que o conhecimento era desejável; tínhamos admiração pelos que sabiam; nossos mestres eram quase que, como segundos pais. Hoje todo mundo já ”sabe” o que quer; se, tão somente intentarmos dividir uma migalha facilmente nos mandarão cuidar das nossas vidas invés de “se meter” nas suas.

Como aprenderão das coisas espirituais se, o ensino em si, já lhes é constrangedor indesejável; e, o que deriva de Deus, além do “peso” do ensino ainda denuncia as imperfeições dos pecadores? Por isso O Salvador advertiu que aquele que não se fizesse como uma criança jamais entraria no Reino.

Desse modo, o “sábio” ao qual devemos instruir é essa “criança” que admite carências espirituais e se dispõe a beber da Fonte que sacia; a Água da Vida, Cristo.

Os que pretendem “cristianizar” ao comunismo dizem que Jesus fez “Opção pelos pobres;” o texto diz; “Bem aventurados os pobres de espírito...” Os que admitem suas carências espirituais; nada tem a ver com as condições sociais. Tanto o sujeito pode ser paupérrimo e ser orgulhoso, quanto, ser abastado e humilde.

Foi o Ministro da Fazenda da Etiópia que falou a Filipe como uma criança: “... Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.” Atos 8;31

Contudo, o aprendizado espiritual requer mudança de atitudes à sua luz. Saber e não praticar é ter uma “luz” que acentua a escuridão; “... Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat 6;23

Por isso, para conhecer à verdade que liberta O Salvador disse que devemos “permanecer na Sua Palavra.” Ou, obedecer. “... Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Alguém até se converte, mas, descuida do aprendizado, padece uma atrofia que bloqueia o crescimento; pois, diferente do natural ao qual basta o curso do tempo, o espiritual demanda a vigência prática para não sermos meninos velhos como se tornaram alguns. “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das palavras de Deus; vos haveis feito tais que necessitais de leite, não ,de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça; é menino.” Heb 5;12 e 13

Notemos que o sábio espiritual é “experimentado na Palavra da Justiça”. O que é isso senão, alguém que, pela Palavra abandonou maus hábitos e passou a ter experiências segundo Deus? Esse aperfeiçoamento pela prática e comunhão traz maturidade espiritual, discernimento; “O mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir o bem e o mal.” Heb 5;14

O ensino é o que é; independente de quem o recebe. Porém sua eficácia deriva da disposição de cada um. O mesmo sol amolece a cera e endurece o barro. “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com fé naqueles que ouviram.” Heb 4;2 então, “... Hoje, se ouvirdes sua voz, não endureçais vossos corações...” Heb 3;15

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Convocação

“Rogo-vos, pois, eu, preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados...” Ef 4;1

A maturidade espiritual de Paulo chama atenção: Altruísmo e submissão ao Senhor. Preso seria natural esperar que rogasse orações pela liberdade; sobretudo, porque era inocente.

Diferente das doentias paixões políticas desse mundo, não tivemos nenhum acampamento pegado à prisão bradando: “Paulo livre!”

No entanto, o apóstolo rogou aos seus filhos na fé que zelassem pelo bom testemunho; por uma caminhada digna.

Sua sina particular em momento algum atribuiu à inveja dos judeus, ou, à tirania de Roma; antes, ele sentia-se “O preso do Senhor”. Ora, sendo O Eterno Quem É, coisas ruins só acontecem aos Seus filhos por Sua Vontade ou, permissão.

Entendermos isso é libertador; evita que busquemos “pelo em ovo” como se diz. Pensar que há tantos “ministros” na praça ensinando a rebeldia arrogante dos que oram na base do, “não aceito isso”; “revolto-me contra aquilo” “determino aquil’outro”! Que decepção! Que gente sem noção!

Se, eventualmente, O Santo permite para conosco injustiças como as que sofreu José, por exemplo, pode estar reservando-nos recompensas igualmente imerecidas. Tudo, porém, no devido tempo. Se “Faraó inda não sonhou” suportemos resignados.

Só os obtusos espirituais afrontam a Deus e, quando as consequências assomam buscam culpados externos invés de olharem no Espelho. Jeremias denunciou por décadas a apostasia que grassava em todas as camadas sociais de então; jamais foi ouvido. O Juízo vaticinado bateu às portas trazendo os caldeus contra eles.

Em apertos o rei chamava-o pedindo luz; era aconselhado a se render, pois, essa era a Vontade do Senhor que estava julgando e punindo; mas, resistia; falsos profetas da vez acusavam a Jeremias de traidor e o maltratavam.
Eis a impiedade elevada ao cubo! Dar ocasião ao Juízo Divino pela apostasia e buscar culpados externos, invés de, nos próprios passos.

Escrevendo depois de arrasada a cidade o profeta ensinou: “Pisar debaixo dos seus pés todos os presos da terra, perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo; Subverter ao homem no seu pleito, não veria o Senhor? Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal quanto o bem? De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” Lam 3;34 a 39

O “mal” que sai da Boca do Senhor tratava-se do juízo, cujo fito é o estabelecimento da justiça; um grande bem. Porém, visto da perspectiva humana soava como mal; por isso Jeremias era agredido quando anunciava tais coisas perante ímpios obstinados.

O Senhor ordenara que não escravizassem aos seus próprios irmãos. Quando alguém empobrecesse muito de modo a “se vender” como servo para quem devesse algo que não poderia pagar deveria servir apenas por seis anos, depois seria liberto. Eles por gananciosos falharam em cumprir esse mandado.

“Todos teriam que libertar seus escravos e escravas hebreus; ninguém poderia escravizar um compatriota judeu. Assim, todos os líderes e o povo que firmaram esse acordo de libertação, concordaram em deixá-los livres, não mais os escravizaram; o povo obedeceu e libertou os escravos. Mas, depois disso mudou de ideia e tomou de volta homens e mulheres que havia libertado; tornou a escravizá-los.” Cap 34;9 a 11 Obediência pontual, parcial é só desobediência disfarçada.

Então, voltando ao conselho do “Preso do Senhor”; devemos andar de modo digno; honrar ao Senhor subtendo-nos à Sua Palavra; depois, se Ele permitir que passemos por situações difíceis, nem por isso esmorecermos em nossa confiança, tampouco, duvidarmos da Sua Bondade ou, Sabedoria.

Se, homens como Paulo, Jó e, sobretudo, Jesus Cristo podem sofrer dentro da Vontade permissiva Divina, quem somos nós para não aceitarmos isso, ou, determinarmos aquilo?

Deus Deu Maná quando o povo estava no deserto e não poderia se manter; mas, inseridos na Terra Prometida tiveram que trabalhar e comer do fruto. A bênção sobrenatural supre o que não pode ser obtido por meios naturais. É digno da nossa vocação que comamos o pão com nosso trabalho e saibamos que, fé é para dar vida; não, dinheiro.

Se, não estamos numa cela como Paulo, somos “presos” ao compromisso de servos; não como aqueles arrogantes coevos de Jeremias que achavam justo tomar para si o fruto do alheio labor. Nosso “movimento reivindicatório” lícito é o que move músculos na sina do trabalho para termos o que comer; eventualmente, repartir.

Nos dias de Jeremias os rebeldes terminaram cativos por setenta anos; agora a rebeldia contra O Senhor que derramou Seu Sangue Eterno redundará em castigo eterno também.

Enfim, soframos injustiças se, a Vontade Divina o quiser; mas, não cometamos; pois, todo plantio terá sua colheita.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Fora do Script

“A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação.” Albert Einstein

Lançados no palco da vida sem “Script” tendemos aos valores que permeiam nosso existenciário; o que vemos, ouvimos e aprendemos molda nosso caráter, e por fim, patrocina nossas escolhas no teatro da existência.

Na linguagem teatral chamam “caco” a uma fala improvisada do ator que, eventualmente esquece o texto que deveria interpretar; como atua ao vivo precisa suprir ao lapso; vira-se como pode.

Nessa geração tecno-lixo, de meios ultramodernos e valores tão baixos, acho que as pessoas de melhores almas são as que saem do “script” globalizante, das imposições “politicamente corretas” e conseguem gerar seus “cacos” de fonte genuína, rebeldes ao sistema sistematizante; ainda capazes de pensar por si mesmas.

A massificação tende à mediocridade. Essa geração das frases feitas, aluguel de ideias, compartilhamento fácil do trabalho alheio acaba atrofiando cérebros, almas, e tolhendo todo fogo criativo que lhes poderia habitar. Muitos pensam se identificar com determinados ditos e reproduzem aquilo sem a menor intimidade vera com a coisa.

Basta ver as músicas do passado e as atuais para ter uma visão bem didática desse estio criativo, existencial e filosófico que nos assola.

O “script” é paupérrimo e faltam “cacos”; atores de bom nível.

Duas correntes filosóficas antagônicas debateram ao longo dos séculos; Racionalistas e Empiristas. Aqueles postulando que nosso saber vinha “impresso” em nossas almas (a razão) ao nascermos; e aflorava no decorrer do tempo; os Empiristas defendiam que nascemos como uma página em branco; com o tempo, através das experiências vividas e o aprendizado moldamos nosso saber.

Uma coisa que, a meu ver, passou de largo nesses pleitos é a questão da dupla natureza humana. Somos corpo alma e espírito. É uma dupla de três? Diria um gaiato. Não.

A alma foi criada para ser serviçal do espírito expressando-se através do corpo. Desde o pecado, a queda, o espírito “morreu” isto é; separou-se do Criador. Aí a alma deixou a condição de serva e assumiu a autonomia proposta pelo inimigo; “vós mesmos sabereis o bem e o mal.” Nada de, em espírito obedecer ao Criador.

Assim, o homem natural ainda tem espírito, dados os rasgos de sentidos daquele que se pode notar. Inda sonha, tem intuição, consciência. Porém, alienado do Criador e da Força que Dele advém torna-se impotente para o comportamento espiritual, para a “mordomia da casa”; essa é sua morte que permite que alma dê vazão aos desejos dela e do corpo que assomam naturalmente.

“... o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Rom 7;18 e 19 Eis o espírito impotente denunciando o mau governo da alma!

Por isso O Salvador quando veio disse que “Os mortos ouvirão minha voz, e os que ouvirem viverão;” ou, “Aquele que não nascer de novo não pode ver, entrar, no Reino dos Céus.”

Desse modo o que está sob autonomia da alma é dito natural, carnal segundo as Escrituras. Os que nascem de novo são os espirituais; o espírito volta ao comando e força a alma à submissão.

O saber nos dois âmbitos, natural e espiritual demanda aprendizado, experiência, exemplos; de modo que há razão em grande parte no postulado empirista; “Educa a criança no caminho em que deve andar; até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov 22;6 ou, “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jr 13;23

Porém, aquele que nasce de novo e cresce na edificação e comunhão espiritual, eventualmente, “sabe” coisas que jamais aprendeu.

Não sendo derivado do estudo nem do exemplo, mas de uma revelação espiritual; algo supra-aprendizado, inato, como pensavam os racionalistas.

Contudo, mesmo nas coisas espirituais, a indigência, o lugar comum, a ausência de “cacos” nos condena à mediocridade como alguém disse: “Quando todos estão pensando o mesmo, ninguém pensa grande coisa.” Ou, como disse O Salvador, “Quando fizerdes só o que vos foi mandado dizei: Somos inúteis”.

Toda luz que nos vier, das mais variadas fontes possíveis tem seu proveito; mas, façamos do aprendizado nosso bom depósito e quando arder a chama do ensino que seja um fogo oriundo de nossa lenha; não sejamos papagaios repetindo o que ouvimos sem viver, quiçá, sem nem mesmo entender direito.

A maioria não tem “tempo” para um texto longo assim; muito menos pensar por si. Os memes são tão legais... Você foi criado indivíduo, não, massa.

Quem por comodismo, preguiça, inércia escolhe o fácil antes que o valioso, de quem reclamará depois, se herdar uma eternidade que não vale nada?

A Sensatez dos Loucos

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei a vontade do Senhor.” Ef 5;17

Se, sensatez for proposta como o melhor caminho para nossas decisões certamente a maioria das pessoas concordará sem sobressaltos, dado o bom conceito que a virtude desfruta.

Contudo, se aquilatada como, atuar segundo a Vontade de Deus, aí teremos problemas, pois, os “sensatos” desse mundo não embasariam tamanha “loucura.”

Necessitamos circunstâncias espirituais de cada um antes de receitarmos a devida medicação.

O texto foi dirigido aos cristãos de Éfeso; um pouco antes fizera distinção entre uns e outros; dos de fora dissera: “Digo isto, testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda impureza.” Cap 4;17 a 19

Tais hão de se dizer sensatos; todavia, A Palavra de Deus os chama de vaidosos intelectuais, obscuros no entendimento, mortos espirituais, ignorantes, corações duros, insensíveis, dissolutos, impuros.

Paulo na carta aos Coríntios faz distinção entre naturais e espirituais; “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas, o espiritual discerne bem tudo e de ninguém é discernido.” I Cor 2;14 e 15

Nossa opção soa-lhes à loucura, por certo sua “sensatez” os manterá afastados de nós; de nossos princípios, nossa fé.

Só os crentes podem perceber que, Deus fez essa “inversão” intelectual para que, o dano da Árvore da Ciência fosse curado pela medicina da Árvore da Vida. “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Cor 1;21

Ao ímpio parece sensato o concurso das trevas para que oculte-se e pareça melhor que é; ao salvo é bem vinda a Luz sempre, mesmo que essa o revele pior do que pensa; será apenas auxiliado por ela e pelo Espírito Santo que poderá ser regenerado. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz; não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas, quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas...” Jo 3;20 e 21

Ambos são doentes (pecadores) ímpio e cristão; aquele teme o diagnóstico; a esse incomoda a doença mesmo, por inda não conseguir atuar plenamente segundo Deus.

Paulo exortando à sensatez coloca um desafio ao entendimento; “Não sejais insensatos, mas entendei A Vontade de Deus.” Isso só é possível, abdicar da própria vontade aos que “negaram a si mesmos”, os convertidos.

Essa negação não é uma mera anulação que nos deixe num vácuo; antes, a negação dos quereres e pensares do “eu” é para dar espaço aos valores do Alto atuando em nós. “Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque meus pensamentos não são os vossos, nem vossos caminhos os meus, diz o Senhor. Porque assim como os Céus são mais altos que a Terra, são os meus caminhos mais altos do que vossos, e meus pensamentos mais altos do que os vossos.” Is 55;7 a 9

Eis a sensatez dos cristãos! Abdicar de caminhos tortuosos e pensamentos baixos pelos valores celestes expressos na Bendita Palavra de Deus.

Se, a atuação duo-milenar da Verdade não bastar para convencer aos ímpios da necessidade de mudança de rumos, como será quando a mentira estiver de rédeas soltas em seu apogeu como juízo contra os descrentes?

Nos últimos dias será assim; não haverá facilidades para oportunistas de última hora; antes, estreitamento maior; o tempo do Anticristo é descrito assim: “Esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios de mentira, com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” II Tess 2;9 a 12

Nesse nefasto tempo quando a mentira funcionar a todo vapor, os sensatos do Senhor hão de identificá-la e se manter distantes, por acostumados que foram ao ensino da verdade.

Aprendamos urgente sensatez segundo Deus; “Porque o erro dos simples os matará; o desvario dos insensatos os destruirá. Mas, o que me der ouvidos habitará em segurança e estará livre do temor do mal.” Prov 1;32 e 33

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Tá doendo? Não desanime

“Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma confie no Nome do Senhor; firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10 Alguns chamam a essa passagem de “A noite escura da alma”.

Trata-se de uma ocasião onde nenhum sinal exterior obra a nos dar alento; luz nenhuma; apenas, O Nome do Senhor deve ser nosso amparo. Se, há um momento em que a fé deve trilhar no escuro é esse.

A nossa alteridade emocional não deve ser aferidora das saídas da vida se, tencionamos viver com sabedoria e agradar a Deus. Eventualmente estamos cheios de ideias, planos, ânimo; de modo tal que, os afazeres tencionados parecem nem caber no dia.

Outras assoma certa letargia onde sequer queremos o volante das iniciativas, das ações. Quiçá facilitaria as coisas se, o dia tivesse uma “playlist” automática, após a qual, nos deixaríamos levar sem anseios, servis, passivos; viesse o que viesse.

Essa “bi-polaridade” não é privilégio meu; quem é humano, já experimentou variáveis assim.

Quando está envolvido o componente emocional, as boas intenções alheias nada podem; sequer mensurar a intensidade das emoções, quer de alento, quer de desânimo está ao alcance, como ensina A Palavra: “O coração conhece sua própria amargura; o estranho não participará no íntimo da sua alegria.” Prov 14;10

Se, impotentes nos vemos, para alteração desses quadros emotivos, somos desafiados ao que podemos; à empatia: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” Rom 12;15

Não raro somos feitores do nosso próprio desânimo quando aprazamos acontecimentos desejados, os quais, faltando ao encontro no “prazo combinado” ensejam decepções; por outro lado, quantas vezes, venturas inesperadas nos surpreendem, numa reversão de expectativas; pois, nem ousávamos sonhar tão alto?

Em linhas gerais lidamos mal com os nãos da vida; com o tempo; e, sobretudo, com a obediência.

Os chamados por Deus são desafiados ao mais difícil de todos os nãos: “Negue a si mesmo; tome sua cruz e siga-me.” Luc 9;23

Quanto ao tempo, dado que recebemos vida eterna, não nos compete mais o direito de tentar abreviar as coisas que Deus mesmo aprazou segundo Sua Sabedoria; “Tudo tem seu tempo determinado; há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ecl 3;1 “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.” Tg 5;7 etc.

A obediência desafia-nos ao enfrentamento do mais terrível adversário; o si mesmo; o ego.

O mundo dissemina um conceito falso de liberdade como se, a mesma fosse cada um fazer o que lhe apraz. Ora isso só seria possível se cada um vivesse num planetinha particular como o do “Pequeno Príncipe”.

No entanto, para a vida em sociedade e a necessária interação entre as pessoas, a liberdade de um acha seu termo nos direitos do outro.

Tratando-se de servos de Deus, o conteúdo da liberdade oferecida não tem a ver com mobilidade, iniciativa autônoma; antes, com o evadir-se às prisões da mentira pelo conhecimento prático da verdade na Pessoa Bendita de Cristo; “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Se, a verdade é a “carta de alforria” dos, até então, escravos, necessária é a conclusão que a feitora da escravidão é a mentira.

Grosso modo quando alguém pretende ser livre não cogita ser iluminado, antes, evadir-se à obediência da qual ninguém é tão livre para escapar; nessa dualidade espiritual que estamos inseridos, ou, obedecemos a Deus para a vida, ou, só resta-nos o “plano B”. “Não sabeis que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para justiça?” Rom 6;16

Nossa liberdade é a capacitação para atuarmos segundo Deus; não a tínhamos antes de Cristo. “A todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

Em nossas emoções tristes, de desânimo, malgrado as eventuais boas intenções das pessoas elas não nos podem ajudar; Porém, O Espírito Santo é O Consolador; Ele pode mudar nossa dor em júbilo; “Porque sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Sal 30;5

Se Deus permite a dor eventual prepara para ela uma recompensa inefável; “... as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rom 8;18