terça-feira, 1 de outubro de 2024

A Casa de Deus


“Chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel.” Gn 35;15

Betel; “Casa de Deus”; nome que Jacó dera ao lugar onde passara a noite, tendo uma pedra por travesseiro. Normal que o homem leia eventos desde sua perspectiva. Chama-se a isso, antropomorfismo; fenômenos a partir da humana observação.

Dizemos que o sal nasce e se põe; quando, a rigor, a terra gira, ocasionando o “banho de sol” em toda sua superfície.

Kant, fazia diferença entre fenômeno, e númeno. O primeiro refere-se a, como percebemos as coisas; o númeno atina a como a coisa é em si mesma.

Dizemos que determinada roupa ficou pequena, quando, não houve nenhuma mudança no tamanho dela; apenas, no do nosso abdômen.

Assim, porque tivera uma experiência rica com Deus, naquele lugar, Jacó fizera sua leitura, e batizara ao lugar como lhe parecera; Casa de Deus.

Contudo, a “coisa em si” é bem mais abrangente que um sítio desértico como parecera ao Patriarca. O Mesmo Senhor propõe a questão: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não encho céus e terra? diz O Senhor.” Jr 23;24

A “Casa de Deus” é um pouco maior do que pensara Jacó. Davi enxergou melhor: “Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua Face? Se subir ao céu, lá estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali, Tua mão me guiará Tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de Ti; mas a noite resplandece como o dia; trevas e luz são para Ti a mesma coisa;” Sal 139;7 a 12

Duvidando da Divina Onipresença, certa vez um incrédulo altercou com um missionário: “Se Deus está, mesmo, em todos os lugares - disse – deve estar no inferno também.” – Sim, respondeu; lá está Sua Ira.

Quando O Salvador diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir Minha voz, e abrir, entrarei em sua casa, com ele cearei, e ele Comigo.” Apoc 3;20 Não o faz porque seja um sem teto, ansiando um lugar para ficar.

Tampouco, um faminto desejando nossa mesa. Ele mesmo diz: “Conheço todas as aves dos montes; minhas são todas as feras do campo. Se tivesse fome, não te diria, pois, Meu é o mundo e sua plenitude.” Sal 50;11 e 12

Somos minimundos autônomos, no mundo de Deus. Porque Ele nos deu arbítrio, direito de escolha, respeita nossas opções, mesmo que essas, O deixem de fora das nossas vidas.

Ele nos ama, malgrado, nossos muitos pecados, e deseja também ser amado, O Eterno não força ninguém. Envia o convite do Seu Amor; onde houver correspondência, então entrará e se sentirá em casa. “Jesus respondeu: Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra; Meu Pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada.” Jo 14;23

Assim, num sentido amplo, todos somos convidados a ser Betel; Casa de Deus. O aprendizado nas coisas Divinas é chamado de edificação. Pedro explica: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual, sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Ped 2;5

Essa edificação, necessariamente deverá ser segundo o projeto. Pois, em última análise, como Ele nos dá Sua Palavra por norma, e Seu espírito com capacitador da edificação, é O Senhor que nos edifica. A Palavra assegura: “Se O Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se O Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Sal 127;1

Se, mesmo enchendo Céus e Terra, O Altíssimo não habita nos que se recusam a abrir-lhe a porta e obedecer Seus mandamentos, isso por si só elimina a falácia do ecumenismo, esposada pelo Papa Bergoglio. Todas as religiões estariam certas, seriam linguagens diferentes servindo ao mesmo Deus; não!! Ele levantou pessoas capazes, fez Sua Palavra verter em todos os idiomas, para que todos pudessem conhecer Sua Vontade.

Os que se recusam a isso, porque sua religião de espúria feitura lhes basta, negam-se a abrir suas casas ao Todo-Poderoso. Ele mesmo sentencia: “... porque clamei e recusastes; estendi a Minha Mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o Meu conselho, e não quisestes a Minha repreensão, também de minha parte Eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo vosso temor.” Prov 1;24 a 26

Jacó viu como “Casa de Deus” onde Ele lhe falara; ainda é assim. Deus fala no espírito do homem. Nos que lhe dão ouvidos, habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário