quinta-feira, 2 de outubro de 2025

O orgulho

 

“Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas suas cogitações são que não há Deus.” Sal 10;4

Alguns tentam envernizar o ateísmo como se fosse fruto de uma dúvida bem fundada, calcada em motivos válidos. A verso acima expõe a causa. Altivez do rosto, orgulho.

Sendo a primeira condição para a reconciliação, o “negue a si mesmo”, e o orgulhoso um amante de si mesmo, natural que se oponha a Deus, negando Sua existência.

Alguns citam dezenas de escritos apócrifos, que foram deixados de fora das Escrituras como prova que essas foram manipuladas ao bel prazer de um sistema; será? Na hipótese de Deus existir, não seria Ele zeloso acerca da Sua Palavra vetando que misturassem coisas estranhas?

Onde os orgulhosos ventilam a possibilidade de fraude, os fiéis enxergam O Divino zelo. “Nada acrescentes às Suas Palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Prov 30;6

Se A Palavra fosse mesmo humana, necessariamente, seria alinhada às nossas inclinações, invés de confrontá-las. Os ímpios sempre terão suas “razões”, para maquiar a única razão veraz que os afasta do Eterno; o orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário